Abrir Conta

Como fazer um cartão de crédito pré-pago?

em Cartão de Crédito, 01/06/2015

Os cartões de crédito pré-pago vem se tornando uma das melhores opções disponíveis para segurança e praticidade na hora de viajar e determinar limite de gastos para dependentes. Popularizados no começo da década atual, eles vem crescendo no mercado, principalmente com a maior capacidade de investimento em viagens internacionais para os brasileiros.


melhor-cartao-prepago


O que é um cartão pré-pago?

O cartão pré-pago é muito semelhante ao cartão de débito, sendo a principal diferença que o limite disponível para o mesmo utilizar é referente aos depósitos específicos, ou seja, o valor disponível para o cartão não é armazenado juntamente com sua conta bancária.

O fundo para execuções de compras com os cartões pré-pagos é determinado pelo dono do cartão. Alguns pais já estão utilizando estes cartões para pagar mesadas ou até mesmo para controlar quanto suas governantes gastarão no mercado.


Juntamente com estes cartões, os chamados “Cartão Presente” também vem se popularizando, sendo que neste caso trata-se de algo mais específico para determinadas lojas e redes de comércio. Utilizando essa opção, é possível enviar presentes sem nem mesmo sair de casa, apenas fazendo um depósito para o cartão presente escolhido.

Como nada é perfeito e as instituições também devem (e sempre buscam) lucrar, as taxas cobradas nestes cartões são muito elevadas, tendo em vista que esta é uma das únicas formas que as instituições financeiras podem lucrar com a linha do pré-pago. As principais taxas são referentes aos depósitos, que podem ser cobrados individualmente com uma taxação fixa. Taxas de saques também são cobradas.


Pra quem é interessante um cartão pré-pago?

Os cartões pré-pagos são interessantes em diversos casos, sendo que mesmo com as taxas elevadas, eles apresentam vantagens como segurança e praticidade, dois fatores que são essenciais em algumas ocasiões.

Cartão para viagens: Imagine que você está partindo para uma viagem tendo como destino diversos países da Europa. Obviamente por questões de segurança não será interessante levar todo seu orçamento na mala, porém seu cartão de crédito não é aceito no seu destino. Qual a melhor opção? O cartão pré-pago.

Os cartões pré-pagos oferecem condições internacionais, sendo que os saques (aqueles que são taxados) podem ser feitos em moeda estrangeira, ou seja, você pode gastar euros na Itália, libras na Inglaterra e ainda terminar com seus gastos de dólares nos Estados Unidos.

As transferências online também são muito interessantes, sendo que você pode estar no meio de sua viagem e fazer através do home bancking um depósito na sua conta do cartão pré-pago.

Cartão para mesada: O cartão pré-pago também pode ser utilizado para o pagamento de mesadas para os filhos. Os próprios bancos tem sistemas automáticos de mesadas, porém com este tipo de cartão é possível pagar quantias diferentes em cada mês, algo que facilita até mesmo a aplicação de presentes ou castigos.

Como fazer cartão pré-pago?

Bem como um cartão de débito, é muito fácil para fazer um cartão pré-pago. São diversas as instituições financeiras que trabalham com este tipo de cartão, sendo que algumas delas são exclusivamente para esta categoria. Será necessário um cadastro com todas as informações pessoais bem como a apresentação de alguns documentos específicos (dependendo de cada instituição).

Em banco no qual já exista um cadastro, fica muito mais fácil para o cliente, sendo apenas necessário a requisição junto a agência para a emissão de um cartão pré-pago. Comumente não existem limites para emissão, sendo que muitas pessoas utilizam um cartão para cada membro do grupo familiar.

Para saber mais sobre estes cartões visite o site oficial de seu banco.

Custo x Benefício do cartão pré-pago

O cartão pré-pago bem como diversas outras opções financeiras é algo ideal para determinados casos específicos e muito ruim para outros casos, sendo que cada cliente deve analisar sua situação profundamente. Caso a opção seja apenas para você não gastar mais do que deve, disponibilizando no seu cartão apenas o valor máximo para determinadas datas, esse cartão não é o ideal, pois as taxas vão acabar fazendo com que seus planos de economia acabem se tornando mais gastos.


Em casos de viagens, presentes e atividades como o pagamento de mesadas, em que baixos valores são movimentados, estes cartões são ideias, sendo que são de total segurança e oferecem praticidade em diversos locais do mundo.

Este artigo foi útil para você? Compartilhe com alguém...

Artigos relacionados

4 comentários

  1. Angelica disse:

    Eu quero este cartão pra mim

  2. Valquiria Agustinho dos Santos disse:

    Eu quero um cartão pré pago

  3. Jean e Moreira pedrosa disse:

    Eu quero um cartão também

Deixe seu comentário

Quer receber dicas em primeira mão?
Entre para a nossa lista seleta e receba dicas e conteúdos exclusivos