Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

A abertura de uma conta corrente, em qualquer instituição financeira, é um contrato bilateral, onde os contratantes possuem direitos e obrigações reciprocamente.

Por esse motivo, o banco pode cancelar ou bloquear sua conta a qualquer momento e, deve deixar claro ao cliente o motivo que o levou a essa atitude. Em caso de cancelamento, a instituição financeira deve informar sua decisão ao correntista com, pelo menos, 30 dias de antecedência.

Entretanto, o bloqueio de conta pode correr a qualquer tempo, sem aviso prévio e por diversos motivos.

Publicidade

Atualmente, muitas contas do Banco Itaú vem sendo bloqueadas com a informação de “Fale com o seu gerente. Mencione o código 408” e até mesmo, os gerentes não conseguem explicar o exato motivo.

Em uma breve pesquisa na internet, você encontrará diversas reclamações sobre o bloqueio de conta com explicação pautada no “código 408” e, dentre as reclamações, chama a atenção o números clientes revoltados com a falta de respostas esclarecedoras junto ao banco.

Publicidade

Nesse artigo, iremos esclarecer o que significa esse código, como desbloquear a conta, como evitar esse tipo de bloqueio e outras dúvidas, continue lendo.

Bloqueio código 408 Banco Itau – Erro no Computador e Aplicativo.

Bloqueio de conta código 408 – O que significa?

O Código 408 é utilizado na indicação de bloqueio de conta quando, a mesma tenha sido alvo de transações suspeitas ou demonstre evidências de fraudes/corrupção, que não deixem claro para o banco a origem lícita do dinheiro movimentado.

Ou seja, caso sua conta receba algum depósito ou transferência que o sistema julgue suspeito, sua conta pode ser bloqueada com base no código 408.

Publicidade

Motivos do Bloqueio por Código 408

Toda sua movimentação bancária deve estar de acordo a sua movimentação fiscal. O valor que transita em sua conta deve constar em sua documentação contábil. Pois, todas as movimentações que giram em uma conta corrente são informados a receita federal através do COE, sem a necessidade que o titular correntista autorize.

Publicidade

Por exemplo, você não pode ter uma entrada em sua conta corrente de R$100 mil e uma emissão de nota no valor de R$10mil, exceto que sua atividade justifique isso. Quando é detectado inconsistência nos dados, sua conta é bloqueada com base no código 408.

Outro motivo que leva o bloqueio pelo código 408 são altas movimentações, incomuns e/ou sem justificativas. Principalmente, quando nunca foram realizadas anteriormente, fugindo do perfil de utilização do correntista.

O bloqueio também pode ser feito quando o cliente tenta realizar alguma transação considerada de risco, seja uma transferência enviada ou recebida de ou para uma conta suspeita de fraude, lavagem de dinheiro, etc.

Dessa maneira, todo e qualquer tipo de movimentação que é avaliada como atividade suspeita gera bloqueio por motivo 408 e, consequentemente, você precisará dar explicações sobre a origem lícita do valor movimentado em sua conta corrente.

Caso você possua uma conta empresa (conta jurídica), um dos motivos para bloqueio de conta pode ser a diferença entre os valores movimentados em conta e os declarados em documentos contábeis ou que necessitem de reenquadramento tributário.

Código 408 – Como Desbloquear Conta? 

Ao detectar, através dos canais de auto-atendimento, aplicativo ou internet banking, que sua conta foi bloqueada, através do aviso: “TRANSAÇÃO NÃO CONFIRMADA, PROCURE O SEU GERENTE. MENCIONE O CÓDIGO 408”. O primeiro passo será ir a sua agência.

Infelizmente, é muito provável que você não consiga resolver nada por telefone, entretanto, não custa nada entrar em contato com a central de atendimento (o telefone está impresso em seu cartão). 

É importante que ao ir a sua agência, você leve consigo toda a documentação contábil que comprove sua movimentação financeira para provar a licitude dos valores movimentados.

Mesmo após toda conversa com o gerente, é possível que você não consiga resolver o problema de imediato pois, o bloqueio da conta só será suspenso após análise do setor de segurança e combate as fraudes financeiras do banco, o que de fato pode levar algum tempo, desde 48 horas a vários dias!

Caso você não consiga resolver com o gerente, entre em contato com a inspetoria, através de qualquer um dos seguintes canais:

Central de atendimento : 0800 732 0010

Email: inspetoria@itau-unibanco.com.br

Endereço pra correspondência: A/C Inspetoria Av. Dr. Hugo Beolchi, 900 – piso-1 Torre Eudora Vilela – São Paulo – SP Cep:04310-030.

Você também pode tentar resolver junto a ouvidoria do banco nos telefones 0800 570 0011 (Todas as localidades) ou 0800 722 1722 (Deficientes auditivos/fala) que está disponível de segunda a sexta (exceto feriados) das 9h às 18h. Ou enviar uma mensagem através do site do Itaú, na aba da ouvidoria: Ouvidoria Itaú.

Caso sua conta fique bloqueada por muito tempo, acesse o site do Banco Central e registre uma reclamação. O Bacen tem até 10 dias úteis para responder e, caso constate que o bloqueio foi indevido, poderá intervir junto a instituição para obrigar o desbloqueio.

Como Evitar o Bloqueio por Código 408

Não existe um método 100% para evitar o bloqueio da conta pelo motivo 408. Basicamente, você precisa estar em dia com todas as suas documentações contábeis e dados atualizados.

Se você é pessoa jurídica, esteja atento aos limites de faturamento anual e solicite o reenquadramento tributário da sua empresa, caso necessário, para que isso não seja visto como atividade suspeita, com intuito de sonegar imposto por exemplo, e sua conta corrente seja bloqueada.

Caso seja pessoa física, sempre mantenha seus dados atualizados, principalmente relacionados a sua renda.

Se você irá receber um valor mas alto, incompatível com sua renda ou perfil de movimentação, o que pode ocorrer quando um imóvel é vendido, por exemplo, é interessante informar ao seu gerente. Caso necessário, ele solicitará os documentos para análise e comprovação.

Conta Bloqueada pelo Código 408 pode ser Cancelada?

Como já deixamos claro no inicio do texto, o banco pode solicitar o cancelamento da conta a qualquer tempo. Entretanto, a maioria dos clientes que tiveram suas contas bloqueadas pelo código 408, após desbloqueio, acabou tendo a conta corrente encerrada pela instituição financeira, que alega desinteresse comercial.

Infelizmente, por ser uma contrato bilateral, o cancelamento da conta não pode ser contestado, caso ele siga todos os tramites legais, como o aviso prévio de 30 dias.

Nesses casos, a única coisa a fazer é abrir uma nova conta corrente em outro banco, felizmente ou infelizmente.

Você já passou por isso? Teve a conta cancelada ou conseguiu resolver? Deixe seu comentário…