Seguro de vida – vantagens e motivos para contratar

Assim como qualquer outro seguro, o de vida é contratado e espera-se que nunca precise usar, ou pelo menos demore bastante. Afinal, ninguém deseja morrer. De fato, a maioria das coberturas contempla apenas os beneficiários com o capital segurado. É um produto adquirido por uma pessoa que pensa no bem estar da sua família e dos entes queridos.

O Seguro de vida é um produto que irá garantir uma tranquilidade financeira para os familiares em caso da ausência do contratante.

Essa modalidade de seguro pode ser individual ou coletiva, bem fácil de ser feita e pode ser contratada com coberturas básicas ou adicionais, isso vai depender de acordo as necessidades do contratante e de seus familiares.




O que é o Seguro de Vida?

O principal objetivo do seguro de vida é garantir a proteção financeira dos familiares e/ou pessoas dependentes do segurado, em caso de sua falta.

Esse contrato é celebrado entre o segurado e a seguradora, que além de beneficiar os dependentes em caso de morte, pode beneficiar diretamente ao segurado em caso de invalidez permanente ou uma doença grave. Cada seguro possui, obrigatoriamente, uma cobertura para o risco de morte, causada de forma natural ou por um acidente, detalhando a cobertura básica, que é obrigatória e a adicional, que é escolhido pelo contratante.




O seguro de vida é um produto que pode ter as coberturas adicionais escolhidas pelo contratante, o que faz dele um produto personalizado, atendendo as necessidades específicas para cada tipo de segurado.

Ao adquirir uma apólice do seguro de vida, o segurado pode optar qual beneficiário e definir o valor do capital segurado, que será a quantia máxima a ser paga pela segurado em caso de sinistro previsto no contrato.




Quem pode contratar um Seguro de Vida

O Seguro de Vida pode ser contratado por pessoas em boas condições de saúde que estejam entre 16 e 64 anos de idade. Ou por empresas, entidades de classe, clubes, associações em favor de pessoa física vinculada a uma dessas instituições.

Vantagens e benefícios de um Seguro de Vida

  • Proteção financeira para os dependentes;
  • Rapidez no recebimento da indenização;
  • Isenção do imposto de renda;
  • Seguro de vida não faz parte da herança;
  • O prêmio do seguro, pode variar entre 20 mil até 2 milhões de reais;
  • Além do prêmio pago aos beneficiários do seguro de vida, hoje, já existe algumas novidades, uma delas é a Cobertura DI (Diária por Incapacidade Temporária), essa cobertura, possibilita o pagamento de até 365 diárias compatíveis com a renda do contratante, caso ele fique afastado de sua atividade profissional;
  • Outra vantagem é ter uma cobertura Doenças Graves, que oferece uma indenização para ajudar no tratamento
    Algumas seguradoras também oferecem descontos em parceiros, como academias, farmácias, SPA’s, clínica de estética, teatro, restaurante, assistência 24 horas em viagens, dentre outros, além de sorteios mensais e programas exclusivos de cada seguradora;
  • O capital segurado pago pela seguradora em caso de mote do segurado, não entra em inventário, ou seja, pode ser liberada rapidamente e sem taxação sobre Transmissão Causa Mortis (ITD).

Coberturas do Seguro de Vida

A cobertura do seguro de vida pode variar entre as básicas e adicionais. São elas:

Coberturas básicas:
Morte Natural ou Morte Acidental – Em caso de morte do segurado por causa natural ou acidental, é o pagamento do capital segurado aos beneficiários (pode ser um ou mais beneficiários, na hora da contratação, o segurado escolhe os beneficiários).

Coberturas adicionais:
Morte acidental em Dobro – Em caso de morte do segurado causada por acidente pessoal, devidamente coberto é pago um capital adicional ao beneficiário, limitado a 100% do capital da garantia básica.

Antecipação especial por doença – É a antecipação do pagamento da indenização relativa à cobertura de morte natural, quando o segurado apresentar quadro clínico irreversível em fase terminal e decorrente de doenças devidamente cobertas. Ex: coma irreversível por doença, exceto decorrente do uso de álcool e drogas.

Invalidez permanente total ou parcial por acidente – Nesses casos o pagamento do capital segurado é feito ao próprio segurado, em caso de invalidez permanente por motivo de acidente pessoal, devidamente coberto. Existe a possibilidade de contratar o capital segurado em dobro.

Majoração – Essa cobertura adicional está disponível para médicos e dentistas, nesse caso, o segurado receberá 100% do capital segurado contratado para a cobertura de invalidez permanente total ou parcial por acidente, em caso de lesão nos órgãos ou membros majorados, decorrentes de acidente coberto e que ocasione a invalidez parcial.
São membros passíveis de majoração:
a) perda total da visão do uso de um olho 30% majorado para 100%;
b) perda total do uso de um dos indicadores de 15% majorado para 100%;
c) perda total de um dos polegares, ao nível do metacarpiano majorado para 100%;
d) anquilose total de um dos cotovelos de 25% majorado para 100%.

Diária por Incapacidade Temporária (DIT) – Essa cobertura garante os rendimentos mensais em caso de imprevistos que afaste o segurado do trabalho. São pagas até 365 diárias por evento, com o valor referente ao contratado. Essas diárias podem variar de R$ 25,00 até R$ 1000,00 e esse beneficio pode ser solicitado a partir di oitavo dia de afastamento , de acordo ao contrato.

Doenças graves – essa cobertura adicional indeniza o segurado diagnosticado com uma das seis doenças graves cobertas no seguro, e ele pode usar o valor como preferir. As doenças cobertas são : Infarto agudo do miocárdio, acidente vascular encefálico, insuficiência renal terminal. cirurgia artéria coronarianas, transplante de órgão e câncer.

Doenças graves mais – é uma extensão do Doenças Graves que abrange a lista de doenças cobertas, nesse caso além das doenças cobertas na Doenças Graves, estarão cobertas a cirurgia de valvas cardíacas, cirurgia da aorta , esclerose múltipla e alzheimer.

Despesas médico-hospitalares e odontológicas – É o pagamento do capital segurado, mediante reembolso, referente às despesas medico-hospitalar e odontológica decorrente de acidente coberto, efetuadas exclusivamente pelo segurado para seu tratamento, desde que iniciado nos 30 primeiros dias da data do evento.

Assistência funeral individual ou familiar – Garante ao segurado e / ou familiares uma indenização de até 5.000,00 para despesas com funeral. Para contratar essa cobertura adicional individual, o segurado deve ter no máximo 64 anos, em casos de contratação familiar o segurado e o cônjuge devem ter até 64 anos e filhos menores até 18 anos.

Tipos de apólice de Seguro de Vida

Os tipos de seguro de vida podem variar um pouco, de acordo a seguradora, mas em regra, podem ser contratados de maneira individual ou coletiva. Na modalidade individual, o seguro de vida só irá cobrir o risco de um único segurado, que deve ser pessoa física, responsável pela contratação e custeio do contrato. No ato da contratação são escolhidos as coberturas, capital segurado, beneficiários, vigência, prazo, formas de pagamento, tudo feito sob medida.

No caso do seguro de vida coletivo, a apólice irá cobrir mais de uma pessoa. A contratação pode ser feita por uma empresa, pessoa jurídica, clube, sindicato, associações, entidades de classe em favor de pessoa física vinculada a uma dessas instituições. A instituição é nomeada estipulante e irá representar os segurados perante a seguradora. É a estipulante que decide as condições do contrato.

Uma das vantagens do seguro coletivo é o preço menor em relação ao individual, porque possibilita redução de custos para a seguradora, devido à forma simplificada de contratação, entre outros fatores.

Como escolher os beneficiários do Seguro de Vida

Quem escolhe o beneficiário é o próprio contratante. Essa escolha é feita, inicialmente, na proposta de contratação nos casos de plano individual, ou na proposta de adesão, nos casos de contratação de plano coletivo. A troca de beneficiário pode ser feita quantas vezes e quando for conveniente ao contratante, basta entrar em contato com a seguradora, preencher um formulário onde irá conter os novos beneficiários e as porcentagens cabíveis a cada um.

Quando o beneficiário não é indicado pelo segurado, por qualquer motivo, de acordo artigo 792 do Código Civil, 50% do capital será paga ao cônjuge não separado judicialmente e o restante, aos herdeiros do segurado, obedecida a ordem de vocação hereditária. Na falta desses, serão beneficiários os que provarem que a mote do segurado privou-os dos meios necessário de subsistência.

Como contratar um Seguro de Vida

No ato da contratação todos os aspectos relacionados ao seguro devem ser observado, para que não hajam frustrações futuras. Conferir os dados pessoais e a declaração do estado de saúde real do contratante é indispensável, assim como as condições gerais do contrato, onde estão estabelecidos os direitos e deveres de ambas as partes.
Para contratar um seguro de vida é só se dirigir ao um dos bancos ( Caixa, Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Cittybank, etc) , alguma seguradora (Mapfre, Porto Seguro, Liberty Seguros, etc) ou até mesmo um corretor de seguros e informar o desejo de possuir um seguro de vida. O setor responsável irá esclarecer todas as dúvidas, além de apresentar as propostas disponíveis para esse tipo de contrato, como forma de pagamento, vigência, possibilidades de coberturas, e etc.

Ao assinar uma contratação de seguro de vida é aconselhável que se guarde a apólice, nos casos de seguro individual ou certificado digital, nos casos de seguro coletivo que é enviado regularmente pela seguradora. Nesse documento deve constar o capital segurado de cada garantia e a data de início do seguro.

Seguro de Vida milionário

O capital segurado pode variar de acordo ao contratado pelo segurado, no momento da contratação é escolhido o valor a ser pago ao beneficiário em caso de morte natural ou acidental, esse montante pode aumentar de acordo as coberturas adicionais incluídas no contrato.

Esses valores são podem chegar a milhões de reais, não existem leis que determinem o valor máximo do seguro de vida, essa quantia será estipulada no ato da contratação, um acordo entre ambos os envolvidos, segurado e seguradora.

Recomendamos para você

Os cursos acima poderão lhe ajudar, é IMPRESSIONANTE que, saber como GANHAR e como INVESTIR seu dinheiro poderá mudar totalmente a sua vida. Vale muito a pena conferir, você irá se surpreender!

Leia Também

- Aprenda a melhorar sua pontuação Score do CPF
- Consultar seu CPF no Serasa Grátis
- Opções de Cartões de crédito para negativados

Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
 
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe um comentário