Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

É quase que obrigatório ter uma conta corrente, além de viabilizar o recebimento do salário, torna o transporte e gerenciamento de recursos mais fácil e seguro.

Atualmente, é muito fácil abrir uma conta corrente. Nesse artigo, pretendemos te te ajudar a escolher o melhor banco onde abrir uma conta corrente, com dicas sobre quais aspectos devem ser levados em conta e se esse é o tipo de conta ideal para você. Continue lendo.

Vale a Pena Abrir uma Conta Corrente?

A conta corrente é uma modalidade de conta de depósito à vista, nesse tipo de conta, o dinheiro do depositante fica à sua disposição para ser sacado a qualquer momento.

Publicidade

Na prática, é um estilo de conta onde você poderá solicitar empréstimos, folhas de cheques, cartões de crédito, realizar pagamentos de boletos e faturas, receber depósitos, dentre outras operações que somente esse tipo de conta permite fazer.

As vantagens de se ter uma conta corrente vão além de fazer depósito ou saques a qualquer hora. Ter uma conta corrente lhe permite criar um relacionamento com a instituição financeira e conseguir negociar melhores taxas ao solicitar um empréstimo ou financiamento de um bem imóvel ou automóvel.

Publicidade

Além disso, viabiliza a utilização do limite especial e emissão de cartões de crédito, o que possibilita o parcelamento de compras (o que pode te ajudar a sair de momentos de aperto); facilita o recebimento de pagamentos, principalmente se você for um prestador de serviço, por exemplo e poderá controlar seus gastos através de aplicativos para celular, internet banking ou extrato emitidos nos caixas eletrônicos.

Por isso, vale muito a pena abrir uma conta corrente.

Publicidade

Qual o Melhor Banco para Abrir uma Conta Corrente?

O Brasil conta com diversas instituições financeiras que oferecem a abertura da conta corrente, o que torna o mercado competitivo, favorecendo ao cliente, já que as taxas, tarifas, pacotes de serviços e benefícios são cada vez mais atrativos.

Publicidade

A definição de melhor banco é muito particular e pode ser feita de maneira mais precisa através de alguns filtros, dentre eles, os que devem ser levados em conta são: Localização, Taxas e Tarifas, Serviços online disponíveis, Caixas eletrônicos, Qualidade do atendimento, Vantagens oferecidas e Reclamações.

Essa análise deve ser feita com foco nos objetivos pessoais, que podem ser atendidos de maneira mais eficiente em determinados bancos.

Localização da agência

É interessante escolher uma instituição financeira que seja próxima a você. optando por uma agência próxima a sua residência ou trabalho, facilitará a ida até o banco para resolver algum problema ou realizar alguma solicitação, algo que não exigirá grandes deslocamentos e, consequentemente, perda de tempo com o trânsito.

Apesar de ser levado em conta, esse quesito pode variar. O que hoje é perto do trabalho ou casa, com uma simples mudança, pode se tornar distante. Por isso, fique de olho nos serviços disponíveis online e a disponibilidade e qualidade de atendimento do seu gerente.

Taxas e tarifas cobradas pelo banco

De acordo ao Banco Central, o banco pode cobrar tarifa para confecção de cadastro (abertura de uma conta), manutenção da conta e por serviços e produtos solicitados pelo cliente. Por isso, fique atento as taxas e tarifas cobradas.

Existem as contas eletrônicas, pelas quais os bancos não podem cobrar nada e pacotes essenciais gratuitos, que possibilitam número máximo de movimentações.

As instituições financeiras oferecem diversos tipos de conta corrente, normalmente de acordo a renda do cliente, ou determinados objetivos, que podem deixar esse pacote mais caro, mais barato ou até isento, dependendo nível de relacionamento e quantidade de investimento que o cliente tenha com o banco.

Além disso, já existem contas digitais 100% gratuitas, como a do Banco Inter, por exemplo.

O ideal é esclarecer todas as tarifas e taxas que poderão ser cobradas em sua conta, antes de abrir, para evitar problemas futuros. Por isso, leia atentamente e tire todas as dúvidas sobre contrato de adesão antes de assinar.

Serviço online

A internet já domina diversas áreas ligadas ao setor financeiro, não sendo diferente nos bancos, em que os clientes buscam sistemas mais funcionais e seguros.

Todos os bancos já oferecem o serviço de internet banking e aplicativos, pelo quais você poderá fazer transferências, pagamentos, agendamentos, solicitar saldo, extrato, empréstimo, financiamento, dentre outros serviços.

Alguns bancos oferecem plataforma mais intuitivas que outros. Para usar esse tipo de serviço não é preciso ser expert, basta ter uma básica noção sobre o uso de plataformas digitais.

A utilização de serviços online pode, inclusive baratear seu pacote de serviços e facilitar o seu dia a dia, sem a necessidade de se deslocar até a agência. Caso for utilizar a plataforma online constantemente, se informe com o atendente para escolher o pacote de serviços mais adequado.

Caixas eletrônicos

Mesmo que pouco utilizados atualmente, os caixas eletrônicos ainda são ótimas opções para extratos em papel e saques, muito necessários no dia a dia. No momento de abrir uma conta em uma banco, veja quais são os caixas eletrônicos mais próximos de seu ambiente de convívio.

Se você costuma viajar com frequência, veja se esse banco é ligado a rede Banco24Horas, pois em muitas cidades, principalmente do interior do Brasil, ainda são poucos bancos e caixas disponíveis.

Reclamações

Com a internet tudo ficou mais fácil, inclusive ter acesso as reclamações dos clientes sobre cada banco.

Hoje tudo está mais dinâmico e as informações circulam com uma velocidade incrível, pesquise sobre os problemas apresentados pelo banco, pergunte para amigos e acesse sites destinados para reclamações.

Infelizmente, você verá que os bancos não estão á salvo e encontrará dos mais variados tipos de reclamações.

O Bacen possui uma lista com o ranking de instituições por índice de reclamações.

Vantagens Oferecidas pelos Bancos

As vantagens oferecidas por cada instituição financeira também deve ser levada em conta, afinal, precisamos nos sentir especial e com alguma vantagem.

A competitividade do mercado financeira força aos bancos oferecerem serviços e vantagens que os diferenciem dos demais. Por isso, cada banco procura criar e fortalecer parcerias que possibilitem ofertar benefícios como descontos em cinemas, teatros, eventos e shows, assim como criação de programa de pontos e fidelidade, para se tornar mais atrativo.

Como Abrir uma Conta Corrente?

Abrir uma conta corrente é muito fácil, você pode fazer isso de maneira presencial, indo até a agência do banco que deseja possuir uma conta, e manifestar seu interesse no setor responsável.

Lá, eles irão solictar a documentação necessária, preencher a proposta de abertura e solicitar que você assine um contrato. É importe que você leia todo contrato e esclareça todas as suas dúvidas, como, valor do pacote de serviços, quais serviços terá acesso, vantagens, descontos, benefícios, dentre outros.

Ou, poderá baixar o aplicativo do banco em seu celular e fazer todo processo sem sair de casa, tudo pelo smartphone, seguindo o passo a passo, preenchendo as informações e enviando as fotos solicitadas.

Fique atento! A venda casada (uma forma de vincular a compra de um produto ou serviço a outro) constitui um crime. O Banco Central proíbe essa prática, mas os bancos sempre acham um jeito de “empurrar”um seguro, capitalização ou coisa do tipo, dizendo ser até mesmo obrigatório. Isso não é verdade, fique de olho para não ser enganado. Denuncie!

É Possível Abrir uma Conta Corrente pela Internet?

Sim! É possível!

Hoje em dia, é muito simples solicitar a abertura de uma conta. Com a crescente oferta de bancos digitais e “digitalização” dos bancos tradicionais, esse processo pode ser todo feito através do seu Smartphone.

Alguns bancos que são 100% digitais são, o Banco Pic Pay, Banco Inter, outros bancos tradicionais que já facilitam ou até mesmo já efetuam a abertura de conta corrente pela internet são Itaú e Caixa.

Quem pode Abrir uma Conta Corrente?

Atualmente, devido a digitalização dos bancos e o surgimento de diversos bancos digitais, qualquer pessoa com mais de 16 anos, que possua um CPF válido pode solicitar a abertura de uma conta corrente.

Os bancos podem negar a abertura da conta, caso o perfil do cliente não seja aprovado. As instituições financeiras costumam submeter o cadastro do cliente a uma análise de crédito, o que pode impossibilitar a abertura da conta.

Os clientes menores de 18 anos e maiores de 16, precisam estar acompanhados do seu responsável legal, caso não seja emancipado, para abrir uma conta corrente.

Documentos Exigidos para Abrir uma Conta Corrente

No geral, as instituições financeiras tradicionais, que demandam a ida até a agência para abrir uma conta, exigem que sejam apresentados documentos originais, sem violações ou rasuras.

Os documentos exigidos são: Documento de identificação com foto (RG, Carteira de Trabalho, Passaporte, RNE, dentre outros) CPF, Comprovante de Renda e comprovante de residência.

No caso dos comprovantes de Renda, são aceitos: declaração do imposto de renda, holerites, carteira de trabalho, extrato de conta, fatura de cartão de crédito, contra-cheque e Decore. Estes devem ter data de emissão de no máximo 60 dias da data de abertura da conta.

Para os comprovantes de residências, também devem ter data de emissão de até no máximo 60 dias da data da abertura da conta, em próprio nome e no caso do comprovante de residência estar em nome de terceiros, deve conter a declaração assinada pelo titular do endereço, com firma reconhecida em cartório. Não estão sendo aceitos contas de telefone celular.

Já, os bancos digitais, apenas pedem que enviem uma foto do documento de identificação pessoal (RG, CNH ou outro documento oficial) e CPF. Dispensando os comprovantes de residência, em alguns deles, e a maioria, não pede comprovação de renda, está só irá te ajudar caso, você deseje solicitar cartões de crédito, contratar empréstimos ou financiamentos.

Tipos de Conta Corrente Oferecidos pelos Bancos

Os bancos visam oferecer contas com os mais variados perfis, para agradar ao maior número de pessoas. Por isso, no mercado você irá encontrar diversos tipos de conta corrente, com nomes diferentes. Essas modalidades de contas são diferenciadas de acordo a renda, finalidade e ao perfil do cliente.

Os tipos de contas mais conhecidos são:

  •  Conta comum, que varia seus benefícios e vantagens de acordo a renda do cliente;
  • Conta Universitária, voltada para o público que está cursando graduação;
  • Conta Salário, para crédito de recebíveis da empresa ou instituição que o cliente trabalhe;
  • Conta Mesada, um tipo de conta onde s pais podem creditar a mesada do filho;
  • Conta jovem, para o público Teen ter liberdade financeira e aprender a lidar com dinheiro.