Abrir Conta

Como abrir uma conta em banco nos Estados Unidos

Ser correntista de um dos bancos norte americanos, ao contrário do que muita gente pensa, é muito simples e tem suas vantagens e, por isso, muitos brasileiros se interessam. Se você quer ficar por dentro de tudo sobre como abrir uma conta bancária em banco num banco dos Estados Unidos, continue lendo.


Motivos para abrir uma conta bancária nos Estados Unidos

Primeiro é importante que você saiba que é totalmente legal abrir e manter uma conta em banco nos Estados Unidos. Basta você declara-la no seu imposto de renda, quando tiver saldo igual ou superior a R$ 140,00 em 31 de dezembro do ano anterior ao da declaração (nesses casos será preciso fazer a conversão pela taxa de câmbio informada pelo Banco Central). Se o seu saldo for inferior a esse valor não será necessário declarar nada.

Muitos brasileiros abrem conta em banco norte americano para se protegerem das variações cambiais da moeda, no Brasil. com seu dinheiro em um banco norte americano, ele sofrerá variações muito menores. Além disso, você tem a possibilidade de pagar menos IOF quando estiver usando seu cartão no exterior e transferir dinheiro de forma mais segura, do que transportava-lo em espécie em viagens. Outro motivo é a possibilidade de ter um cartão de crédito emitido nos Estados Unidos possibilitando compras em lojas que não aceitam cartões emitidos no Brasil e poder realizar saques, pagamentos, depósitos em qualquer caixa estrôncio do país.

Outro motivo interessante é que ao abrir uma conta no exterior, seu leque de novas oportunidades e possibilidades de investimentos cresce e você poderá comparar com as alternativas existentes no Brasil e selecionar as que mais interessantes.


Como escolher um banco para abrir conta nos Estados Unidos

Antes de mais nada, você deverá escolher em qual instituição financeira abrirá sua conta. É importante escolher uma que possua agências em diversas localidades no país. De forma, caso você opte por viajar por diversas cidades dentro dos EUA, não terá problemas para encontrar uma unidade que lhe possibilite movimentar a sua conta.

Por serem instituições sólidas, as mais indicadas para abertura de uma conta são o Bank of America e o Wells Fargo. Essas duas instituições possuem agências na maioria das cidades do país, são flexíveis e fáceis de lidar. Diferente do Brasil, não é necessário que se escolha uma agência específica para a sua conta, sem um gerente específico para cuidar da sua conta. Em qualquer agência que você for, poderá ter atender e resolver qualquer problema.

Documentos necessários para abrir uma conta nos EUA

Basicamente, você precisará apresentar o seu passaporte e um segundo documento de identificação. É possível apresentar a CNH ou RG. Os documentos devem estar válidos e em perfeito estado. 

  • Não é obrigatório apresentar nenhum comprovante de renda ou residência. Caso deseje, apresente o comprovante de endereço no Brasil.

Precisarei fazer depósito inicial?

Sim! a abertura de sua conta exige depósito inicial de 50 dólares. 

Passo a passo de como abrir uma conta bancária nos Estados Unidos

Ao escolher em qual banco deseja abrir sua conta, você deverá ir até uma de suas agências e solicitar abertura. Não é possível abrir uma conta em banco norte americano pela internet mas, o processo de abertura de uma checking account(conta corrente) é muito rápido, leva me torno de 30 minutos. Apenas o Banco do Brasil das Americas, oferece a opção de abertura de conta a distância, apenas para os correntistas e funcionários do Banco do Brasil e bolsistas CAPES/CNPq (Passo a passo de como abrir sua conta nos Estados Unidos pela internet).

Passo 1 – Vá até a agência do banco escolhido, portando os documentos necessários e o valor mínimo para depósito inicial.

Passo 2 – Na agência, o gerente responsável pela abertura da conta irá te orientar e solicitar as informações necessárias para preenchimento da proposta de abertura. Você assinará o termo e pronto!

Passo 3 – Após abertura da conta, o gerente irá te entregar um kit com manuais e informativos dos serviços oferecidos pelo banco, algumas folhas de cheque, folhas de depósito (para facilitar depósitos em sua conta) e um cartão de débito provisório, até que seu cartão definitivo cheque.

Passo 4 – Você deverá cadastrar duas senhas, uma ara usar o cartão na função débito e outra para acessar o internet banking. 

Como manter minha conta isenta de tarifas?

Os bancos norte americanos também cobram tarifa de pacote de serviço, cada um deles possui sua própria tabela. É interessante que você analise-as antes de abrir a conta. Mas, existem algumas regrinhas, que se seguidas podem te isentar de pagar por essa tarifa. 

  • Bank of America: fazer depósitos mensais de $ 250,00 ou mais; ou manter na conta o saldo mínimo de $ 1.500,00.
  • Wells Fargo: fazer depósitos mensais de $ 500,00 ou mais; ou manter na conta o saldo mínimo de $ 1.500,00; ou fazer 10 ou mais compras e/ou pagamentos através do cartão de débito.

Ao abrir uma savings account (conta poupança) vinculada, deve-se manter o saldo mínimo de $ 300,00 para obter a isenção tarifária.

Ambos os bancos oferecem tarifas diferenciadas para estudantes matriculados em instituições de ensino americanas e para clientes com idade entre 17 e 23 anos.

Como funcionam os bancos nos Estados Unidos?

As agência bancárias nos Estados Unidos, funcionam todos os dias, inclusive nos finais de semana, diferente do Brasil. Nos dias de semana, as agencias funcionam até as 18 horas, já nos finais de semana, fecham uma hora mais cedo, funcionando até as 17 horas. Além de horário estendido, você não precisará ir ate a agência que abriu cota para resolver nada, você pode ir a qualquer agência e irá conseguir se atendido.

Outro diferencial do funcionamento dos bancos nos Estados Unidos é a existência do Drive Thru bancário, que permite que você realize operações simples, como saques, visualizar extratos, sem precisar sair do carro. 

Como encerrar uma conta nos Estados Unidos?

Se você quiser encerrar uma conta bancária encontrará as mesmas facilidades da abertura. É necessário apenas solicitar o encerramento em qualquer agência da instituição bancária e retirar todo o valor disponível da conta, no momento do encerramento.

Vale a pena manter uma conta nos Estados Unidos?

Sim! Principalmente se você conseguir manter em sua conta, o saldo mínimo exigido pelo banco para isenção de tarifas e tem a intenção de voltar ao EUA ou fazer compras online. 

Este artigo foi útil para você? Compartilhe com alguém...

Artigos relacionados

Nenhum comentário

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário