Qual melhor banco para financiamento de carro e moto?

Qual o é o melhor banco para financiar um carro? Qual banco escolher na hora de financiar uma moto?  Como escolher o banco ideal? O que devo levar em consideração? São esses e outros questionamentos que pretendemos responder, para te ajudar nada hora de fazer qualquer financiamento.


Financiar um bem móvel requer muita pesquisa e trata-se de uma decisão muito delicada, pois com toda certeza estará sendo uma responsabilidade por um bom tempo, tendo em vista que em média os financiamentos de um carro ou motos duram em média 24 meses.

Todo mundo tem o sonho de ter seu próprio carro ou moto, seja para facilitar o dia a dia, trabalhar, ou até mesmo lazer. Comprar um carro ou uma moto é algo possível e qualquer pessoa que tenha comprovação de renda pode financiar um veículo. 

Neste momento você pode pensar qual é a vantagem obtida pelas instituições financeiras em um negócio neste modelo, pois nenhum banco iria trabalhar sem uma margem de lucro. A questão funciona com as taxas de juros, específicas para cada nicho de atuação. O cliente deverá pagar uma porcentagem à vista e depois bancar parcelas com um tempo determinado. Nessas parcelas, uma taxa de juros será incluída, em valores mensais que ficam em média no valor de 1,80%, em bancos convencionais e um pouco menores em bancos de montadoras, que trabalham só com isso.


Melhor banco para financiar: Qual a menor taxa de juros?

Na hora de financiar eu carro ou sua moto, não há muito o que analisar. O que importa mesmo é a taxa de juros pratica, mas você também pode precisar ficar atento às facilidades de pagamento, benefícios oferecidos e  valor mínimo que precisará dar de entrada. Cada banco tem autonomia pra regular a sua taxa de juros e ainda podem estar fazendo negociações individualmente com cada cliente, ou seja, diferentemente de outros setores financeiros, a área do financiamento requer muita maestria no momento das negociações e acima de tudo muita fidelidade com os bancos, que sempre premiam os clientes que já são “de casa”.

Apesar da existência de inúmeros bancos tradicionais que oferecem financiamentos de veículos, ainda podemos contar com os bancos das montadoras de veículos e financeiras. Mesmo assim, com tanta concorrência, as taxas de juros não variando muito.  Atualmente, entre os bancos tradicionais, a taxa mais baixa é do Banco Santander, sendo mais baixa que da própria Caixa Econômica, que tradicionalmente oferece as menores taxas. 

Bancos com menores taxas de juros:
Caixa – 1,97%
Banco do Brasil – 1,89%
Santander – 1,85%
Itaú – 1,94%
Bradesco – 1,88%

Você poderá encontrar números diferentes do aqui apresentados, devido a oscilação do mercado financeiro. Essas foram as últimas taxas divulgadas. O ranking deve se manter assim, até o final do ano, pois os bancos acompanham um movimento gradativo de aumentos ou quedas nos valores.

Além destes bancos, também existem os bancos especificamente das montadoras, que só trabalham neste setor e oferecem preços de juros muito inferiores e por esse motivo, mais vantajosos. Você pode pensar: Então por que as pessoas não utilizam majoritariamente estes bancos? A resposta é simples, estas instituições pedem valores de entrada (montante à vista pago no momento do início do financiamento) maiores e ainda muitas vezes preferem parcelas mais caras em menos tempo, ou seja, o financiamento preferencial é para um prazo um pouco mais curto, porém nada que não possa ser negociável. Outra desvantagem é que, geralmente, carros usados não são financiados pelos bancos de montadoras, que apenas abrem essa possibilidade para a aquisição de veículos zero quilômetro.

Tratando-se de instituições que tem muitas vantagens, eles são extremamente exigentes, não aceitando nenhum cliente que tenha qualquer pendência fiscal. Toda a análise de crédito é feita por especialistas e qualquer fator que possa indicar futura inadimplência é levado em consideração e pode cancelar o pedido de financiamento.

Bancos de montadoras com menores taxas de juros:

GMAC(Chevrolet) – 1,30%
Toyota – 1,55%
Fiat – não informado
Volkswagen – 1,57%
Honda – 1,95%

De acordo a tabela de taxas de juros pré fixada,  para pessoa física na aquisição de veículos,  do Banco Central,  a BMW financeira S.S é a primeira da lista, com a menor taxa de juros de 0,97% ao mês. E a DaCasa Financeira S/A a que cobra maior taxa, cobrando 4,46% ao mês. A tabela do Banco Central apresenta dados do período de 31/07/2017 a 04/08/2017.

O que avaliar no momento de um financiamento?

Outra questão interessante é avaliar tudo que envolve um financiamento. As taxas de juros não são o único fator importante, sendo ainda necessário avaliar qual é o tempo ideal para você estender seu financiamento, já fazendo projeções financeiras conforme seus rendimentos mensais. Para tal atividade uma corretora pode ser acionada, tendo em vista que são profissionais experientes e que conhecem o funcionamento do mercado.

Outra questão muito importante que é esquecida pelas pessoas é a avaliação do CET, que é o Custo Efetivo Total, em que são avaliados todos os valores que podem aparecer durante o financiamento, como taxas extras e seguros adicionais. Muitos bancos deixam esse valor escamoteado e acabam aumentando o valor do financiamento sem que o cliente tenha a mínima consciência da existência dessas taxas. Sempre peça a descrição exata de todos os valores do CET.

Caso você já seja cliente de algum banco, tente fazer uma primeira tratativa nesta instituição, pois geralmente clientes com contas ativas ganham a possibilidade de terem taxas de juros menores, mas obviamente, nunca deixe de pesquisar em outras instituições do mercado.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *