Abrir Conta

Abrir conta poupança para menor de idade

em Bancos, 01/12/2015

Menor de idade pode sim ter poupança em um banco comercial, mas com algumas regras a serem seguidas não determinadas pelos bancos, mas sim pelo Conselho Monetário Nacional, o órgão normatizador de nosso sistema financeiro nacional e supervisionadas pelo Bacen, o Banco Central do Brasil. Todos os bancos comerciais seguem a mesma linha e as mesmas regras para garantir o escape de fraudes e problemas com o dinheiro depositado.


A poupança serve basicamente para guardar dinheiro no banco, uma instituição segura. E como o banco usa seu dinheiro para investimentos, rende juros e esses são repassados aos clientes de poupança. Muitos pais usam este produto bancário como forma de guardar economias para a criança usar em sua idade adulta, como na universidade, caso deseje um estudo superior pago. Pode receber dinheiro também de parentes em datas comemorativas e guardar em um local seguro.

As vantagens de ter uma poupança 

De acordo ao Banco Central,. menor de idade pode ser titular de conta de poupança, desde que esteja representado ou assistido pelo pai, pela mãe ou pelo responsável legal.

As vantagens de ter uma conta poupança, além de ser um bom investimento para pessoas mais conservadoras, são;


  • Guardar dinheiro em um local seguro. Você pode usar a função saque apenas quando precisar, não necessita guardar o dinheiro em casa e nem se expor com ele na conta;
  • Pode receber dinheiro de qualquer lugar do país e do mundo, basta a pessoa que for depositar ter os dados corretos de agência, conta e CPF do titular caso de transferência entre bancos diferentes;
  • Rendimento mensal (juros);
  • Juntar dinheiro para um objetivo específico;
  • Ajuda na educação financeira, criando o hábito de poupar;
  • Isenção de imposto de renda para pessoa física (que não seja empresa);
  • Não é cobrada taxa de abertura.

Documentos necessários para abertura de conta poupança para menor de idade

Os documentos solicitados pelo banco na hora de abrir uma conta poupança são do menor e do representante legal, que devem ser originais e estarem em bom estado. 

  • Carteira de identidade (ou equivalente);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de residência*;
  • Comprovante de renda**.

* O comprovante de residência deve ser atualizado.


** No caso do representante legal, o comprovante de renda pode ou não ser solicitado, não é obrigatório.

Como abrir conta poupança para menor de idade passo a passo

O primeiro passo é escolher o banco e agência de sua preferência. O rendimento da poupança é padrão e os bancos não oferecem maior rendimento que o oficial, variável hoje de acordo com a Taxa Selic Meta. 

Veja algumas dicas para saber escolher qual o melhor banco para abrir uma poupança.

A abertura da conta poupança não exige a presença do menor de 16 anos, podendo o responsável se dirigir até uma agência bancária de seu interesse, portando todos os documentos exigidos, originais e em bom estado, para preenchimento da proposta de abertura e assinatura do contrato de adesão.

Quando se tratar de menor de 18 e maior de 16 anos, a conta poderá ser aberta pelo próprio menor, desde que assistido pelo seu responsável legal. Neste caso, a movimentação da conta poderá ser realizada pelo menor.​​

Para movimentar a conta poupança, o menor de 16 anos precisará ter autorização prévia do responsável, mas o representante legal não poderá registrar senha, o que inviabilizará a emissão de cartões magnéticos, devendo toda movimentação ser feita na agência.  Se não possuir autorização, a movimentação da conta deverá ser feita exclusivamente pelos pais ou por quem exerça o poder paternal.  A partir de 16 anos, o menor poderá solicitar ao banco um cartão magnético e registrar sua senha para movimentação.

Ao completar a maior idade , o titular da conta poupança deve ir até a agência bancária para modificar a conta, se tornando o titular único. Deverá levar os documentos e atualizar as informações no sistema para impressão de novos cartões e registro de assinaturas para as devidas conferência bancárias em caso de movimentação.

 


Este artigo foi útil para você? Compartilhe com alguém...

Artigos relacionados

55 comentários

  1. Leiziane disse:

    Oi tenho um filho de 9 anos se eu abrir uma contar poupança pra ele poço sacar o dinheiro que o pai dele mandar todo mes?

  2. Jerdson Ribeiro da Silva disse:

    Minha filha tem 2anos ela tem só o certidão de Nascimento i cartão de vacina pode fazer

  3. Luciene disse:

    Oi tenho uma filha de onze anos. O pai dela pediu para abrir uma conta para depositar a pensao no nome dela. Mais eu posso sacar o di nheiro todo mes

  4. Luciene disse:

    Oi tenho uma filha de o ze anos. O pai dela pediu parar abrir uma conta para depositar a pensao no nome dela. Mais eu posso sacar o di nheiro todo mes

  5. Walmir de Assis Chagas disse:

    Gostaria de abrir conta de poupança para meus netos , posso abrir e eu assinar como responsável?
    Sabendo que responsáveis são pai, mae ou legal. Gostaria de fazer presente e ficar no controle.

  6. agatha disse:

    Ou tenho 16 anos e o pai da minha filha que que eu faça o cartão pra ele depositar eu posso ir sozinha?

  7. Sandra disse:

    Gostaria de saber, como eu madrinha, abrir um conta poupança para minha afilhada de 06 anos, que não tem CPF, apenas RG, para retirar somente com 18 anos, para seu estudar, em meu nome, e se pode depositar quando e quanto puder, não ser obrigatório valores e nem data para fazer o depósito?

  8. Angélica chaves da roza disse:

    Se eu tiver outras dívidas pendentes.eu posso ter dinheiro guardado na poupança..? O mesmo vale pra bolsa família… Não implica en alguma coisa?as dívidas de outro banco…eles podem recolher o meu dinheiro de poupança?

  9. Angélica chaves da roza disse:

    Adoro a caixa.eu mesmo tenho poupança lá….maas agora.quero abri p minha filha de 4 anos.mas tem como fazer….pra mim tira ou movimenta a hora que eu quiser.?

  10. Silvia disse:

    minha filha tem 10 anos..se eu abrir uma conta poupança pra ela pra o pai depositar a pensão eu consigo tirar o dinheiro..ou ela que consegui tirar ou somente ela qdo tiver de maior?

  11. Veronica disse:

    Minha mae quer abrir uma poupanca para neta dela com os documentos da neta pode?

  12. fabio ferreira barreto disse:

    amo de mais a caixa

  13. Ryan disse:

    Oi fiz uma conta poupança na caixa e agora quero desbloquear sou de menor tenho 17 anos eu mesmo posso ir lá desbloquear.

  14. Franciele disse:

    Ola Bom dia
    Estou querendo abrir uma conta poupança na caixa, pro meu filho d 5 anos , q documentos são necessarios , alguém pode me informar , desde ja agradeço!!!

  15. Paula disse:

    Tenho uma sobrinha de 1 mês gostaria de saber quais documentos são necessários para abrir uma poupança pra ela.

  16. Inara disse:

    Olá! Tenho 17 anos preciso abrir uma conta corrente mas meus pais moram em outra cidade eu moro com minha irmã e minha tia, elas podem ser minha responsáveis ao abri minha conta?

  17. Evandro disse:

    quero abrir uma conta poupança para meu filho de 1 ano, poderia especificar os doc. necessários

  18. Adonias disse:

    Tenho 17 anos e sou casado quero abrir uma conta facil è preciso algum adulto cm migo

  19. Adonias disse:

    Tenho 17 anos moro sou casado quero abrir uma conta e preciso ela ir cm migo

    • bla disse:

      Claro que sim, mesmo com 17 anos de idade você é menor.

      (O mais aconcelhavel é você esperar uns meses até fazer 18 anos e você poderá sozinho criar sua conta)

  20. Flávioresende disse:

    Qual grau de parentesco para um menor de 5 anos abrir uma conta poupança na Caixa

  21. Gleydja disse:

    Meu filho na novo tem 7 anos posso abrir conta poupança pra ele ???

  22. Ana Paula disse:

    Eu abri uma poupança Itaú pro meu bebê de 4 meses. Peguei cartão com.chip no nome dele e criei a senha na hra da retirada do cartão.

  23. Ireni disse:

    Meu filho so tem certidão de Nascimento gostaria de saber se consigo abrir uma conta poupança pra ele ??ou se preciso de outros documentos dele Ele so tem 12 Anos

  24. oliveira disse:

    minha filha menor, foi beneficiada com um seguro de vida de uma tia já falecida,o dinheiro foi depositado em uma conta poupança em seu nome,eu como pai e desempregado como faça para movimentar essa conta.

  25. thiago disse:

    eu posso leva meu irmão de 18 ano para abri minha conta poupança eu tenho 16 anos

  26. max disse:

    eu tenho 16 e meu a pai e minha se divorciarão eles querem criar uma conta para mim em um banco para depositar o dinheiro minha duvida e se posso sacar o dinheiro depositado

  27. tatiana pereira de jesus disse:

    boa tarde se eu abrir a conta para meu filho nao tera cartao magnetico?

  28. Maria Eduarda disse:

    Bom Dia,tendo 17 anos sou casada posso abrir minha poupança sozinha?e que documentos preciso para abrir?

  29. Clarice disse:

    Olha eu tenho 17 anos e quero abri um conta poupança eu moro com minha tia
    Eu posso abri a conta o ela precica assinar para mim poder abri a conta ela e responsa por mim

  30. Gui disse:

    Estas informações estão totalmente erradas.
    Abertura de conta poupança não requer a presença do menor e pode ser feita por qualquer pessoa, desde que tenha o seu RG, CPF e comprovante de residência.
    Entretanto, entre 0 e 16 anos, a movimentação de débitos só pode ser feita pelo representante legal, que NÃO poderá registrar senha, o que inviabiliza emissão de cartão magnético. O responsável legal não será titular da conta, apenas o menor.
    Ao completar 16 anos, se assim quiser, o menor poderá movimentar a conta, registrar senha e requerer cartão magnético.
    Na dúvida, consulte a gerência e o SAC do banco onde quer abrir ou movimentar a conta e, caso não seja suficiente, o SAC do Banco Central pelo telefone 145 (custo de ligação local) ou pelo link https://www.bcb.gov.br/pre/portalCidadao/bcb/atendimento.asp

  31. Daniele disse:

    O responsável precisa ser da família?

    • Érica disse:

      Creio que mesmo o responsável não sendo da família ele deve ter um documento (como a guarda do menor, por exemplo) para constar que é o responsável legal do menor.

  32. Edinaldo disse:

    Gostaria de saber por qual motivo devo levar o meu filho para abrir uma conta poupança, de eu sou o responsável por ele?

    • Ivys disse:

      Eles devem comprovar que a criança existe de fato. Os documentos não são suficiente para isso (pois podem ser falsos) e ela deve assinar os documentos também.

    • Ivys disse:

      Eles precisam comprovar que a criança existe de fato. Os documentos não são suficientes para isso (pois podem ser falsos) e o menor deve assinar o documento também.

  33. alessandra aipio disse:

    crio o filho da minha prima desde que nasceu e gostaria de abrir uma polpanca p ele eu tenho os documentos dele eu consigo ? e se eu conseguir o cartao vem no nome dele ?

  34. fabiana disse:

    Fui ao banco pra abrir duas contas pra meus filhos, la informaram que ao abrir a conta poupanca nao recebe o cartao e nem faz uma senha…..fiquei preocupada e insegura e gostaria de saber se isso esta certo. Nao receber um cartao e nem fazer uma senha.

  35. Leila Fernandes da Silva dos Passos disse:

    Gostaria de saber quero abrir uma conta pra minha filha ela tem 13 anos só tem o certidão de Nascimento
    Com ele eu consigo abrir a conta

  36. Sueli disse:

    Gostaria de saber se o responsável pode ter restrição no spc?

Deixe seu comentário