Abrir Conta

Conta corrente digital é bom? Vale a pena?

em Bancos, 27/04/2016

A conta corrente digital é mais uma das modalidades de conta para quem é fã de internet ou não vive sem ela por tornar a sua vida mais prática. A ideia central é evitar a visita ao banco quando você pode fazer tudo em casa e beneficiar os clientes que já fazem isso costumeiramente desde que surgiram os aplicativos e sites para bancos, por isso surgiu a conta corrente digital.



O Banco Central criou em 2010 a modalidade de conta corrente digital com a proposta de isentar os usuários de transações realizadas online de custos. O usuário de conta digital não tem cobrança de tarifas em nenhum dos serviços e isso é uma vantagem para ambos os lados. Enquanto a comodidade de realizar seus serviços é desfrutada pelos clientes, os bancos tornam-se eficientes em atendimento porque não há mais filas e acabam se tornando até melhores para os clientes. Todos saem ganhando.

Os prós e contras da conta corrente digital

Os prós da conta corrente digital



  • você pode aderir a sua conta digital usando o auto atendimento do seu banco, sem precisar enfrentar uma fila para isso.
  • não há pagamento de tarifas de DOC e TED, as mais altas dos serviços bancários
  • extratos e saldos são gratuitos e podem ser consultados online a qualquer hora do dia
  • pode-se pagar contas de qualquer banco que permita pagar em outros bancos até o vencimento
  • o pagamento de cartões de crédito e consulta de faturas pode ser feito todo online
  • você envia os comprovantes de pagamento no seu email. É uma forma bem mais segura que guardar um papel até chegar em casa, muitas pessoas o perdem. 
  • não enfrenta filas para problemas simples
  • pode solicitar empréstimos pré aprovados online, mas depende de seu comprovante de renda e capacidade de crédito, isso o banco avalia por você. 

Os contras da conta corrente digital

  • a velocidade depende de sua banda larga ou wifi, e isso pode ser extremamente frustante se o serviço não é bom. O aplicativo ou site costuma funcionar bem, mas pode ficar lento em alguns momentos importantes porque a internet está lenta
  • se errar a senha mais de três vezes o acesso é bloqueado e só desbloqueia indo em sua agência de origem, não pode ser feito por telefone
  • alguns serviços ainda requerem a presença do cliente na agência como financiamentos, empréstimos e consórcios. Seria perfeito que tudo fosse feito online, mas alguns produtos bancários necessitam da assinatura do cliente e essa só pessoalmente.
  • se você é um usuário que não costuma usar meios de comunicação com internet não vale a pena. Melhor assinar um pacote de serviços mais vantajoso indo até as agências.
  • insegurança. Computadores e smarthphones estão sujeitos a vírus todos os dias e estes podem ser de programas invasores com capacidade de roubar seus dados bancários e realizar transações financeiras, roubado seu dinheiro e usando seus cartões. Todo usuário online corre esse risco, então é importante redobrar a atenção quando se trata em acessar os bancos em meios virtuais, bem como usar um bom anti vírus e não clicar em links suspeitos no e-mail.
Este artigo foi útil para você? Compartilhe com alguém...

Artigos relacionados

Nenhum comentário

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário

Quer receber dicas em primeira mão?
Entre para a nossa lista seleta e receba dicas e conteúdos exclusivos