Abrir Conta

Como cancelar e resgatar a Previdência Privada – Bradesco Seguros

A contratação de um plano de previdência privada possui algumas vantagens, como o planejamento do seu futuro com a complementação da sua aposentadoria, realizar projetos, diversificar seus investimento, dentre outras. Mas, ao contratar um plano de previdência, você também estará assumindo alguns risco, pois, esse tipo de investimento é de longo prazo, e caso você necessite do dinheiro a curto prazo, poderá sair em desvantagens por conta das taxas de carregamento, administração e saída, cobradas para o resgate antecipado. A permanência no plano pelo tempo contratado é fundamental para que as vantagens tributárias compensem os custos do produto.


Mas, como solicitar o cancelamento e resgate antecipado, do valor depositado no plano de previdência Bradesco? Quais taxas serão cobradas para o resgate antecipado? Existe incidência de impostos ? 

Previdência Privada Bradesco – Como resgatar o dinheiro investido?

O plano de previdência privada do Bradesco Seguros é um tipo de investimento de longo prazo. É importante que a solicitação de resgate desse tipo de investimento seja feito apenas ao final do período contratado para que as vantagens tributárias compensem os custos do produto. Entretanto, isso não é um implícito caso, você necessite solicitar e o resgate antecipado, você só precisará respeitar os prazos relacionados a carência e pagar as taxas especificadas em contrato. 

Tipos de resgate da previdência privada Bradesco 

Antes de mais nada, você precisa ter em mente que ao resgatar o saldo antecipado, estará diminuindo os recursos acumulados em seu plano e, consequentemente, o valor de sua aposentadoria. O resgate solicitado pode ser do saldo total ou parcial.


Previdência privada Bradesco – Resgate parcial

O resgate parcial do valor investido é quando você solicita apenas parte do valor depositado em sua conta de previdência privada. Nesse tipo de resgate, você consegue manter todos os benefícios do seu plano e voltar a investir, assim que desejar. Mas, isso não te isenta de sofrer a incidência de imposto de renda, de acordo ao regime tributário escolhido e com as taxas que serão cobradas. 

Previdência privada Bradesco – Resgate total

Ao solicitar o resgate total do valor investido, automaticamente, você estará cancelando o seu plano de previdência, e com isso, perderá todos os benefícios do seu plano. Nesse tipo de resgate, você também sofrerá com a incidência de imposto de renda, de acordo ao regime tributário escolhido e com as taxas que serão cobradas. 

Como fazer o resgate antecipado do seu investimento na Previdência Privada Bradesco

Embora seja possível, não é recomendado que você faça a solicitação de resgate antecipado do seu investimento no plano de previdência, o ideal é que você espere o tempo contratado. Ao solicitar o resgate antes do tempo, você estará diminuindo os recursos acumulados em seu plano e, consequentemente, o valor da renda que receberá no futuro.

Apesar do Bradesco possuir excelentes internet banking e aplicativo, não existe nenhuma opção ou informação sobre o resgate total ou parcial, e até mesmo o cancelamento, o que nos faz entender que esse tipo de operação não pode ser realizada por meios eletrônicos. Para solicitar o resgate total ou parcial do seu plano de previdência do Bradesco Seguros, você precisará ir até uma das agências do Bradesco, mais próxima e solicitar o resgate presencialmente. Você terá o valor transferido para sua conta e poderá sacar em qualquer caixa eletrônico.

Observação importante: Você pode realizar resgates do seu plano sempre que necessário. Não existindo um valor mínimo para essa operação.

Plano de previdência Bradesco – Existe incidência de Imposto de renda?

O resgate do valor total ou parcial do seus investimentos no plano de previdência do Bradesco sofrerão incidência de imposto de renda, conforme a legislação vigente referente à opção de tributação que você escolheu no ato da contratação. Nos planos PGBL, haverá incidência de IR sobre o total resgatado, conforme a legislação vigente e a forma de tributação escolhida. Nos planos do tipo VGBL, a tributação será realizada apenas sobre os rendimentos, conforme a legislação vigente e a forma de tributação escolhida.

Taxas e tarifas de Tributação do plano de previdência Bradesco

Os planos de previdência oferecidos pelo Bradesco oferecem duas formas de tributação a progressiva e a regressiva. Na Tributação Progressiva Compensável, os resgates têm a incidência de IR na fonte, feita com base na alíquota única de 15%, de forma antecipada, com posterior ajuste na declaração anual de IR. No recebimento de renda, a incidência de IR é feita conforme a Tabela Progressiva do IR vigente à época do recebimento. Na Tributação Regressiva Definitiva, a incidência de IR ocorre de forma definitiva e exclusiva na fonte, no resgate ou no recebimento de renda. Ela é variável, começando com alíquota de 35% com redução de 5% a cada 2 anos até atingir 10% para prazos acima de 10 anos. Neste caso, quanto mais tempo o dinheiro ficar investido, menor a taxa de imposto a ser paga pelo cliente.

As taxas cobradas durante o plano de previdência são: taxa de carregamento, administração e de saída. 

Taxa de carregamento

Essa taxa pode variar entre 0% até 5%, ela é cobrada em cada contribuição feita, ou seja, toda vez que você depositar qualquer quantia será cobrado essa taxa.

Taxa de administração

Essa taxa varia de 0,5% a 4% e é cobrada anualmente sobre o valor total acumulado no fundo.

Taxa de saída

A taxa de saída é, geralmente, de 0,38% em relação ao valor total acumulado (valor investido somado ao rendimento). Ele é cobrada no resgate das aplicações.

Plano de previdência Bradesco – Telefone para contato 

Os telefones disponíveis para contato, assistências, consultas, informações e serviços transacionais são: 4002 – 0022 para capitais e regiões metropolitanas e o 0800 570 0022 para demais regiões. 

Este artigo foi útil para você? Compartilhe com alguém...

Artigos relacionados

Nenhum comentário

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário