Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

Os pagamentos em cartões de crédito e débito, representam um parcela significativa do faturamento dos lojistas, chegando, em alguns casos, até 85%. Atualmente, não aceitar pagamentos por meios dos cartões é impraticável, mas antes de optar por qualquer maquininha é necessário pesquisar sobre todas as taxas e tarifas cobradas, inclusive a da antecipação de crédito. 

O que é antecipação de crédito?

 Quem tem qualquer tipo de comércio de produtos ou serviços, e aceita pagamento por meio das maquininhas de cartões de crédito, aumentam suas as vendas e, consequentemente o lucro. Entretanto, existem os prazos para que esse valores fiquem disponíveis para os lojistas, seguindo regras de acordo a maquininha de cartão contratada e a quantidade de parcelas que a compra foi dividida. Mas, caso o lojista necessite do valor antes do previsto, pode solictar a antecipação de crédito.

Antecipação de crédito é quando o lojista efetua vendas no cartão de crédito, fica com saldo a receber e solicita receber o valor referente a essas vendas, antes do prazo contratado. Para liberar essa transação, as administradoras cobram uma taxa. 

Publicidade

Taxas cobradas na antecipação de crédito 

Cada instituição praticam suas próprias taxas e tarifas. Todas elas estão expressas no contrato e devem ser analisadas com carinho, antes de optar por uma maquininha e não outra. Além disso, a taxa cobrada varia de acordo ao modelo da maquininha, quantidade de parcelas em que a compra foi divida e se você irá cobrar os juros do parcelamento ao seu cliente ou arcará com esse custo. Outro item que é levado em conta na hora de taxar a antecipação de crédito é o relacionamento que sua empresa tem como a administradora do cartão.

No geral, as taxas de antecipação de crédito podem variar entre 3,59% e 5,99%. Além disso, existem administradoras que cobram até 2,99% ao mês, em vendas parceladas, tornando a taxa de antecipação ainda mais alta. 

Publicidade

Vale a pena solicitar antecipação de crédito?

É muito comum, em momentos de consumo mais restrito, que os lojistas solicitem as empresas de cartões a antecipação de crédito, ao realizar essa solicitação, o valor pode ficar disponível na conta da empresa, quase que imediatamente, reforçando o fluxo de caixa, auxiliando o empreendedor com alguma pendência ou resolução de alguma emergência financeira.

Muitas vezes, os banco ou instituições que administram as maquininhas de cartão, liberam a antecipação de até 365 dias, de forma automática e tudo pode ser feito pela internet. Todavia, essa facilidade toda pode se transformar em um problema, reduzindo bastante o lucro da empresa, não se mostrando um bom negócio, principalmente para as pequenas empresas

A antecipação de recebíveis é uma “faca de dois gumes”, ao mesmo tempo que ela é uma opção para salvar o seu caixa, pode se tornar uma vilã, caso você a solicite repetidas vezes, quebrando o seu negócio. Você, como empresário, deve avaliar a real necessidade da antecipação para criar um problema ainda maior do que o qual deseja resolver antecipando o recebimento do crédito.

Publicidade

 

Publicidade

Como solicitar a antecipação de crédito

No geral, a solicitação de antecipação pode ser feita através dos canais de atendimento de cada administradoras de maquininhas de cartões. Muitas delas, já possuem aplicativos, pelos quais esse procedimento pode ser feito. Para saber como solicitar a antecipação da sua maquininha, você terá que entrar em contato com a administradora.