Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

A caixa postal é um endereço fixo em uma agência dos Correios para receber correspondência dos mais diversos tipos. A agência possui um pequeno armário com uma numeração, você fornece este número como seu endereço de correspondência e aluga o espaço para receber qualquer tipo de envio que a empresa possa guardar.

como abrir uma caixa postal nos correios

Os motivos que levam uma pessoa a abrir uma caixa postal pode ser dos mais diversos, como endereço inacessível em sua região por carteiros. Neste caso, é só ir na agência dos correios eventualmente e buscar a sua correspondência sem problemas apenas mostrando a sua identificação. Quando uma pessoa recebe muitas correspondências também e não quer fornecer o seu endereço pessoal, esta é uma ótima saída, caso de artistas como escritores e poetas os quais a segurança de sua residência deve ser resguardada.

Publicidade

O serviço de caixa postal funciona como assinatura e deve ser pago mensal, semestral ou anualmente. Caso não seja pago nas datas devidas o contrato é quebrado e o assinante não pode mais usar os endereços, ou será reenviado ao remetente como endereço inválido. As cartas recebidas ficam disponíveis por até 15 dias após a finalização do contrato, quando serão descartadas e não haverá mais como reaver.

A questão segurança é um dos pontos fortes para quem deseja contratar o serviço. Há sempre o sigilo do dono da caixa e seus dados pessoais não são fornecidos sobre consulta sem uma ordem judicial. Não é possível consultar online ou em uma agência dos Correios os dados do cliente, mesmo com os números da caixa corretos. Também não é possível o envio sem saber os números corretos, será dado como endereço inválido também e volta ao remetente.

Publicidade

Passo a passo para abrir uma caixa postal no Correios

Os documentos necessários para abrir uma caixa postal nos Correios são:

  • comprovante de residência atualizado (pode ser água, luz, telefone ou fatura do cartão atual)
  • cpf
  • documento de identificação com foto como identidade, carteira de habilitação

Para pessoa jurídica são os mesmos documentos acima, acrescentando ainda uma cópia do contrato social da empresa e os documentos com foto mostrados devem ser dos sócios administrativos. Você deve se dirigir a uma agência dos correios próximo a sua casa, a central e não um centro de distribuição com os documentos em mãos e preencher o formulário padrão e assinar e sua caixa postal estará aberta. O funcionamento é autorizado no mesmo dia e você já pode começar a fornecer seu endereço para todo mundo sem problemas.

Publicidade

Para usar é só fornecer como seu endereço de correspondência os números da caixa postal, com número e CEP da agência. Não há avisos de notificação de chegada de cartas, é preciso ir lá sempre para saber se há alguma coisa coisa para você. Tanto menores de idade como os maiores podem receber receber as cartas, mas é preciso mostrar sempre um documento com foto oficial. Carteira de estudante não é válida. 

Publicidade

As formas de pagamento para comprar uma Caixa Postal são dinheiro, cartão de crédito e débito, cartão de postagem dos correios ou cheque da própria praça, da mesma cidade ou região.