Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

Contratar o Brasilprev tem lá suas vantagens, como complementar sua aposentadoria, realizar projetos, diversificar seus investimento, dentre outras. Esse tipo de investimento é de longo prazo, e o ideal é que você se certifique que não irá precisar do dinheiro a curto prazo, pois a permanência no plano por algum tempo é fundamental para que as vantagens tributárias compensem os custos do produto. Mas, a vida é cheia de surpresas e você pode precisar do dinheiro investido, antes do tempo. Para te ajudar nesse processo, iremos explicar tudo sobre a possibilidade do resgate antecipado do Brasilprev , o que fazer e como resgatar os valores investidos.

Como resgatar o dinheiro investido no Brasilprev

O Brasilprev é uma previdência privada, um tipo de investimento, oferecido pelo Banco do Brasil, de longo prazo. É ideal que o resgate desse tipo de investimento ocorra apenas ao final do prazo contratado. Mas, isso não impede que você solicite o resgate antes do tempo, você só precisará respeitar os prazos relacionados a carência. 

Publicidade

Tipos de resgate do Brasilprev

É fundamental que você tenha conhecimento de que ao solicitar o resgate antes do tempo, você diminui os recursos acumulados em seu plano e, consequentemente, o valor de sua aposentadoria. Caso você precise do valor investido antes do tempo, poderá solicitar o resgate total ou parcial.

Resgate parcial do valor investido no Brasilprev

É possível fazer o resgate parcial do valor investido. O resgate parcial é quando você solicita apenas parte do valor investido. Isso possibilita manter todos os benefícios do seu plano e voltar a investir, no momento mais adequado. Infelizmente, mesmo no sendo parcial, o resgate irá sofrer incidência de imposto de renda, de acordo ao regime tributário escolhido. 

Publicidade

Resgate total do valor investido no Brasilprev

O resgate total ocorre quando você solicita todo o valor investido no Brasilprev. Isso implica no cancelamento do investimento e a perda dos benefícios do seu plano.

Como resgatar o seu investimento no Brasilprev antes do tempo

Como dito anteriormente, embora seja possível, não é aconselhável realizar resgates do plano, o ideal é que você espere o tempo programado para o recebimento do seu investimento.Solicitando o resgate antecipadamente, você diminui os recursos acumulados em seu plano e, consequentemente, o valor da renda que receberá no futuro.

Apesar do Banco do Brasil possuir um excelente aplicativo, e no seu “Menu” está disponível a opção “Brasilprev”, o resgate total ou parcial não pode ser feito por meios eletrônicos. Para solicitar o resgate total ou parcial do seu plano do Brasilprev, você precisará ir até uma das agências do Banco do Brasil, mais próxima e solicitar o resgate. Você terá o valor transferido para sua conta e poderá sacar em qualquer caixa eletrônico.

Publicidade

Observação importante: Você pode realizar resgates do seu plano sempre que necessário. Não existindo um valor mínimo para essa operação.

Publicidade

Existe incidência do Imposto de renda no Brasilprev?

ao solicitar o resgate do Brasilprev, sobre os valores resgatados haverá incidência de imposto de renda, conforme a legislação vigente referente à opção de tributação que você escolheu no ato da contratação. Nos planos PGBL, haverá incidência de IR sobre o total resgatado, conforme a legislação vigente e a forma de tributação escolhida. Nos planos do tipo VGBL, a tributação será realizada apenas sobre os rendimentos, conforme a legislação vigente e a forma de tributação escolhida.

Taxas e tarifas de Tributação do Braislprev

O Brasilpreve oferece duas formas de tributação a progressiva e a regressiva. Na Tributação Progressiva Compensável, os resgates têm a incidência de IR na fonte, feita com base na alíquota única de 15%, de forma antecipada, com posterior ajuste na declaração anual de IR. No recebimento de renda, a incidência de IR é feita conforme a Tabela Progressiva do IR vigente à época do recebimento. Na Tributação Regressiva Definitiva, a incidência de IR ocorre de forma definitiva e exclusiva na fonte, no resgate ou no recebimento de renda. Ela é variável, começando com alíquota de 35% com redução de 5% a cada 2 anos até atingir 10% para prazos acima de 10 anos. Neste caso, quanto mais tempo o dinheiro ficar investido, menor a taxa de imposto a ser paga pelo cliente.

Telefone para contato com o Brasilprev

A central de Atendimento atende todos os dias úteis, das 8h as 18h, no telefone 0800 729 7170