Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

O mercado oferece uma grande variedade de cartões de crédito, com vantagens específicas e bem tentadoras. O que pode te deixar bem confusa e indecisa, na hora de escolher o melhor para você.

Pensando nisso, fizemos uma lista com 7 pontos que você deve levar em consideração na hora de escolher o seu cartão. Confira!

1 – Identifique a sua real necessidade

Para saber qual por qual cartão optar é necessário avaliar a sua real necessidade, interesses, como e para que costuma utilizar o cartão.

Publicidade

É interessante que você se faça algumas perguntas, para analisar qual tipo de cartão se enquadra melhor no seu estilo de consumidor: Você costuma viajar para o exterior ou faz compra em sites internacionais? Qual a bandeira de cartão é aceita onde você costuma comprar? Você pretende utilizar os pontos oferecidos por programas de milhas? Você costuma parcelar suas faturas? Oferece descontos e vantagens em lojas as quais costuma comprar? Oferece atendimento via telefone, aplicativo, chat? Etc.

Analisando as suas respostas, você poderá or em busca do cartão de crédito que atende melhor as suas necessidade.

Publicidade

2 – Vale a pena pagar Anuidade?

A anuidade é uma taxa paga em parcelas, debitadas na fatura do cartão. Nesse quesito, não basta saber se existe ou não a cobrança de anuidade, você deve levar em consideração o valor pago e os benefícios oferecidos a partir do pagamento dessa taxa.

Muitos cartões oferecem excelentes programas de pontuação, o que acaba fazendo valer a pena pagar a taxa de anuidade, principalmente se você for um viajante ou saiba vender suas milhas em plataformas como Maxmilhas, 123milhas e etc.

Já outros, disponibilizam cashback. Com ele, parte do valor da sua compra volta em forma de crédito na fatura e, dependendo dos seus gastos, pode valer a pena pagar a anuidade.

Publicidade

Observação: Alguns cartões não cobram anuidade, porém cobram taxa por emissão de fatura! Fique de Olho!

Publicidade

3 – Você tem Comprovante de Renda?

Muitos cartões de crédito já não exigem o envio do comprovante de renda. O que facilita a vida de muita gente que trabalha como autônomo, por exemplo e não podem comprovar sua renda. Se você é uma dessas pessoas, deve ir em busca de cartões que atendem esse perfil de clientes, como é o caso do cartão Trigg, Neon, Pan e outros.

Apesar de não ser exigido, o envio do documento pode favorecer a aprovação do pedido do cartão e a concessão de limite de crédito mais altos.

4 – Programa de benefícios é importante para você?

As grandes bandeiras de cartão de crédito como Visa e Mastercard, possuem programa de benefícios próprios. Entretanto, as instituições financeiras, com o intuito de atrair mais clientes, disponibilizam diversos benefícios, de acordo a categoria do cartão: desde emissão de cartão para dependente até entradas em salas Vips em aeroportos, espalhados pelo mundo.

Esse é um dos aspectos que irá demandar um pouco mais de tempo e atenção, já que você precisará analisar e pesquisar quais vantagens oferecidas e quais delas atendem melhor as suas necessidades individuais.

No geral, os cartões de bandeira Black, Platinum, Infinite, são cartões de alta renda, que cobram anuidade. Em contrapartida, oferecem os melhore programas de benefícios. Já os Standard e Internacional são mais simples, contando muitas vezes, apenas com o programa de benefícios básico da bandeira do cartão e não cobram anuidade.

5 – Nacional ou Internacional?

Os cartões podem ter aceitação nacional ou internacional, isso irá depender da categoria a qual ele pertence. No geral, os cartões nacionais contam com taxas mais baratas e só permitem compra no Brasil. Já os emitidos na categoria internacional são aceitos em qualquer estabelecimento, em qualquer lugar do mundo, desde que aceite a bandeira do cartão. Ele é perfeito para quem tem a intenção ou costuma viajar para fora e para quem realiza compras em sites estrangeiros.

6 – Você precisa de um cartão virtual?

Hoje em dia, a maioria dos cartões possuem aplicativo. Nele, você consegue acompanhar todas as movimentações e pode emitir um cartão de crédito virtual, perfeito para compras em sites e para cadastrar em aplicativos com cobrança recorrente como Uber, Ifood, Netflix e etc.

Os cartões virtuais tem o objetivo de tornar as compras na internet mais seguras, já que você pode gerar cartões para compras específicas, com limites específicos, por tempo determinado, de acordo as funcionalidades oferecidas pela instituição financeira.

Se você é uma pessoa que faz compras online, é interessante observar se o cartão escolhido possui essa função. Cartões como Inter, Original, C6 Bank e outros, disponibilizam o cartão virtual no aplicativo.

7 – Internacional, Gold, Platinum, Black ou Infinite? Qual categoria é mais interessante para você?

Os cartões são separados por categorias: Standard, Internacional, Gold, Platinum, Black ou Infinite. O que irá diferencia-las é o programa de fidelidade, vantagens oferecidas, renda mínima exigida e limite oferecido. Quanto mais vantagens, maior a renda mínima exigida. Algumas das categorias oferecidas por algumas bandeiras são exclusivas para clientes convidados pela operadora do cartão, não sendo possível solicitar a participação, até porquê as análises para convite são feitas internamente e nada é divulgado.

No geral, as categorias de acesso para pessoas com renda de até um salário mínimo é a Standard. Já os clientes com até R$2,500 mensais de renda, podem solicitar as categorias Internacional e Gold. Rendas a partir de R$5000, podem aventurar os cartões da categoria Black. Os da categoria Infinite, são apenas para convidados.

Qual desses tópicos foi mais relevante na escolha do seu cartão? Comenta aqui embaixo.