Abrir Conta

Como Consultar meu Histórico de Consignação e Créditos

O empréstimo consignado é uma das opções mais baratas no mercado, principalmente para quem é aposentado ou pensionista e está precisando de dinheiro. Isso se deve por conta da segurança que as instituições financeiras tem em receber o pagamento das parcelas em dia, já que nesse tipo de empréstimo as parcelas são descontadas diretamente do benefício do solicitante do empréstimo. 


Caso você já tenha recorrido a esse tipo de crédito, ou ainda esteja pagando as parcelas, ou deseja solicitar, poderá consultar seu histórico de transações de natureza consignada, que tenham sido realizadas nos último 5 anos e emitir o seuHistórico de crédito (Hiscre). Para saber como consultar seu histórico de consignação (Hiscon) e emitir seu histórico de crédito (Hiscre), continue lendo.

Hiscon – O que é? Para que serve?

A sigla Hiscon significa histórico de consignações de empréstimo. É basicamente. um relatório que lista todos as suas transações, especificamente, da modalidade de crédito consignado.

O Hiscon detalha todas as informações de cada crédito consignado que você tenha feito nos últimos 5 anos, descrevendo o número de contrato, instituição financeira credora, datas de início e fim do contrato, entre outras informações.


Hiscre – O que é? Para que serve?

A sigla Hiscre significa histórico de crédito. É basicamente, um comprovante de renda do beneficiário do INSS, sendo possível utiliza-lo para esse fim (comprovar renda) pois, nele está detalhado todos os valores e s data de pagamento do benefício. 

Passo a passo de como consultar o histórico consignado – Hiscon

Você poderá consultar e emitir seu histórico de consignações de empréstimo de duas maneiras: Online ou presencial

Se você tiver problemas em consultar o seu Hiscon pela internet ou preferir fazer de forma presencial, será necessário ir até uma agência do INSS mais próxima e solicitar a acesos ao Hiscon. Esse documento está disponível para todos os aposentados e pensionistas.

Observação: Esse tipo de atendimento não precisa ser agendado com antecedência.

Como consultar o histórico de consignado pela internet

Passo 1 – Acesse o site Meu INSS e clique em “Extrato de Empréstimo Consignado”.

Passo 2 – O sistema irá te informar que é necessário uma autenticação para acessar o extrato. Por isso, você deverá fazer seu login. Clique em “FAZER LOGIN”.

 

Passo 3 – Digite seu CPF e senha cadastradas. Selecione “Não sou robô”e clique em “ENTRAR”.

Caso seja seu primeiro acesso e você ainda não possua cadastro, clique em “CADASTRE-SE”, e siga o passo a passo, fornecendo toas as informações solicitadas até finalizar o processo de cadastro. 

Passo 4 – Será fornecida uma senha para validação de acesso. Anote e ligue para a Central Telefônica 135, para validar a senha (essa validação também pode ser feita na Agência da Previdência Social, sem agendamento).

Passo 5 – Com a senha de acesso já validada, entre novamente no site Meu INSS e clique em “Extrato de Empréstimo Consignado”, faça o login. Você receberá a notificação “Senha expirada” e deverá cadastrar uma nova senha.

Passo 6 – Com a nova senha (cadastrada por você) e o seu CPF, você terá acesso ao seu extrato com todo relatório de todas as transações na modalidade consignado, realizadas nos últimos 5 anos.

Passo a passo de como consultar o histórico crédito – Hiscre

Assim como o Hiscon, o histórico de crédito também pode ser consultado e emitido através da internet ou em uma das agências do INSS. Caso decida pelo atendimento presencial, não será necessário agendar horário, basta ir até a agência mais próximo e solicitar o serviço

Como consultar o histórico de crédito pela internet

Passo 1 – Acesse o site Meu INSS e clique em “Histórico de Crédito de Benefício”.

Passo 2 – Clique em “FAZER LOGIN” e faça seu login para autenticar o acesso.

Passo 3 – Caso já tenha cadastro, digite seu CPF e senha cadastradas. Selecione “Não sou robô”e clique em “ENTRAR”. Se for seu primeiro acesso, clique em “CADASTRE-SE”. Siga o passo a passo do cadastro, finalize o processo e acesse o serviço desejado. 

Passo 4 – Será fornecida uma senha para validação de acesso. Anote-a e ligue para a Central Telefônica 135, para validar a senha.

Passo 5 – Entre novamente no site Meu INSS e clique em “Histórico de Crédito de Benefício”, faça o login com a senha validada. Você receberá a notificação “Senha expirada” e deverá cadastrar uma nova senha.

Passo 6 – Com a nova senha (cadastrada por você) e o seu CPF, você terá acesso ao seu histórico de benefícios recebidos.

Observação: Caso não consiga validar a senha por telefone, poderá ir até uma agência INSS e solictar a validação. É importante que você tenha seu acesso pelo “Meu INSS” validado pois, terá acesso a diversos outros serviços online, sem precisar ir até a agência.

Como encontrar uma agência do INSS

É Muito fácil encontrar um agência do INSS, basta acessar o site do INSS, digitar o CRP e clicar em “CONSULTAR”. O sistema disponibilizará uma lista com todas as agências mais próximas ao CEP fornecido. 

Contatos do INSS 

Em caso de dúvidas ou para agendar atendimento nas Agências da Previdência, ligue na Central 135. Esse número está disponível ara atendimento de segunda a sábado, de 7h às 22h.

Este artigo foi útil para você? Compartilhe com alguém...

Artigos relacionados

Nenhum comentário

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário