Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

A previdência privada do Santander é uma das opção para quem quer ter uma maior tranquilidade no futuro, acumulando recursos para complementar sua renda durante a aposentadoria, por exemplo. Entretanto, a vida pode revelar situação inesperadas que demandem fugir um pouco do planejamento financeiro, acarretando um resgate antecipado de recursos. Mas, será que isso é possível? Como fazer o resgate do plano de previdência Santander? É possível cancelar o plano de previdência?Quais taxas serão cobradas para o resgate antecipado? Existe incidência de impostos?

Como resgatar o dinheiro investido na previdência do Santander?

O plano de previdência privada do Santander é um tipo de investimento de longo prazo. ao contratá-lo você assume alguns riscos e é ideal que você permaneça no plano pelo tempo contratado, para que as vantagens tributárias compensem os custos do produto. Solicitar o resgate desse tipo de investimento é uma operação possível, entretanto você só precisará respeitar os prazos relacionados a carência e pagar as taxas descritas no seu contrato. 

Tipos de resgate da previdência privada Santander 

Assim como nas demais instituições financeiras, no Santander, é possível solicitar o resgate parcial ou total dos valores investidos no plano de previdência privada. Todavia, você precisa ter em mente que ao resgatar o saldo antecipado, estará diminuindo os recursos acumulados em seu plano e, consequentemente, o valor de sua aposentadoria

Publicidade

Resgate parcial do valor investido na previdência Santander

Ao solicitar apenas uma parte do valor investido no seu plano de previdência, você estará fazendo um resgate parcial e poderá manter todos os benefícios do seu plano e voltar a investir, a qualquer momento. Mas, isso não te isenta de sofrer a incidência de imposto de renda, de acordo ao regime tributário escolhido e com as taxas que serão cobradas. 

Resgate total do valor investido na previdência Santander

Ao solicitar o resgate total do valor investido você perderá todos os benefícios do seu plano de previdência pois, o resgate total implica no cancelamento do plano. Nesse tipo de resgate, você também sofrerá com a incidência de imposto de renda, de acordo ao regime tributário escolhido e com as taxas que serão cobradas. 

Publicidade

Como resgatar o valor investido na previdência Santander antes do tempo

Os planos de previdência são investimentos de longo prazo que possibilitam o resgate antecipado, porém essa operação não é recomendada, o ideal é aguardar até o final do período contratado. Pois, ao solicitar o resgate antes do tempo, você estará diminuindo os recursos acumulados em seu plano e, consequentemente, o valor da renda que receberá no futuro.

Assim como as demais instituições financeiras, o Santander não disponibiliza nenhuma informação ou ferramenta online para solicitação do resgate antecipado do saldo da previdência, seja ele parcial ou total. A solicitação de resgate deve ser feita presencialmente, indo até uma das agências do Santander. Após a solicitação o valor será transferido para sua conta e você poderá sacar em qualquer caixa eletrônico.

Observação importante: Você pode realizar resgates do seu plano sempre que necessário. Não existindo um valor mínimo para essa operação.

Publicidade

Como cancelar o plano de previdência privada do Santander?

Da mesma maneira que o resgate. Entretanto, para o cancelamento, será necessário solicitar o resgate total dos recursos investidos até o momento da solicitação. Com o resgate total, o plano de previdência é extinto.

Publicidade

Existe incidência de Imposto de renda no plano de previdência do Santander?

Sim! O plano de previdência do Santander sofre incidência do imposto de renda, seja em resgate do valor total ou parcial do seus investimentos. Essa cobrança está de acordo a legislação vigente referente à opção de tributação que você escolher no ato da contratação. Nos planos PGBL, haverá incidência de IR sobre o total resgatado, conforme a legislação vigente e a forma de tributação escolhida. Nos planos do tipo VGBL, a tributação será realizada apenas sobre os rendimentos, conforme a legislação vigente e a forma de tributação escolhida.

Quais as taxas cobradas no plano de previdência Santander?

Os planos de previdência oferecidos pelo Santander estão disponíveis em duas formas de tributação: progressiva e regressiva. Na Tributação Progressiva Compensável, os resgates têm a incidência de IR na fonte, feita com base na alíquota única de 15%, de forma antecipada, com posterior ajuste na declaração anual de IR. No recebimento de renda, a incidência de IR é feita conforme a Tabela Progressiva do IR vigente à época do recebimento. Na Tributação Regressiva Definitiva, a incidência de IR ocorre de forma definitiva e exclusiva na fonte, no resgate ou no recebimento de renda. Ela é variável, começando com alíquota de 35% com redução de 5% a cada 2 anos até atingir 10% para prazos acima de 10 anos. Neste caso, quanto mais tempo o dinheiro ficar investido, menor a taxa de imposto a ser paga pelo cliente.

As taxas cobradas durante o plano de previdência são: taxa de carregamento, administração e de saída. 

Taxa de carregamento

Essa taxa pode variar entre 0% até 5%, ela é cobrada em cada contribuição feita, ou seja, toda vez que você depositar qualquer quantia será cobrado essa taxa.

Taxa de administração

Essa taxa varia de 0,5% a 4% e é cobrada anualmente sobre o valor total acumulado no fundo.

Taxa de saída

A taxa de saída é, geralmente, de 0,38% em relação ao valor total acumulado (valor investido somado ao rendimento). Ele é cobrada no resgate das aplicações.

A previdência privada Santander é garantida pelo FGC?

Não! Essa modalidade de investimento não é não conta com a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

Previdência Santander – Contatos

Os telefones disponíveis para contato, assistências, consultas, informações e serviços transacionais são: 4004-3535 para capitais e regiões metropolitanas e o 0800 702 3535 para demais regiões.