Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

A morte ainda é um assunto deliciado que ninguém gosta de falar mas, é preciso estar preparado para todos os momentos e se previnir de problemas futuros. Nesse artigo, pretendemos esclarecer suas duvidas sobre o que fazer e como proceder, quando algum familiar falecer e você precise acessar os recursos disponíveis na conta bancária dele.

Hoje isso pode parecer uma bobagem, um assunto que você não queira nem pensar mas, é de extrema importância saber o que fazer quando alguém falecer, principalmente, quando o assunto é dinheiro e você precisar sacar o valor da conta.

Publicidade

O que acontece com o dinheiro da conta de quem morre?

Os bens de quem já morreu incluem, além de imóveis e automóveis, todos os recursos disponíveis em investimentos, poupanças e contas correntes. Todos eles devem ser contabilizados como herança e partilhados entre todos os herdeiros. Por isso, todo o dinheiro em qualquer conta, de qualquer banco, fica disponível para partilha e saque de seus respectivos herdeiros.

É possível sacar o dinheiro na conta de um falecido?

Sim. É possível sacar o valor disponível em conta bancária de quem já morreu. Mas, esse processo não é simples e o saque feito de forma negligente pode ser considerado crime.

Publicidade

É crime sacar recursos da conta de quem morreu?

Depende do tipo de conta e de como o saque foi realizado. Se a conta for individual, o saque dos recursos disponíveis na conta de quem já morreu pode ser considerado dilapidação de bens, caso isso seja feito antes de todo o processo de inventário e partilha entre os herdeiros, sem a devida autorização judicial. Quem o realizar, deverá ressarcir todos os demais herdeiros, quando houver.

Caso a conta seja conjunta solidária, onde há mais de um titular, o saque poderá ser feito sem problemas pelo outro titular. Na conta conjunta do tipo solidária é possível que o outro titular retire o saldo disponível, em caso de falecimento, sem necessidade de inventariar o valor ou intervenção judicial.

Publicidade

Em contas conjuntas de qualquer outro tipo, simples ou não-solidária, o valor será bloqueado e só poderá ser retirado após todo processo de inventário e autorização judicial.

Publicidade

Quem pode sacar o dinheiro da conta de um falecido?

Qualquer pessoa legalmente autorizada, ou seja, herdeiro, maior de 18 anos e capaz. Como explicado anteriormente, os herdeiros deverão esperar tudo processo de inventário e partilha. Já quem possui conta conjunta solidária, poderá sacar a qualquer tempo.

Como saber em qual banco o falecido possuia conta?

Dentre todas as etapas que envolvem sacar dinheiro da conta de quem já faleceu, essa é a mais simples. Através de pedido judicial, o Banco Central fornece o acesso ao Registrado, onde você poderá acessar os dados do SCR (Sistema de Informações de Crédito do Banco Central) e do CCS (Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional) do falecido, onde estão registrados todas as contas abertas e encerradas (se for o caso), com datas, nome de cada instituição e número da conta.

Como sacar o dinheiro na conta de quem já morreu?

Após todo sofrimento, vem a parte burocrática, onde será resolvida a partilha de bens e outros aspectos legais que envolvem o falecimento de uma pessoa.

Para sacar o dinheiro em uma conta bancária de quem já faleceu, seja ela corrente ou poupança, o primeiro passo é procurar um advogado para dar entrada no processo de herança. Você poderá dar entrada ao inventário direto no cartório, até 30 dias após o falecimento. Mas, é interessante ter ajuda de um advogado, que te orientará em todo processo do inventário, auxiliando na hora de fazer o levantamento de todos os bens, contas, investimentos, leitura de testamento, divisão entre os herdeiros, dentre outros aspectos legais relacionados.

Após todo o processo de inventário, o juiz decidirá como será feita a partilha entre os herdeiros e poderá nomear um procurador que ficará responsável por ir até a instituição financeira, com a decisão judicial em mãos, sacar o dinheiro disponível nas contas do falecido e fazer a divisão entre os herdeiros.

Quanto tempo demora para poder sacar o dinheiro da conta de quem já morreu?

Depende. Alguns processos de inventário podem ser resolvidos em até 60 dias, que podem ser prorrogados por pedidos de juiz em casos específicos e judiciais por até 12 meses. Por isso, não conte com esse dinheiro. O levantamento só pode ser feito de imediato se o dinheiro for utilizado para pagar as despesas do inventário.