O Pix é um sistema super moderno, que foi criado pelo Banco Central no final de 2020 e já se popularizou, pois as transações permitem o recebimento quase que instantâneo do valor enviado. E se tornou o segundo meio de pagamento mais utilizado, perdendo apenas para os cartões de débito e crédito. 

Como toda transação bancária, o PIX também possui regras a serem seguidas e limites que visam oferecer mais segurança para os usuários e ao próprio sistema.

Quanto posso transferir via PIX?

O limite para envio de PIX varia de acordo ao horário, a instituição financeira e ao relacionamento do cliente com o banco:

Para transferência via PIX realizadas entre 6h e 20h, você pode transferir 100% do limite diário/mensal que tem disponível em sua conta. Desde que haja saldo.

Esse limite diário/mensal é instituído pelo próprio banco ao seu usuário. E esse valor máximo não pode ser menor que o estabelecido para transferências via TED.

De acordo ao estabelecido pelo Banco Central o Pix não possui limite mínimo ou máximo. Podem ser realizadas transações a partir de R$0,01.

O limite máximo deve ser estipulado pela instituição financeira que irá estabelecer os valores baseados em critérios de mitigação de riscos de fraude e de critérios de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. 

Já para as transferências via PIX realizadas entre 20h e 6h existe o limite de até R$ 1 mil. Esses limites são praticados apenas em, contas pessoa física e MEI.

Caso você deseje, poderá solicitar junto ao seu banco tanto o aumento, quanto diminuição do limite para transferências via PIX.

Esses limites podem ser diferentes. Você pode optar por um limite para transações diurnas e outro limite diferente para as transações noturnas. Entretanto, essas solicitações podem levar até 48 horas para serem atendidas.

Outra opção é cadastrar limites transacionais diferentes. Para envio de transferência via PIX com valores superiores aos limites estabelecidos pelo banco basta cadastrar contas específicas para esse recebimento.

Dessa forma, as contas cadastradas poderão receber transferência via PIX com limite estabelecido por você, a qualquer horário, deixando as demais com limite máximo estabelecido pelo banco.


Lisana Pontes
Lisana Pontes

Sou apaixonada pelas possibilidades que o mundo digital nos oferece. Amo pesquisar, ler, explorar, experimentar e falar. Encontrei, aqui, um excelente lugar, onde eu posso "conversar" e compartilhar tudo que aprendo. O que me faz evoluir, crescer e aprender ainda mais.

Escrever um comentário

Seu email não aparecerá publicamente.