Abrir Conta

Conta corrente digital – prós e contras

em Bancos, 12/01/2016

Com a nova revolução digital é cada vez mais comum usar bancos sem sair de casa. Bom para as agências e bom para os clientes, que não ficam em filas esperando com uma senha por horas e nem lidam com fatores externos como o risco de estar em um banco e vivenciar um assalto. Uma conta corrente digital vem para solucionar estes e outros problemas e pode ser uma boa pedida se você é um fã de conforto ao usar o banco e Internet.


Prós e contras de ter uma conta corrente digital


Como abrir uma conta digital?

E como funciona? Depois de abrir a sua conta corrente comum ou conta poupança, o cliente pode escolher abrir uma conta digital. O cliente pode solicitar essa modificação em sua conta tanto conversando com o gerente como em terminais de auto atendimento usando a sua senha registrada no banco.

A conta digital  dá direito ao cliente realizar movimentações financeiras tanto usando seu aplicativo instalado em smarthphone como seu computador ou notebook. O uso é bem simples e é possível realizar a maior parte dos serviços feitos na agência como transferências, consultar saldo e extrato, pagamentos de contas, investimentos e até mesmo comprar ações e contratar seguros.


A maior parte dos grandes bancos já entrou na era digital e possui a função de conta digital tanto em corrente como poupança também, sendo esta última limitada em alguns serviços mas com bom uso. Os mais conhecidos são Banco do Brasil, o pioneiro, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú Santander, mas há outros nacionais e internacionais entrando no serviço. É uma tendência do mercado bancário desafogar as agências e dar mais independência em atendimento para seus clientes com o formato digital. 


Prós e contras de ter uma conta corrente digital 

As principais vantagens de ter uma conte corrente digital são:

  • isenção de tarifas bancárias. Todos os serviços realizados online em uma conta digital não possuem taxas. Mas se usar um caixa eletrônico ou ir ao banco você pagará as taxas normais dos serviços avulsos. 
  • comodidade em não enfrentar filas. Por mais simples que seja o problema, é comum chegar em uma agência bancária (em especial nos primeiros cinco dias do mês) e encontrar longas filas de espera. Mesmo para falar com gerentes você pode perder mais de uma hora em um banco podendo fazer tudo em casa. 
  • sua consulta de saldo é imediata. Para quem realiza diversas transações financeiras durante o dia é ideal ter acesso a sua conta sempre. Há ainda em uma boa parte dos bancos o envio de SMS gratuito informando tanto depósitos como pagamentos e cobranças. 
  • pode-se pagar boletos online a qualquer momento ou agendar. O agendamento de investimentos em poupança (depósito programado) pode ser feito online também, tanto para o mesmo banco ou bancos diferentes. 
  • consulta de limites de crédito e possibilidade de solicitar empréstimos pré aprovados.

As principais desvantagens de ter uma conta corrente digital são:

  • segurança. Infelizmente na mesma velocidade que os bancos se informatizam e evoluem seus sistemas, os rackers criam programas invasores para roubar senhas e realizar transações financeiras. Mas isso há sempre como driblar não acessando emails suspeitos e links de propagandas duvidosas e não deixando a senha salva em seu computador.
  • a velocidade da internet pode ser um problema também. Se não há wifi ou a 3G ou 4G é muito ruim em sua cidade, usar o aplicativo no celular pode ser realmente complicado. O ideal é usar em uma boa wifi. Um celular com pouca memória também pode deixar o aplicativo lento.

 

Este artigo foi útil para você? Compartilhe com alguém...

Artigos relacionados

Nenhum comentário

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário

Quer receber dicas em primeira mão?
Entre para a nossa lista seleta e receba dicas e conteúdos exclusivos