Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

O Sicoob é um banco cooperativo com sedes em todos os estados brasileiros e com média de 3 milhões de associados atualmente. Possui os mesmos serviços de um banco comercial tradicional (abrir conta corrente, financiamentos, dentre outros), com o diferencial de ser voltado para seus associados, por ser um banco cooperativo. Para saber como abrir uma conta, os documentos necessários, como se associar, dentre outras dúvidas, preparamos este artigo.

Vantagens da Conta Sicoob

A principal vantagem de possuir uma conta em uma cooperativa de crédito é ter os lucros divididos entre os seus associados. Enquanto em instituições bancárias comuns o lucro é da empresa, na Sicoob o lucro é dividido entre todos os associados. Ou seja, quanto mais pessoas há investindo no banco e depositando o seu dinheiro, mais lucro haverá em depósito em conta corrente. O valor do lucro é dividido por igual entre todos os associados. Além disso, a Sicood oferece aos seus clientes soluções financeiras completas, com uma ampla rede de atendimento, taxas reduzidas, facilidade de acesso ao crédito, atendimento por profissionais capacitados, possibilidade de consultar o extrato através do facebook, transferências, aplicações, pagamentos, dadas, dentre outros serviços disponíveis pela internet e Mobile Banking.

Documentos Necessários para ser Associado Sicoob

    • Identidade original ou documento oficial de identificação com foto (carteira de motorista ou de trabalho)

 

Publicidade
    • CPF (caso leve a sua habilitação não necessita, o número já está gravado)

 

    • Comprovante de residência

 

Publicidade
  • OBSERVAÇÃO: Estar no SPC / Serasa. Não é motivo para impedimento de associação, mas é importante para linhas de crédito e outros produtos.

Passo a Passo de Como Abrir uma Conta Corrente no Sicoob

Para abrir uma conta corrente no Sicoob primeiro é necessário se associar à financeira. Para isso vá até a agência mais próxima com sua identidade ou documento oficial com foto (habilitação ou carteira de trabalho), CPF, comprovante de residência dos últimos dois meses ao menos e comprovante de renda. O novo sócio deve escolher no contrato de associação uma cota parte, a quantidade de ações que possuirá da instituição e isso altera tanto seus lucros. Não é exigido pagamento para se associar, mas sim um valor realmente a ser entregue no momento dependendo de sua cota parte. Como toda cooperativa ou empresa a qual você vai se associar, há um Estatuto Social que é de importante leitura para saber quais seus direitos e deveres como associado.

Após a associação e confirmação do cadastro você pode abrir uma conta corrente usando os mesmos documentos. E se for em um curto período de tempo, não é necessário levar tudo de novo, o Siccob faz uma busca no cadastro e abre a conta para você. 

O Sicoob pode se negar a abrir a conta corrente? Sim, como todo banco. Há uma avaliação cadastral para saber sobre suas condições financeiras de ter o produto, o que acontece em qualquer banco comercial. O diferencial é que como você é um associado, o processo é mais fácil e as chances são maiores, mas pode haver negativa de abertura de conta se você está com nome em cadastro no SPC / Serasa.

Publicidade

Como abrir uma Conta Fácil Sicoob

Abra sua conta sem sair de casa, tudo pelo seu smartphone. 

Publicidade

Passo 1 – Baixe o aplicativo Conta Fácil da Sicoob, no seu smartphone.

Passo 2 – Entre no aplicativo, clique em “CRIAR CONTA”.

Passo 3 – Você terá acesso algumas instruções, só basta clicar em “Avançar”. Selecione “Aceito os termos e condições da Sicoob Conta Fácil” e clique em “OK, QUERO ABRIR MINHA CONTA!”.

Passo 4 – Insira seus dados pessoais. Ao digitar seu número de celular, clique “Verificar Número”. Você receberá um sms com o código e deverá inserir no local indicado e em seguida, clique em “Salvar” . Por fim, clique em “Avançar”.

Passo 5 – Agora é a hora de você enviar uma selfie. Procure um ambiente iluminado e faça uma foto sem óculos ou qualquer outro acessório e posicione a câmera na altura dos seus olhos. Você poderá tirar outras fotos caso não goste da primeira. Ao final, clique me “Avançar”.

Passo 6 – Agora você deverá enviar fotos dos seus documentos (RG ou CNH). Escolha qual documento irá fotografar e selecione. Fotografe e clique em “Avançar”.

Passo 7 – Agora, digite os dados do seu endereço e sinalize se o comprovante residencial está no seu nome ou não.

Passo 8 – Agora você precisará fotografar seu comprovante de residência. Procre um lugar iluminado, plano e tenha cuidado para que o flash não distorça as informações, deixando-as legíveis.

Observação importante: Caso o comprovante não seja em seu nome, não se preocupe. Basta enviar a foto de uma declaração comprovando que você mora no endereço informado, assinado pelo titular do comprovante.

Passo 9 – Escolha uma senha com oito dígitos, digite nos ocais indicador e clique em “Finalizar processo”. Pronto! Agora é após aguardar dois dias úteis, o Sicoob entrará em contato.

Linhas de Crédito do Sicoob

Os demais produtos da instituição são iguais ao de qualquer banco: cartão de crédito, financiamento e empréstimo, cheque especial, dentre outros. As formas de aquisição também são semelhantes, precisando estar em dia com os débitos tanto neste como outros bancos, não estar endividado em mais de 30% do salário, ter comprovação de renda, em alguns casos um fiador ou avalista e documentação original em ordem. 

O banco possui ainda linhas de créditos especializadas para agronegócio, empréstimos para aquisição de bens pessoais ou casa própria, financiamento de carros e imóveis, dentre outros comuns a outros bancos.

Sicoob – Telefones e Contatos

Caso necessário, você poderá entrar em contato com a Central de Atendimento, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Em regiões metropolitanas ligue: 4000-1111 ou 0800 642 0000, em demais regiões. Ou entre em contato através das redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter