Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

O plano de previdência privada do Mongeral Aegon é uma modalidade de investimento para quem quer deseja manter seu padrão de vida, mesmo durante a aposentadoria. Infelizmente, por ser um investimento de longuíssimo prazo, antes de ser contratado, deve ser bem estudado pois, podem ocorrer problemas no meio caminho que demandem um resgate antecipado, ou até mesmo o cancelamento do plano. Mas, será que é possível resgatar o valor investido em um plano de previdência? Como esse resgate é feito? Será necessário pagar alguma taxa pelo resgate antecipado? Como cancelar o plano de previdência? Continue lendo…

Posso solicitar o resgate antecipado do dinheiro investido na previdência do Mongeral Aegon?

Apesar de ser um investimento de longo prazo, o plano de previdência privada do Mongeral Aegon pode ter seu saldo resgatado antecipadamente. Entretanto, para que as vantagens tributárias compensem os custos do produto, é necessário que você permaneça no plano pelo tempo contratado. 

Existe carência para resgate do plano de previdência do Mongeral Aegon

Sim! Apesar da possibilidade de poder resgatar o valor investido no seu plano de previdência, você precisará respeitar o prazo mínimo de 60 dias após a contratação (carência) para poder solicitar o resgate. Todavia, você precisa ter em mente que ao resgatar o saldo antecipado, estará diminuindo os recursos acumulados em seu plano e, consequentemente, o valor de sua aposentadoria

Publicidade

Previdência do Mongeral Aegon – Tipos de resgates

Respeitado o prazo de carência, você poderá solicitar a qualquer momento o resgate dos valores investidos em seu plano de carência, e quantas vezes desejar, durante a vigência do plano. Você poderá solicitar o resgate do valor total ou do valor parcial. 

Resgate parcial antecipado – plano de previdência Mongeral Aegon

Nesse tipo de resgate você solicitará o saque de apenas parte do valor investido no seu plano de previdência até o momentos, mantendo, dessa forma, todos os benefícios do seu plano. Podendo voltar a investir a qualquer tempo. Mas, não se engane, isso não te isenta de sofrer a incidência de imposto de renda, de acordo ao regime tributário escolhido e com as taxas que serão cobradas. 

Publicidade

Resgate total anteciapado – plano de previdência Mongeral Aegon

Nesse tipo de resgate, como o próprio nome já diz, é solicitado o saque do valor total, investido até o momento. Com isso, o plano de previdência será cancelado automaticamente.

Assim como no resgate parcial, no resgate total você também receberá o valor investido descontados as taxas e imposto de renda, de acordo ao regime tributário escolhido e com as taxas que serão cobradas. 

Previdência do Mongeral Aegon- Como resgatar o valor investido antes do prazo

No ato da contratação do plano de previdência, é recomendado que você espere até o final do período contratado pois, ao solicitar o resgate antes do prazo acordado, você estará diminuindo os recursos acumulados em seu plano e, consequentemente, o valor da renda que receberá no futuro.

Publicidade

No Mongeral Aegon, para solicitar o resgate dos investimentos no seu plano de previdência privada, você deverá preencher um formulário de solicitação de resgate., assinar e entregar, junto com sua documentação pessoal em uma das unidades de atendimento Mongeral Aegon

Publicidade

Caso deseje, poderá enviar o formulário e a documentação pelo correio para Caixa Postal 40.966 – CEP 20.270-971 – Rio de Janeiro, RJ.

Após a solicitação, envio de documentos, sua solicitação será analisada e o valor será automaticamente, em sua conta corrente.

Documentação necessário para solicitar resgate do plano de previdência Mongeral Aegon?

  • Formulário de solicitação de resgate
  • Carteira de Identidade do segurado (cópia);
  • CPF do segurado (cópia);
  • Cópia do comprovante de residência do segurado, de concessionária de serviço público (água, luz ou telefone fixo) não anterior a três meses da data de sua apresentação;
  • Caso o segurado não tenha comprovante de residência, deverá entregar o documento: Declaração de Residência, juntamente com o comprovante de residência em nome de terceiros.
  • Caso possua obrigações fiscais em outros países, deverá entregar o Formulário de Informações Tributárias Complementares.

Além dos documentos listados, poderão ser solicitados outros documentos, caso o Mongeral Aegon julgue necessário.

Como cancelar o plano de previdência privada do Mongeral Aegon?

Da mesma maneira que o resgate. Entretanto, para o cancelamento, será necessário solicitar o resgate total dos recursos investidos até o momento da solicitação. Com o resgate total, o plano de previdência será extinto.

Existe incidência de Imposto de renda no plano de previdência do Mongeral Aegon?

Assim como em qualquer outra instituição, o plano de previdência do Mogeral Aegon sofre incidência do imposto de renda, seja em resgate do valor total ou parcial do seus investimentos. Essa cobrança está de acordo a legislação vigente referente à opção de tributação que você escolher no ato da contratação. Nos planos PGBL, haverá incidência de IR sobre o total resgatado, conforme a legislação vigente e a forma de tributação escolhida. Nos planos do tipo VGBL, a tributação será realizada apenas sobre os rendimentos, conforme a legislação vigente e a forma de tributação escolhida.

Previdência Mongeral Aegon- Taxas cobradas

Os planos de previdência oferecidos pelo Mongeral Aegon estão disponíveis em duas formas de tributação: progressiva e regressiva. Na Tributação Progressiva Compensável, os resgates têm a incidência de IR na fonte, feita com base na alíquota única de 15%, de forma antecipada, com posterior ajuste na declaração anual de IR. No recebimento de renda, a incidência de IR é feita conforme a Tabela Progressiva do IR vigente à época do recebimento. Na Tributação Regressiva Definitiva, a incidência de IR ocorre de forma definitiva e exclusiva na fonte, no resgate ou no recebimento de renda. Ela é variável, começando com alíquota de 35% com redução de 5% a cada 2 anos até atingir 10% para prazos acima de 10 anos. Neste caso, quanto mais tempo o dinheiro ficar investido, menor a taxa de imposto a ser paga pelo cliente.

As taxas cobradas durante o plano de previdência são: taxa de carregamento, administração e de saída. 

Taxa de carregamento

Essa taxa pode variar entre 0% até 5%, ela é cobrada em cada contribuição feita, ou seja, toda vez que você depositar qualquer quantia será cobrado essa taxa.

Taxa de administração

Essa taxa varia de 0,5% a 4% e é cobrada anualmente sobre o valor total acumulado no fundo.

Taxa de saída

A taxa de saída é, geralmente, de 0,38% em relação ao valor total acumulado (valor investido somado ao rendimento). Ele é cobrada no resgate das aplicações.

Previdência Mongeral Aegon – Contatos

Para entrar em contato com a Central de Relacionamento Mongeral Aegon, ligue no telefone 4003 3355 (das 8h às 20h, exceto feriados) se você mora numa das capitais e/ou regiões metropolitanas, ou 0800 881 3355 (24h) para todas as localidades. O atendimento exclusivo para deficientes auditivos é feito no telefone 0800 771 5472 (24h), para todas as localidades.

Caso deseje, poderá entrar em contato através do chat online, disponível no site ou enviar um e-mail