Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

O boleto bancário é um velho conhecido de todos nós e, apesar de já ter pago vários boletos, você pode não saber o que quer dizer cedente e/ou sacado de boleto bancário. É para esclarecer essas e outras dúvidas, que decidimos redigir esse artigo. Nele, você encontrará diversas informações sobre o boleto bancário, dicas de como pagar um boleto com segurança, evitando cair em golpes, e o que significam todos aquelas informações que constam no boleto.

O que é boleto bancário?

Segundo o Banco Central, o boleto de pagamento é um instrumento padronizado, por meio do qual são apresentadas as informações sobre a dívida em cobrança, o credor, o devedor e a instituição financeira contratada pelo beneficiário para, emitir, apresentar o boleto e receber os recursos oriundos do pagamento efetuado pelo pagador.

O boleto é um documento de cobrança que pode ser pago em qualquer banco, casa lotérica (observado o valor máximo aceito), internet banking ou pelo aplicativo de banco de celular.

Publicidade

O que é cedente de boleto bancário?

O cedente de boleto bancário nada mais é que o beneficiário do pagamento, ou seja, a pessoa física ou empresa que receberá o pagamento por meio do boleto . Esse pagamento é feito ao banco, que credita o valor recebido direto na conta do beneficiário cedente.

Publicidade

O que é sacado de boleto bancário?

O sacado de um boleto bancário é quem paga o boleto. O pagador/sacado é quem tem seus dados impressos no boleto (nome, CPF, endereço), em local específico.

Dicas para evitar cair na fraude do boleto bancário

Atualmente, emitir um boleto é muito mais fácil, qualquer pessoa pode fazer. Com isso o número de golpes financeiros por meio de boleto vem crescendo bastante e a atenção, antes de pagar um boleto, deve ser redobrada. Para evitar cair em uma fraude, pagando boletos alterados, você deve prestar atenção nas características e informações impressas no seu boleto.

A primeira dica, antes e pagar um boleto, é verificar se o código de compensação do banco e o dígito verificador, correspondem a bandeira do banco impressa (Exemplo abaixo). Se você não sabe o código de compensação de cada banco, clique aqui e tenha acesso a lista completa com todas as instituições financeiras que pertencem ao Sistema Financeiro Nacional e o seu código de compensação correspondente.

Publicidade

Outra dica importante é observar se a dívida cobrada foi mesmo contraída por você, se o serviço foi contratado. Porque, mesmo com o boleto impresso com seus dados, você poderá esta sendo vítima de algum oportunista, que costuma emitir e enviar boletos por correio e até mesmo através de e-mail, com cobranças que aparentemente devem ser pagas, mas que você não contratou. Nesses casos, entre em contato diretamente com o cedente do boleto e verifique se existe alguma cobrança em seu nome e solicite o cancelamento, se houver.

Publicidade

A maioria dos boletos que recebemos atualmente, é através da internet. Por isso, proteja-se. É imprescindível manter o antivírus do seu computador sempre atualizado e evitar utilizar computadores de lan house ou qualquer outro lugar diferente, para acessar suas contas de e-mail e /ou internet banking, principalmente. Isso irá evitar que programas maliciosos possam capturar suas informações e te enviar vírus que são capazes de alterar o código de barras do boleto instantaneamente, roubando o pagamento de um boleto verdadeiro. No final das contas, você pagará um boleto que realmente é seu mas, com os dados alterados, enviará o pagamento direto para o golpista.

Nesses casos, o golpe só é identificado muito tempo depois , normalmente quando o cedente realiza cobrança ao sacado.

Informações impressas no boleto bancário

Em um boleto bancário estão impressas, além do valor e data de validade, diversas outras informações. Essas informações são importantes para a compensação correta do boleto.

1 – Esse número é o código de compensação do banco, mais o dígito verificador

2 – Esses números correspondem a representação numérica do código de barras. Esse número serve para o pagamento do boleto através da internet ou quando o código de barras está danificado.

3 – Neste campo, está impressa a data de vencimento do boleto.

4 – Esse campo pode variar de acordo ao banco, mas em geral é o número da carteira, agência, conta e dígito do banco “cedente” do coleto.

5 – Esse número pode varia de acordo a instituição financeira, mas ao efetuar o pagamento de um boleto, é esse número que costuma aparecer no extrato da conta.

6 – Aqui está impresso o valor que deverá ser pago pelo boleto.

7 – Essas linhas verticais forma o código de barras, que representam os números, no total de 44 dígitos, expressos no “campo 2”. Esses números representam a data de vencimento, valor, e outras informações referentes ao boleto.

8 – Ali estão impressas todas as informações referente ao sacado, responsável pelo pagamento, como: nome, CPF, endereço.

9 – Esses números representam a carteira , que pode variar de um banco para outro.

10 – Essa data indica quando o boleto foi emitido / gerado.

11 – Neste campo estão impressas todas as informações referente ao cedente do boleto, ou seja, quem emitiu o boleto: titular da conta beneficiaria (pode ser pessoa física ou jurídica) e CPF ou CNPJ.