Como abrir uma conta corrente ou poupança no Banco do Brasil

O Banco do Brasil é uma das maiores instituições financeiras do país, tendo sido fundado em 1808, ainda pelo Rei Dom João VI, juntamente com os viscondes de Mauá e Itaboraí. Ao longo desta história o banco passou por diversas transformações e chega contemporanemante como um dos principais responsáveis pelo armazenamento do capital do povo brasileiro.

Entre as opções disponíveis no Banco do Brasil, duas das mais requisitadas são as de abertura de conta corrente e poupança, que é o famoso investimento na caderneta de poupança, uma forma dos brasileiros conseguirem uma porcentagem de rendimento todos os meses.




abrir-conta-corrente-poupanca-banco-do-brasil

O que é poupança?

A poupança é o acúmulo da capital com o intuito de armazenamento, seja para apenas guardar ou como economia para determinado fim. No Brasil a possibilidade de poupança é conhecida como caderneta de poupança, que é quando o cliente abre uma conta em determinada instituição financeira e faz um depósito de um determinado valor, podendo ir acrescentando todos os meses um valor adicional.




Esse valor investido acaba gerando um lucro para o cliente, em porcentagem determinada pelo banco central. Atualmente o rendimento médio é de 0,5% ao mês, considerando também a variação do TR. Esse valor anualmente gera um pouco mais de 06% de lucro ano ano.




Se durante um ano o cliente deixar um valor de R$ 10 mil aplicado na poupança, obterá um lucro entre 600 a 700 reais.

O valor é considerado baixo, mas tratando-se de uma conta sem custos adicionais abusivos e como forma segura de armazenamento, sem necessidade de análises de mercado, torna-se a melhor opção para o cidadão brasileiro.

Este tipo de conta não é destinado para pessoas que desejam fazer frequentes movimentações, sendo que nem mesmo é possível estar associando a folhas de pagamento. Para este tipo de intenção o ideal é a conta corrente, que vamos mostrar agora.

O que é conta corrente?

A conta corrente é aquela que trabalha diretamente com o crédito do cliente, sendo possível receber pagamentos, fazer transferências, solicitar cartões de crédito/débito e solicitar empréstimos.

Essa conta servirá para pessoas que trabalham em instituições que paguem diretamente na conta bancária, sendo também necessária para o recebimento de alguns benefícios vindos do governo.

Para comprovações de renda e de transações financeiras, a análise é feita com base na conta corrente, ou seja, o crédito do cliente e a situação fiscal estará sendo analisada através desta conta.

Qual devo escolher: Poupança ou conta corrente?

Essa questão é muito interessante e particular. Para pessoas que desejam apenas estar armazenando o dinheiro e não se preocupando com aquilo, ou seja, vai estar apenas deixando o dinheiro parado, a poupança é a melhor opção, pois na conta corrente não existe a questão dos 0,5% de ganho mensal.

Para pessoas que tenham uma vida financeira mais ativa e precisam de uma conta para receber pagamentos, efetuar compras, solicitar empréstimos, ou seja, manter um controle financeiro bancário, a conta corrente é a indicada, sendo que nada impede que uma mesma pessoa tenha a conta corrente para estas tarefas e ainda uma poupança para estar armazenando tudo aquilo que é excedente em sua vida econômica.

Abrir poupança Banco do Brasil

Para abrir uma poupança no Banco do Brasil é necessário ir até uma agência de sua cidade. Para o cadastro completo o cliente deve levar:

– Documento de Identidade
– CPF
– Comprovante de Residência
– Comprovante de Renda

Não é necessário um valor mínimo para o investimento, porém as regras são específicas quanto aos dias base. O valor de juro mensal (para o lucro) é contado conforme o dia base, que é a data de depósito. Para os dias 29, 30 e 31, o dia base é o primeiro do mês seguinte.

Além desta opção tradicional de poupança, chamada de Poupança Ouro, existe também a Poupança Ouro Salário, que é um cadastro específico para destinar o salário diretamente para esta conta. Algumas empresas não aceitam, portanto é necessário estar analisando a viabilidade desta conta. Além disso, caso não seja possível, ainda é factível programar uma conta corrente, em que o salário é depositado, para uma transferência automática para a poupança.

O Banco do Brasil define sua possibilidade de poupança como: “Liquidez diária e isenção de imposto de renda. Essas são algumas das vantagens oferecidas pelas poupanças do Banco do Brasil. Elas foram criadas especialmente para você que valoriza tranqüilidade e segurança. Conheça as modalidades de poupança do BB, certamente uma delas combina com você” – Fonte: Site Oficial

Abrir conta Corrente Banco do Brasil

abrir-conta-corrente-banco-do-brasil

Para abrir uma conta corrente serão necessários os mesmos documentos da poupança, sendo o diferencial que um cadastro prévio pode ser realizado pela internet, ou seja, você será atendido na agência apenas para confirmar as informações e fazer a assinatura do contrato.

O cadastro prévio pode ser feito neste link. Caso você queria fazer tudo pessoalmente, não esqueça de levar um comprovante de residência válido, bem como seus documentos de identificação.

No momento da escolha do plano, cuidado para não ser enganado. Pesquise bem sobre os pacotes adicionais e veja quais os custos que isso acrescentará a sua conta. Cuidado também com as anuidades de cartões de crédito e taxas extras para trasferências e extratos.

Caso fique qualquer dúvida sobre o pacote, exija mais explicações do atentende e caso não seja solucionada a sua dúvida, deixe-a nos comentários!

Conta Corrente – Pessoa Jurídica

Para abrir uma conta de pessoa jurídica a situação é um pouco mais complexa. O cliente deve passar por um cadastro de pessoa jurídica, apenas com informações pessoais, prosseguindo para um formulário de relação de faturamento, em que serão passados os dados referentes a renda.

Todos os documentos das regras e constituição da empresa, com comprovante da inscrição de CNPJ junto aos órgãos responsáveis. Todos os sócios (caso houver) devem também fazer documentos de autorização e atualização cadastral, bem como uma relação de bens para tudo que for de posse da empresa.

O processo é mais complexo, porém nada que seja mais complicado do que toda burocracia para iniciar um negócio no Brasil. Caso tenha ficado com dúvidas, clique neste link e conheça as regras específicas do Banco do Brasil para as contas de PJ.

- Aprenda a melhorar sua pontuação Score do CPF
- Consultar seu CPF no Serasa Grátis
- Opções de Cartões de crédito para negativados


Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

26 Comentários

  1. Faah rodrigues says:

    No meu caso sou de menor,, maiis mesmo assiim posso abriir uma contta..?

  2. Ana says:

    Como faço pra fazer o cancelamento da conta facil digital?

  3. Marcelo says:

    Gostaria de abrir uma conta corrente, só que não possuo comprovante de renda porque sou autônomo o que devo fazer

  4. Jose´Alberto says:

    Boa tarde! Acabei de abrir uma conta corrente pessoa física, fiz com intenção de obter também o cartão de créditoe, a atendente disse que havia um crédito x para mim, mas quando entrei no site bb em minha conta,tava lá dizendo na parte de pendências: CONTRATAR CARTÃO DE CRÉDITO, e o valor escrito ao lado do meu limite.O que aconteceu? Será que ao chegar o cartão ai é que posso ir na agência desbloquear a função crédito ou não foi aprovado cartão de crédito pra mim.

  5. Claudllne A says:

    Sou funcionaria publica queria transferir meu pag para o B d Brasul e pissivel?

  6. Quero abrir uma conta corrente

  7. Gostaria de saber como eu faço para abrir uma conta corrente pelo Banco do Brasil

  8. Joselio says:

    E so ir no contador e pedir para faser um decore

  9. Ângelo says:

    Bom dia prezados, Eu quero abrir uma conta corrente não trabalho mais tenho mesada. Para a concepção de cartões visa e multibanco quanto devo ter necessariamente?

  10. Ângelo says:

    Bom dia prezados, Eu quero abrir uma conta corrente não trabalho mais tenho mesada. Para a concepção de cartões visa e multibanco quanto devo ter necessariamente?

  11. juliana das dores anelli says:

    Queria abrir uma conta corrente ,mas trabalho em casa como cabeleireira é não tenho comprovante de renda porque comecei agora é gostaria de abrir uma conta corrente será que consigo sem o comprovante de renda porque preciso de uma conta corrente

  12. Ricardo says:

    Quero abrir uma conta como faç

  13. sheiles says:

    Oí vivo na espanha como faço para abrir uma conta desde aqui

  14. Gilvan Bulhões Portugal says:

    Perco muito tempo em fila, quero pagar minhas contas pela Internet.

  15. valter lucio santos silva says:

    Quero abrir uma conta no bb. como faço?

  16. Érika folga da silva says:

    Gostaria de abrir uma conta corrente e poupança para guardar meu dinheiro com CNPJ, mas como eu faço isso pela internet,já que os bancos estão em greve.

  17. Edmilson ribeiro da Silva says:

    Muito bom

  18. Rosicler Alves Barroso Da Silva says:

    Quero abrir a conta corrente mas não tenho tempo .

  19. Quando abrimos nossa conta corrente no bb,receberemos logo um limite disponivel de credito no cartao para compras???

  20. rozilene says:

    tenho uma conta poupança com vcs, e possivel mudar ela para conta corrente? tel 99444 9983 zap

  21. ana carolina ferreira da silva says:

    nao tenho tempo

  22. Francinaldo Rodrigues costa says:

    Quero abrir uma conta

  23. Felipe says:

    é só nao criar

  24. Alcione says:

    Quero abrir uma conta corrente mas n tem folga do trabalho p ir no banco como faço

Deixe um comentário