Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

Em algumas localidades não é viável para a Caixa Econômica Federal abrir uma estrutura de banco completa, com gerentes, cofre e todo o aparato necessário, por isso existem os correspondentes bancários. A criação de tal forma de negócio visa desafogar os bancos de uma grande concentração de clientes, o que ajuda bastante em alguns dias do mês, quando aumenta o fluxo de clientes para pagamento.

como abrir um correspondente caixa

Um correspondente da Caixa é uma mini agência bancária responsável por prestar alguns ser serviços bancários, mas não todos. Os mais comuns são abertura de conta corrente e poupança, pagamento de contas deste ou de outros bancos, recarga de celular, saques e depósitos. O correspondente tem filiação a uma agência e na verdade ele não abre as contas, mas envia os dados para a agência e essa faz as devidas verificações e assim pode abrir a conta ou poupança.

Publicidade

Algumas das vantagens para o dono de empresário que deseja abrir um correspondente da Caixa são ter clientes fidelizados, o apoio da Caixa para padronizar e gerenciar seu negócio e ter maior fluxo de clientes, pois pagamentos é de longe o maior responsável pelo aumento de clientes. O lucro vem por serviço prestado, ou seja, quanto mais clientes forem atendidos, mais lucros são possíveis.

Os estabelecimentos comerciais autorizados a ser correspondentes precisam cumprir algumas regras como ter fluxo de caixa compatível com as operações bancárias, ambiente seguro, ter como frequentadores o principal público alvo da Caixa, os cadastrados em Bolsa Família, PIS, Seguro-Desemprego e INSS, vendam produtos da cesta básica. Também devem prestar todos os serviços do contrato e não apenas escolher alguns, cumprir as regras de atendimentos preferencial, cumprir as leis de lavagem de dinheiro e ser for um correspondente da Caixa, não pode ser de outro banco.

Publicidade

Passo a passo para abrir um correspondente da Caixa

O primeiro passo, caso você não seja ainda, é ser um cliente Pessoa Jurídica da Caixa, ou seja, cliente PJ e com isso terá que ter CNPJ devidamente legalizado, contrato social, documento com foto dos sócios, comprovante de residência da empresa atualizado e ir até uma agência da Caixa abrir sua conta.

Publicidade

Os documentos necessários para abrir um correspondente da Caixa são:

  • estatuto da empresa e
  • Certificado de Regularidade do FGTS
  • Certidão Negativa de Débito com INSS
  • Certidão Negativa quanto à Dívida Ativa da União
  • Certidão Negativa de Débitos de Tributos e Contribuições Federais (MF/Receita Federal)
  • Comprovante de Inscrição Estadual 
  • Comprovante de inscrição Municipal
  • Declaração de inscrição do SIMPLES, se for o seu modelo de negócio

Haverá uma pesquisa da situação cadastral tanto da empresa como dos sócios e exigência de declaração de antecedentes criminais dos sócios da empresa, o que pode ser obtido online de forma gratuita. Vá até uma agência com todos os documentos e espere a aprovação cadastral para começar os trabalhos. Há um treinamento sobre o padrão de atendimento, gerenciamento do negócio e monitoração constante da agência a qual você se filiar para evitar tanto um bom atendimento como crimes de lavagem de dinheiro, bem comuns. 

 

Publicidade