Banco Original – Como Fazer Portabilidade Salarial?

A portabilidade de salário ficou ainda mais fácil. A partir de agora, ela pode ser feita por meios eletrônicos e, mais uma vez, o Banco Original saiu na frente e já disponibilizou o serviço de portabilidade aos seus clientes. Mas, como fazer a portabilidade de salário? Quem pode solicitar a portabilidade? Quando realizar a portabilidade? Quais são os prazos para compensação do salário? Continue lendo, preparamos esse artigo para esclarecer suas dúvidas, acerca desse assunto.


A portabilidade de salário ficou ainda mais fácil

A conta salário foi criada para que os empregadores pudessem efetuar o pagamento do salário de seus empregados, através de convênios com determinadas instituições financeiras. Esse tipo de conta, em sua maioria, limitam os serviços disponíveis, como somente o empregador poder realizar depósitos; com limite de movimentações gratuitas (saques, extratos, transferências) e linhas de créditos específicas. Por esse motivo, muitos empregados preferem receber o pagamento em contas nas quais já possuam um bom relacionamento com banco, ou em instituições que lhe sejam mais favoráveis, o que é possível, através da portabilidade, onde o cliente (empregado) solicita a transferência dos recursos, sem a cobrança de tarifas, para uma outra conta.

Para realizar esse portabilidade, antigamente, era necessário ir até a agência onde a empresa mantinha a conta salário e solicitar, de forma presencial, através de um formulário, a portabilidade do salário para uma outra conta de mesmo titular. Esse processo demandava disponibilidade e tempo e paciência pois, além da espera do atendimento, ao procurar o gerente para realizar a portabilidade, este argumentava de todas as maneiras para que o cliente não levasse seu pagamento para outra agência ou banco.

Desde 1 de julho de 2018, a portabilidade ficou muito mais prática e fácil, entrou em vigor a resolução 4.639/2018, do Bacen (Banco Central do Brasil) onde deixa claro que a solicitação de portabilidade de salário pode ser feita por meio eletrônico, sem a necessidade de ir até a agência ou precisar falar com seu gerente.


Observação: O cliente pode solicitar a portabilidade para a mesma instituição financeira ou outra.

Vantagens da portabilidade salarial para o Banco Original

Com a possibilidade de realizar a portabilidade salarial por meio eletrônico, o Banco Original saiu na frente, mais uma vez, e disponibiliza para seus clientes a portabilidade salarial 100% digital, de forma segura, rápida e gratuita. Tudo feito através do aplicativo ou internet banking. Além disso, os clientes que solicitarem a portabilidade salarial para o Original ganharão isenção de tarifas, emissão de cartão de crédito sem cobrança de anuidade para as modalidades Gold e Platinum e 50% de desconta na anuidade do cartão black e 50% de desconto nos juros do cheque especial e do crédito pessoal.

Observação: Os descontos e isenções nos cartões, tarifas e juros, são válidos até julho de 2020, podendo se estender.

Como solicitar portabilidade de salário para conta Original

Passo 1 – Para solicitar sua portabilidade salarial para o Original e aproveitar todas as vantagens oferecidas, abra sua conta no banco Original (caso ainda não tenha). 

Passo 2 – Acesse sua conta Original, através do aplicativo e clique no “Menu” (lado superior direito da tela). Em seguida, selecione a opção “Portabilidade de Salário NOVO”.

Passo 3 – Siga o passo a passo e preencha as informações solicitadas: Nome da empresa que trabalha, CNPJ e o banco da sua conta salário. Ao final, clique em “Confirma”.

Passo 4 – Agora é só aguardar 5 dias úteis para a análise e resposta sobre aprovação.

Por que a solicitação de portabilidade de salário foi reprovada?

O Original pode não aceitar a solicitação de portabilidade de salário por alguns motivos. Um deles é quando o titular solicitante possua um empréstimo conseguindo na conta de origem (da qual ele quer migrar) ou algum benefício baseado no recebimento do salário nessa conta, ou algum outro tipo de financiamento. 

Você poderá transferir seu empréstimo ou financiamento. Veja com seu gerente Original as possibilidades.

Observação: Não é permitido a portabilidade de salário para conta de terceiros.

O que acontece com minha antiga conta?

É bom ter em mente que ao solicitar a portabilidade de salário, a conta onde seu salário era depositado continuará ativa e não poderá ser cancelada pois, na maioria dos casos, as empresas possuem convênio com a instituição financeira e continuará depositando os recursos no mesmo banco. Mas, não se preocupe, ao solicitar a portabilidade, seus recursos serão transferidos automaticamente para a conta do Banco Original.

Caso prefira manter a conta, deverá ficar a par das tarifas cobradas (valores e datas de débito) para não negativar a conta e ter problemas futuros ou, poderá transformar sua conta corrente em uma conta essencial (modalidade isenta de tarifas). Essa transformação deve ser feita direto na agência e cada instituição pode ter exigências específicas .

Portabilidade – Em quanto tempo o salário ficará disponível na conta Original?

A transferência de recursos da conta salário antiga para a conta do banco Original é automática, demorando apenas algumas horas para ser creditada. Mas, caso o pagamento seja feito em um dia não-útil, a transferência será creditada no dia útil subsequente.

Quando fazer a dportabilidade de salário para o Banco Original?

A portabilidade de salário só precisa ser feita uma única vez. Entretanto, são necessário até 5 dias úteis para que sua solicitação seja aprovada. Por isso, caso você faça a solicitação próxima a data de pagamento, possa ser que o seu salário não seja transferido. Você terá que aguardar até o mês seguinte para começar a receber seus recursos na conta Original.

Dica: Caso você não receba o seu salário por uma conta-salário, verifique a possibilidade de alterar os dados de pagamento junto ao empregador.

Quem pode solicitar a portabilidade de salário para conta Original?

Qualquer pessoa que seja maior de 18 anos, tenha interesse em receber seus recursos em uma conta do banco Original e usufruir de todos os benefícios oferecidos pelo banco para os que fizeram a portabilidade salarial.

Mais Artigos Relacionados:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *