Como Abrir Conta no Banco do Brasil (Aplicativo no Celular)

Os bancos 100% digitais já são uma realidade. Eles são perfeito para quem tem intimidade com o uso de plataformas digitais e quer fugir de toda burocracia do banco tradicional. Por isso, o Banco do Brasil está investindo em novas tecnologias, possibilitando a abertura de contas pela internet, tudo 100% digital.


Nesse artigo, te ensinaremos o passo a passo de como abrir uma conta no BB, quais os documentos necessários, quais tipos de conta são oferecidas pela instituição financeira, quem pode abrir uma conta e muito mais. Continue lendo!

Tipos de contas Banco do Brasil

O Banco do Brasil é um banco completo e oferece um leque de opções de contas, cada uma delas com exigências e vantagens exclusivas.


Os tipos de contas disponíveis para pessoa física são: Conta Corrente Comum, Conta Fácil BB, Conta Salário, Conta Jovem e Conta Universitária.

Conta Fácil BB

Essa modalidade de conta permite a realização de transações  gratuitas e ilimitadas por canais eletrônicos como internet banking, aplicativo para celular (mobile banking) e caixas eletrônicos.

É uma conta corrente com limite para movimentação mensal.

Vantagens da Conta Fácil BB

A conta digital no Banco do Brasil é uma modalidade de conta corrente para uso por meios eletrônicos, sem ir até as agências. Sua abertura é imediata.

O seu diferencial é cobrar tarifas bem reduzidas, ou até mesmo oferecer gratuidade, no pacote de serviço. 

Uma das principais vantagens é não haver a cobrança de taxas para transferências entre contas do banco do Brasil, DOCS, TEDS, Saques, depósitos, recarga de celular, pagamento de contas e boletos.

Além disso, o cliente recebe o cartão Ourocard Elo para efetuar transações como saques e compras na modalidade de débito automático.

Desvantagens da Conta Fácil BB

A principal desvantagem da Conta Fácil BB é o limite de movimentação mensal de R$ 5.000,00

Outra desvantagem desse tipo de conta é a indisponibilidade de serviços como o cartão de crédito, cheques e investimentos financeiros.

Quem Pode Abrir Conta no Banco do Brasil pelo celular

A conta corrente aberta pelo celular está disponível para pessoa física ou jurídica, que ainda não possua outra modalidade de conta no Banco do Brasil.

Para abrir uma conta no BB a pessoa física deve ser nascida e com domicílio fiscal no Brasil, capaz e não PEP (Pessoa exposta politicamente). Além disso, você deve ter idade igual ou superior a 18 anos e possuir CPF válido.

Documentos para Abrir conta no Banco do Brasil pela Internet

Durante o processo de abertura da conta corrente Banco do Brasil, será solicitado que você envie fotos dos seus documentos para avaliação. Serão solicitados imagens do seu RG ou CNH (ou outro documento de identificação com foto), CPF, comprovante de residência e comprovante de renda.

Os documentos devem estar em boas condições, sem rasuras ou violações. Os comprovantes de renda e residência devem ter data de emissão de até 60 dias da data de abertura da conta. No caso dos comprovantes de endereço, caso não estejam no seu nome (solicitante de abertura da conta), deverá solicitar ao titular do comprovante de residência, que escreva uma carta de próprio punho, alegando que você reside no endereço, assinando e reconhecendo assinatura em cartório.

Passo a passo de Como Abrir uma Conta Fácil BB – pela celular

Passo 1 – Baixe o aplicativo BB no seu celular. O aplicativo está disponível no App Story e no Google play. Clique em “Abrir nova conta” e, em seguida, selecione “PARA VOCÊ”, para abrir uma conta para pessoa física ou , “PARA EMPRESA”, caso deseje abrir uma conta pessoa jurídica.

Passo 2 – Acesse o aplicativo e clique em “Quero abrir uma conta”.

Passo 3 – O aplicativo é intuitivo, siga digitando os dados solicitados.

Passo 4 – Agora é hora de escolher a sua agência. Encontre a agência mais próxima a você.

Passo 5 – Leis os Termos de abertura e condições de uso da conta. Em seguida, aceite-os.

Passo 6 – Se desejar ter uma conta Fácil, já pode parar por aqui. Você já poderá movimentar sua conta. Para dar prosseguimento, e abrir uma conta corrente, deverá clicar em “Fazer upgrade de conta”.

Passo 7 – Selecione os serviços e produtos do BB que você quer ter em sua conta.

Passo 8 – Envie uma selfie e fotos dos seus documentos. Tenha cuidado para estar em um local com boa conexão, de preferência wi-fi e boa iluminação para as fotos. Para tirar fotos dos documentos solicitados, coloque-os em uma superfície plana e lisa e tenha cuidado para que a foto saia legível.

Passo 9 – Pronto! Após enviar fotos de todos os documentos solicitados, aguarde até 3 dias úteis, você receberá uma mensagem, informando a situação da análise.

Cliente com conta corrente aberta pela internet, tem agência de relacionamento Banco do Brasil?

Sim, ao abrir sua conta corrente pela internet, você deverá escolher uma agência de relacionamento, dentre as mais de 5 mil espalhadas por todo Brasil. Na agência escolhida, você poderá ter acesso a atendimento pessoal com seu gerente, esclarecer dúvidas, resolver possíveis problemas, dentre todos os serviços disponíveis aos demais correntistas do Banco do Brasil.

Conta Corrente Comum BB

A conta corrente comum do Banco do Brasil pode ser individual ou conjunta. ela conta com diversos benefícios, produtos e serviços. 

Vale a pena abrir uma conta corrente no Banco do Brasil pela internet

O Banco do Brasil é uma instituição de muita tradição e credibilidade no mercado financeiro, que oferece aos clientes a comodidade de abrir uma conta corrente pela internet.

A conta corrente aberta pelo aplicativo é a mesma conta corrente aberta direto na agência, você terá todos os benefícios e vantagens de ser um correntista BB, sem precisar sair de casa.

Sim! Vale a pena abrir uma conta corrente no BB pela internet.

É um processo simples e seguro, você poderá escolher os produtos e serviços BB que desejar. Seus dados irão para análise e em 3 dias úteis o banco enviará uma mensagem.

Como abrir uma conta corrente no Banco do Brasil – pela internet

Além de poder ser aberta em uma das agências do Banco do Brasil , a conta corrente também pode ser aberta através do aplicativo em seu celular.

Após abertura da Conta Fácil, você deve fazer um upgrade. É muito simples. 

Passo 1 – Acesse o seu aplicativo, na página inicial, clique no “Menu completo”.

Passo 2 – Clique em “Upgrade de conta”, irão aparecer as opções disponíveis. É só escolher,

Como Fazer Cartão de Crédito BB no Aplicativo

Passo 1 – No mesmo aplicativo, você irá selecionar “CARTÃO DE CRÉDITO”.

Passo 2 – Clique em “CONTINUAR”e em seguida, digite o número do seu CPF e clique em “OK”. 

Passo 3 – Leias as informações e clique em “SIM, EU CONCORDO”.

Passo 4 – Selecione os benefícios que você deseja ter em seu cartão e complete o cadastro, com as informações solicitadas. O aplicativo também solicitará o envio de uma selfie e fotos do seu documento de identificação, comprovante de residência e renda.

Passo 5 – Seus dados serão analisados e em até 5 dias úteis, o banco enviará uma resposta.

Conta Jovem BB

A conta Jovem oferecida pelo Banco do Brasil é destinada a jovens entre 12 e 21 anos que ainda não ingressaram na faculdade. 

Vantagens da Conta Jovem do Banco do Brasil

A Conta Jovem oferece algumas vantagens como a emissão de cartão de débito para livre movimentação da conta, recebe depósitos, inclusive mesada programada, possui acesso via aplicativo gratuito do Banco do Brasil, por onde pode consultar saldos, extratos, realizar pagamentos, recarga de celular, entre outros serviços. 

Esse tipo de conta não disponibiliza linhas de crédito.

Como abrir Conta Jovem no BB

A Conta Jovem pode ser aberta em uma agência do Banco do Brasil. Basta dirigir-se a agência mais próxima com todos os documentos necessários e solicitar abertura.

O menor de 18 anos, deve estar acompanhado do seu responsável. Menores de 16 não precisam assinar o contrato, apenas os responsáveis assinarão e menores entre 16 e 18, devem assinar o contrato de abertura da conta, junto com o seu responsável.

Documentos necessários para abrir a Conta Jovem

  • Carteira de identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de residência emitido a menos de 90 dias.

Observação: Os responsáveis por menores de 18 anos também devem apresentar os mesmos documentos.

Conta-Salário BB

Este tipo de conta ajuda organizar o pagamento dos funcionários de uma determinada empresa, de forma mais segura tanto para o empregado quanto para o empregador. Ela é é destinada a receber salários, soldos, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares.

Vantagens da Conta Salário BB

A Conta-Salário Banco do Brasil é utilizada para receber, obviamente, salário e todos os outros direitos de um trabalhador, como FGTS, décimo terceiro salário, etc.

Ela poderá ser movimentada através da internet e aplicativo gratuito do banco. 

Nenhuma taxa é cobrada ao trabalhador, sendo qualquer tipo de tarifa que houver, ela será de responsabilidade da empresa que contratou os serviços da Conta-Salário.

Como abrir uma conta salário do Banco do Brasil

Para abrir uma Conta-Salário do Banco do Brasil é necessário que o empregador tenha vínculo com o banco e contrate o serviço.

Este não é um dever/direito de qualquer funcionário, a menos que a empresa onde ele trabalhe resolva aderir a este modo de pagamento.

As contas são abertas pelo próprio empregador. Somente empresa pagadora poderá solicitar abertura de conta salário na instituição financeira que processa a folha de pagamento.

Conta Universitária BB

A Conta Universitária oferecida pelo Banco do Brasil é destinada aos estudantes com idade entre 16 e 28 anos. 

Não é necessário comprovar renda e pode ser aberta diretamente em uma agência BB ou através do seu smartphone, pelo aplicativo BB.

Vantagens da Conta Universitária do Banco do Brasil

  • Aplicativo exclusivo e gratuito;
  • Emissão de cartão de crédito personalizado ;
  • Cartão com limite de até R$1.200,00 sem necessidade de comprovar renda;
  • Descontos em shows, espores e eventos culturais;
  • 6 meses de isenção na tarifa do SMS;
  • Emissão de saldo e extrato via internet ou aplicativo gratuito.

Como abrir Conta Universitária no Banco do Brasil

Se você é menor de 18 anos, só conseguirá abrir sua conta universitária exclusivamente em agência de sua referência. Basta ir acompanhado de um responsável, apresentar os documentos necessários e solicitar abertura.

Além da opção de abertura na agência, os universitários com idade a partir de 18 anos, tem a opção de abrir a conta universitária através do aplicativo para smartphone.

Para isso, você deverá baixar o aplicativo do Banco do Brasil. Seguir o passo a passo descrito acima, no item “Passo a passo de Como Abrir uma Conta Fácil BB – pelo celular”. 

com a conta já aberta, acesse-a através do aplicativo e selecione “FAZER UPGRADE DE CONTA”.

Será necessário completar seu cadastro, enviando uma foto do seu comprovante de matrícula. Pronto! É só aguardar a análise do cadastro e em 3 dias úteis, você receberá um retorno da sua proposta.

Documentos para abertura da conta universitária

Além dos documentos em comum com os solicitados para abertura da conta Fácil, a conta universitária exige o envio de o comprovante da condição de universitário, que pode ser a declaração da instituição de ensino, comprovante de matrícula, contrato firmado entre a instituição de ensino e o aluno ou carteira estudantil e o CNPJ da instituição de ensino.

Como Migrar para BB Conta Fácil (Banco do Brasil)

Essa modalidade de conta corrente, instituída pelo medida do conselho monetário nacional desde 01/03/2011, permite a realização de transações gratuitas e ilimitadas por canais eletrônicos como internet banking, aplicativo para celular (mobile banking) e caixas eletrônicos.

Quem pode migrar para conta digital Banco do Brasil

Qualquer cliente que já possua uma conta corrente no Banco do Brasil, maior de 18 anos e com rende de até R$ 4.000,00, pode migrar para conta digital, também conhecida como conta eletrônica.

Quando o cliente possuir mais de uma conta, ele deve encerra-la, ficando com apenas uma conta e, aí sim, solicitar a migração para conta digital.

Como migrar para Conta Digital – Passo a Passo

É muito fácil migrar para conta digital, basta seguir alguns passo:

Passo 1 – Dirija-se à sua agência do Banco do Brasil.

Passo 2 – no setor de atendimento ao cliente, solicite ao atendente a mudança de pacote, para pacote Digital.

Passo 3 – Pronto! Sua conta digital começará a valer a partir do dia 05 do mês subsequente a solicitação.

É importante lembrar que:

  • O novo pacote só começará a valer no mês subsequente ao do mês em que a solicitação de migração for feita.
  • No caso de uso dos meios não eletrônicos (guichê de caixa, correspondente no País ou atendimento telefônico com auxílio de telefonista) o cliente não fará jus à isenção das tarifas previstas na regulamentação, podendo ser cobradas nesse caso as tarifas constantes da tabela anexa à Resolução 3.919/10. Se os meios eletrônicos não estiverem disponíveis, o acesso aos canais de atendimento não eletrônicos não pode ser objeto de tarifa.

Como encerrar a Conta Fácil BB

Apesar de poder ser aberta através de aplicativo em celular,  não dispõe da mesma facilidade para encerramento.

A conta digital é uma conta com tarifas mais baixas ou até mesmo gratuita, que dá direito ao cliente de fazer todas as transações por meio eletrônico.

Por que encerrar uma Conta Fácil BB

A conta fácil BB tem muitas vantagens, como a gratuidade do pacote de serviços. Por ser uma conta gratuita, tem suas limitações e em determinado momento pode ser uma desvantagem para o cliente.

Um dos motivos que pode levar ao cliente fechar sua conta fácil BB é o limite de movimentação mensal de R$5.000,00, o que pode ser um problema para clientes que precisem de uma movimentação maior.

Outro aspecto que pode levar ao cliente encerrar sua conta é a ausência de disponibilidade de emissão de cartão de crédito. Um serviço não disponível para esse tipo de conta, assim como cheque ou realizar qualquer outro tipo de investimento como, CDB, poupança, ações, fundo de investimentos, etc. 

Além disso, se o cliente passar a usar os atendimentos presenciais, guichês de atendimento ao cliente ou caixa, correspondentes bancários ou atendimento telefônico com auxílio de telefonista, deverá pagar pelos serviços de acordo a Resolução 3.919/10 Bacen (Banco Central) e a tabela de tarifas vigentes. E em determinado momento, essa conta pode passar a custar mais caro que uma conta corrente tradicional e levar o cliente a encerrar a conta fácil BB.

Como fechar uma conta fácil BB

O encerramento da conta fácil BB não é tão simples como sua abertura, demanda tempo e disponibilidade do cliente, pois só pode ser feito na agência correspondente a sua conta, não estando disponível, esse serviço, nos canais de auto-atendimento, nem muito menos no aplicativo.

O cancelamento da conta fácil BB só pode ser feito pelo seu titular, portando seu documento de identificação oficial, com foto (RG, CNH, Passaporte, Carteira de Trabalho, etc).

Para tanto, o titular deve ir a agência, portando seu documento de identidade e solicitar na agencia o termo de encerramento de conta-corrente, Assinar e, para sua segurança, solicitar um via desse termo ou um documento similar que comprove a intenção de cancelamento por parte do cliente, para evitar problemas futuros. 

O encerramento da conta não é instantâneo, ele é solicitado no momento da entrega do termo de encerramento assinado e o banco pode levar até 30 dias para efetivar o fechamento. 

Uma outra solução para encerrar a conta fácil BB com pacote gratuito é zerar a conta e não mais movimentar por seis meses. A conta encerrará automaticamente.

É importante lembrar que:

  • O encerramento da conta é definitivo e leva até 30 dias para ser efetuado, após recebimento solicitação.
  • É importante que o saldo da conta esteja zerado no momento da solicitação de encerramento.
  •  Cliente Conta BB que não possui pacote gratuito, pode alterar o pacote para gratuito, pelo aplicativo, zerar a conta, não movimentar e aguardar 6 meses, após esse período a conta encerrará automaticamente.
  • Ao encerrar a conta, o cartão de débito é automaticamente cancelado.
  • A solicitação de encerramento de conta pode ser feita em qualquer agência do Banco do Brasil.

Contatos do Banco do Brasil

  • A central de atendimento BB está disponíveis nos telefones: 4004 0001 ou 0800 729 0001.
  • O telefone do SAC é 0800 729 0722.
  • o telefone para contato de deficientes auditivos/fala: 0800 729 0088
  • A ouvidoria BB: 0800 729 5678.
  • Você também pode entrar em contato com o Banco do Brasil pelas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *