Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

Nunca foi tão fácil ter uma conta corrente. Antes, o que demandava tempo e dinheiro, hoje pode ser feito através de um aplicativo de celular, no conforto do seu lar, em alguns minutos.

Entretanto, será que as contas digitais estão disponíveis para menor de 18 anos? Quais os bancos que disponibilizam a abertura de contas para menor? Quais os documentos necessário para abrir uma conta para um adolescente? Nesse artigo, iremos te ajudar a esclarecer algumas dúvidas. Continue lendo.

É possível solicitar abertura de conta para menor de idade?

A abertura de conta para menor de 18 anos não é nenhuma novidade. Instituições financeiras, como o Banco do Brasil e o Bradesco, já disponibilizam esse produto há algum tempo. Entretanto, é necessário ir até uma agência física e realizar todo o processo comum a uma abertura de conta corrente.

Publicidade

A novidade é que a digitalização dos bancos, além de facilitar o acesso aos produtos e serviços bancários, por meio do internet banking e aplicativos, também possibilita a abertura de novas contas correntes. 

Além das contas para clientes a partir de 18 anos, atualmente, é possível solicitar abertura de conta digital para menor de idade, através do aplicativo disponibilizado pelo banco digital, com o processo 100% online e gratuito.

Publicidade

Quais bancos oferecem a conta digital para menores de idade?

Alguns bancos digitais já disponibilizam esse serviço, dentre eles, destacamos o Banco Inter , pioneiro quando o assunto é abertura de conta digital para menor de 18 anos.

Todo o processo de abertura da conta é digital, similar ao de abertura de conta para maiores de 18 anos. Basta baixar o aplicativo e seguir o passo a passo para abertura da conta, fornecendo as informações necessárias.

A diferença é que além da exigência de envio de fotos do documento pessoal do menor, é necessário enviar o documento de identificação do responsável legal e que ele assine, junto com você, a ficha de proposta necessária para abertura.

Publicidade

Por que escolher o Banco Inter?

O Banco Inter tem mais de 20 anos no mercado financeiro e foi um dos pioneiros na modalidade 100% digital, oferecendo todos os serviços disponíveis em um banco convencional e com algumas vantagens como a isenção total de tarifa para abertura de contas.

Publicidade
  • Um conta corrente 100% digital (inclusive abertura e encerramento)
  • Isenta de tarifas – conta gratuita (sem cobrança de manutenção)
  • Possui todos os serviços de uma conta tradicional
  • Aplicativo exclusivo, gratuito e intuitivo
  • Emissão do cartão de múltiplo Mastercard (débito e crédito)
  • Internet Banking (acompanhe e faça movimentações na sua conta através do site)
  • TEDs ilimitadas e gratuitas
  • Depósito de cheque pelo aplicativo (por imagem)
  • Depósito por boleto (emissão gratuita através do aplicativo), TED ou DOC
  • Saques ilimitados e gratuitos em qualquer caixa da rede Banco24horas
  • Consultoria financeira para investimentos

Para verificação e validação dos seus dados, ao solicitar a abertura de uma conta digital no Banco Inter, você precisará enviar foto dos seus documentos. Os documentos solicitados no processo de abertura da conta são: Um documento de identificação com foto colorida, que pode ser RG e um comprovante de residência com no máximo 90 dias de emissão. Você pode usar como comprovante de residência, uma conta de água, luz, internet, telefone e até mesmo fatura de cartão de crédito.

Outra exigência é que o comprovante de endereço esteja em nome do responsável legal e que o cartão de assinatura seja assinado pelo responsável legal (a partir de 16 anos, o cartão deve ser assinado pelo menor e pelo responsável). Já a selfie, essa deve ser do menor.

Banco Modal Mais – Conta digital para Menor

Outra instituição financeira que oferece a possibilidade de abertura de conta para menor de 18 anos é o Banco Modal Mais. Diferentemente do Banco Inter, a abertura da conta digital não é feita através do aplicativo e sim manualmente.Você deverá baixar, imprimir e preencher a Proposta de Abertura de Conta Digital, Ficha cadastral dos pais/responsáveis legais, Questionário de Perfil de RiscoTermo de Adesão ao Contrato(verifique esses PDF no site oficial pois podem ser alterados). Em seguida, escanear e enviar para o email: meajuda@modalmais.com.br. Após análise, o Modal Mais entrará em contato e, caso necessário, solicitará o envio da documentação por correio. Por isso, guarde tudo até finalização do cadastro.O diferencial do Modal Mais é que ele também é uma corretora de valores e permite fazer investimentos no mercado financeiro, disponibilizando um vasto portfólio de produtos.

Outros Bancos para Abrir Conta Digital para Menor de Idade

Outras instituições que não fazem referência a idade mínima para abertura de conta são o Agibank e o Sofisa Direto. A única exigência descrita em seus canais é a de possuir um documentos oficial com foto de identificação pessoal e um CPF válido.

Ambos oferecem abertura de conta digital 100% online e gratuita. Por isso, se você tem menos de 18 anos e deseja abrir uma conta digital, não custa tentar.

Também entramos em contato com o Neon que nos informou que “No momento, nosso modelo de negócios foca apenas em contas para maiores de idade. Porém, quando isso mudar, avisaremos em nossas redes sociais”. Ou seja, podemos esperar que no futuro próximo, eles possam também disponibilizar contas digitais para menor de 18 anos.

Já os demais bancos como Original, Next, Nubank, deixam claro que a abertura de conta só está disponível para maiores de 18 anos.

BB Conta Jovem – Conta Corrente do Banco do Brasil

Diferentes das demais, a conta corrente para menores que ainda não entraram na universidade, a Conta Jovem, deve ser aberta presencialmente, direto em uma agência.

A Conta Jovem está disponível para jovens entre 12 e 21 anos incompletos. É uma conta individual, com direito a cartão e cheque.

Documentos necessários para abertura da conta

  • Carteira de identidade e CPF (original). Menor de 18 anos deve apresentar carteira de identidade e CPF do responsável;
  • Comprovante de residência (emitido nos últimos 90 dias).

Observação: Se o titular for maior de 16 e menor de 18 anos, ele deve assinar o contrato de abertura da conta junto com o responsável legal. Se menor de 16 anos, apenas o responsável legal deve assinar o contrato de abertura de conta e demais documentos.

Poupança para menor de 18 anos

De acordo ao Banco Central, menor de idade pode ser titular de conta de poupança, desde que esteja representado ou assistido pelo pai, pela mãe ou pelo responsável legal. Essa representação deve ser comprovada através de documentação apresentada no ato de solicitação de abertura.

Por isso, além das contas correntes digitais, existe a possibilidade de abertura de uma poupança para menor de idade. A diferença é que na conta poupança você terá algumas vantagens, sendo a principal delas o rendimento mensal e a proibição de qualquer cobrança pela abertura ou manutenção.

Vantagens da Poupança para Menor de Idade

  • Rendimento mensal (juros);
  • Investimento sem riscos;
  • Possibilidade de saque a qualquer tempo;
  • Sem cobrança de taxas ou tarifas bancárias;
  • Possibilidade de receber depósitos e transferências de terceiros, inclusive de outros bancos;
  • Auxilia na educação financeira, criando o hábito de poupar;
  • Isenção de imposto de renda;
  • Possibilidade de depósitos a qualquer tempo, e em qualquer valor;
  • Não é cobrada taxa de abertura;
  • Isenta de iOF.

Documentos Necessários para Abri de Poupança para Menor

Os documentos solicitados pelo banco na hora de abrir uma conta poupança são do menor e do representante legal, que devem ser originais e estarem em bom estado.

  • Carteira de identidade (ou equivalente);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de residência*;
  • Comprovante de renda**.

* O comprovante de residência deve ser atualizado, com data de emissão de no máximo 60 dias, em nome do representante legal ou seus pais.

** No caso do representante legal, o comprovante de renda pode ou não ser solicitado, não é obrigatório.

Como Abrir Poupança para Menor – Passo a Passo

O primeiro passo é escolher o banco e agência de sua preferência. O rendimento da poupança é padrão e os bancos não oferecem maior rendimento que o oficial, variável hoje de acordo com a Taxa Selic Meta.

A abertura da conta poupança não exige a presença do menor de 16 anos, podendo o responsável se dirigir até uma agência bancária de seu interesse, portando todos os documentos exigidos e preencher e assinar a proposta de abertura e o contrato de adesão.

OBSERVAÇÃO: Quando se tratar de menor de 18 e maior de 16 anos, a conta poderá ser aberta pelo próprio menor, desde que assistido pelo seu responsável legal. Neste caso, a movimentação da conta poderá ser realizada pelo menor.​​

Menor pode Movimentar Poupança?

Para movimentar a poupança, o menor de 16 anos precisará ter autorização prévia do responsável, mas o representante legal não poderá registrar senha, o que inviabilizará a emissão de cartões magnéticos, devendo toda movimentação ser feita na agência. Se nenhuma autorização for emitida, a movimentação da conta deverá ser feita exclusivamente pelos responsáveis legais.

A partir de 16 anos, o menor poderá solicitar ao banco um cartão magnético e registrar sua senha para movimentação.

O que acontece com a Poupança após completar 18 anos?

Ao completar a maior idade, o titular da conta poupança deve ir até a agência bancária para modificar a conta, se tornando o titular único. Deverá levar os documentos e atualizar as informações no sistema para impressão de novos cartões e registro de assinaturas para as devidas conferência bancárias em caso de movimentação.

Se você é menor (ou responsável legal) e possui conta digital em algum banco diferente dos listados aqui, compartilhe conosco como foi o processo de abertura e sua experiência.