Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

Você jé teve, ou conhece alguém, que teve o seu cartão de crédito bloqueado, aparentemente sem motivos?!!?! Isso pode causar problemas e muito constrangimento, principalmente se você não está devendo e todas as faturas estão em dia. Afinal, o que pode fazer com que a administradora bloqueie o seu cartão de crédito? Negativar meu nome em outra instituição atrapalha meu relacionamento com a administradora do cartão de crédito? A administradora pode bloquear meu cartão de crédito por eu dever em outra instituição??? Oque devo fazer se tiver o cartão bloqueado nessa situação? Preparamos esse artigo para esclarecer essas e demais dúvidas relacionadas ao assunto.

Motivos para bloqueio de cartão de crédito

O seu cartão de crédito pode ser bloqueado por diversos motivos, desde a ausência de pagamento da fatura, suspeita de fraude, como compras em lugares distantes, compras atípicas ou pequenas movimentações consecutivas, até encerramento da conta pelo titular. Além desses, você também pode ter o seu cartão bloqueado ao ter o nome incluído no sistema de proteção ao crédito (SPC e SERASA), ou seja, ter o nome negativado, mesmo que seja em outra instituição diferente da emissora do cartão. 

A administradora pode bloquear meu cartão de crédito por eu dever em outra instituição?

Sim! Ter o nome negativado, mesmo estando em dia com a instituição emissora do cartão de crédito é um dos motivos passíveis de bloqueio do crédito. Entretanto, você deverá ser aviso com antecedência sobre o bloqueio, possibilitando que você entre em contato com o credor que está em débito para negociar e saldar a dívida, retirando, assim, seu nome do cadastro de negativados.

Publicidade

Por que meu cartão de crédito pode ser bloqueado por ter o nome negativado por outra empresa? 

Ao fazer uma solicitação de cartão de crédito, todo seu histórico e perfil de cliente é analisado, de acordo aos critérios de cada instituição financeira. A partir daí seu cadastro é ou não aprovado. Sendo aprovado, você terá seu cartão emitido com seu limite de crédito, cedido pelo banco. No momento que você passa a ter seu nome inserido nos registros do SPC e SERASA, sinalizando que você está em débito com outras instituições ou empresas, isso mostra que você não é um bom pagador. para se proteger de futuros prejuízos, o banco pode bloquear seu cartão de crédito, desde que efetue um aviso prévio.

Não recebi aviso de bloqueio, posso processar o banco?

Sim! O banco ou instituição financeira responsável pelo seu cartão de crédito é obrigado a efetuar o aviso prévio, alertando o cliente sobre a sobre a intenção do bloqueio, informando o motivo: cadastro no serviço de proteção ao crédito, para que ele tenha chance de regularizar a situação. Caso o banco não avise ao cliente sobre a intenção de bloqueio do cartão de credito, o cliente pode entrar com ação contra o banco e solicitar indenização por danos materiais e morais sofridos.

Publicidade