Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

Para abrir uma conta corrente, poupança, realizar reavaliação de crédito, conceder financiamento, cartão de crédito ou empréstimo, por exemplo, os bancos costumam solicitar a apresentação de algumas documentações, dentre elas o comprovante de renda. O comprovante de renda é um documento pelo qual você poderá prova ao banco qual a sua renda mensal/anual. Por isso, decidimos escrever esse artigo, mostrando os principais documentos que podem ser utilizados com comprovantes de renda. Para saber todos os detalhes, continue lendo.

Principais documentos aceitos pelos bancos como comprovante de renda 

O tipo de documento exigido para comprovar a sua renda pode variar de acordo a instituição financeira e de acordo a sua ocupação, de como você recebe o seu salário/dinheiro. Existem quarto tipos oficiais de comprovantes de renda: Holerite/contra-cheque, Decore, declaração de imposto de renda e carteira de trabalho. Além dos documentos oficiais, também podem ser aceitos como comprovante de renda o extrato bancário e a fatura paga de seu cartão de crédito.

Publicidade

Declaração de imposto de renda – Comprovante de renda

Todo ano é exigido, pelo Governo, a declaração de sua movimentação financeira. Essa declaração é entregue à Receita Federal. Atualmente, só precisa declarar quem recebeu mais do que R$ 28.559,70 no ano de 2016 (recebimentos tributáveis). Essa declaração de imposto de renda pode ser usada como comprovante de renda. Por ser anual, não contém atualizações mensais, e por isso, muitos bancos podem solicitar algum documento complementar para comprovar sua renda.

Quem pode utilizar a declaração do imposto de renda com comprovante?

A declaração de imposto de renda é muito utilizada por autônomos. Mas, pode ser utilizada por sócios e dirigentes de empresas, assim como profissionais liberais, trabalhador rurais e assalariados, cujo a renda anual exija.

Publicidade

Como comprovar renda com carteira de trabalho.

Para pessoas que trabalham em empresas ou para pessoas física, recebendo salário fixo e com sua carteira de trabalho assinada, podem usá-la para comprovar renda. Assim como a declaração de imposto de renda, a carteira de trabalho pode não ser suficiente e o banco pode solicitar a apresentação do holerite/contracheque, com datas atuais (de até 90 dias).

Quem pode comprovar renda com a carteira de trabalho

Para comprovar renda através da carteira de trabalho, você deve ser trabalhador assalariado com registro em carteira.

Como comprovar renda com Holerite ou Contracheque

O holerite ou contracheque são recibos mensais onde está descrito todos os créditos e débitos relacionado ao período trabalhado. É um dos comprovantes de renda mais comuns e mais aceitos pelas instituições financeiras. A maioria dos bancos solicitam que o holerite/contracheque tenha data de emissão de até 90 dias da data da solicitação de abertura de conta, concessão de crédito ou qualquer outro serviço pi produto que você venha pedir ao banco.

Publicidade

Quem pode comprovar renda com Holerite ou Contracheque

O holerite e contracheque são comprovantes de renda utilizados por trabalhadores assalariados, aposentados, pensionistas e servidor público.

Publicidade

Como comprovar renda com DECORE

DECORE significa Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos. Ela é expedida por um contador legalizado, ou seja registrado no Conselho Regional de Contabilidade. Essa declaração serve para comprovação de renda de pessoas que não possuam trabalho de carteira assinada, como autônomos. Para emitir um Decore, o contador irá te solicitar alguns documentos como comprovantes, extratos, declaração de imposto de renda, dentre outros.

Quem pode comprovar renda com DECORE

O Decore é um comprovante de renda ideal para trabalhadores autônomos, profissionais liberais, trabalhadores rurais e rentistas (quem vive de aluguéis ou outros investimentos).

Como comprovar renda com extrato bancário

Muitas vezes, o extrato pode não ser aceito como comprovante de renda. Mas, caso você não tenha outro tipo de comprovação, poderá apresentar o extrato dos últimos 3 meses de sua conta bancária. As máquinas de autoatendimento dos bancos já possuem essa opção, mas o melhor é solicitar a impressão junto ao seu gerente. Ele irá assinar e carimbar o documento, dando maior validade.

Observação importante: Nunca falsifique um documento, isso é crime! Além disso, será um trabalho perdido pois os bancos e financeiras possuem meios de verificação de autenticidade.

Outros Comprovantes de renda aceitos pelos bancos

Apesar de não serem documentos oficiais, algumas financeiras menos exigentes, podem aceitar como comprovante de renda, boletos quitados, contas pagas e até mesmo faturas de cartão de crédito. Para comprovar sua renda com esses documentos, basta apresentá-los junto com o comprovante de quitação.