Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

Os cartões de crédito são produtos bastante atrativos aos clientes, quem tem adora e quem não tem é louco para ter um.

Além de aumentar o poder de compra, possibilitando o cliente comprar produtos ou serviços pelos quais não teria condições de pagar a vista, dividindo em várias vezes sem juros, o cartão de crédito ainda oferece muitas outras vantagens e benefícios, como o programa acúmulo de pontos, onde as compras são revertidas em pontos que podem ser trocados por produtos ou serviços, inclusive passagens aéreas; desconto e ofertas em estabelecimentos parceiros, dentre outros.

Muitos cartões de crédito podem ser solicitados pela internet, sem a necessidade de envio de documento, e até mesmo comprovação de renda, o que torna o produto bem atrativo, fazendo com que as pessoas não pensem nem duas vezes antes de pedir o seu, sem ao menos prestar atenção nas taxas que serão cobradas. A mais conhecida é a anuidade.

Publicidade

Afinal, o que é anuidade?

Anuidade é a taxa cobrada, pela emissora, aos clientes para uso do cartão de crédito. Essa taxa está de acordo às normas do Banco Central do Brasil, pode ser cobrada a vista (de uma vez) ou em parcelas mensais. Essa taxa não tem uma regulamentação que limite o valor máximo a ser cobrado, o que deixa as instituições a vontade para cobrar a taxa que lhes convêm. Além disso, essas taxas são reajustadas anualmente e chegam a ter mais de 900% de reajuste de uma no para outro.

Muitas instituições oferecem descontos e até mesmo isenção da anuidade no primeiro ano de uso e não avisam quando começam a cobrar, o que pode ser uma surpresa no final do mês, por isso, antes de fechar negócio e sair assinando todas as propostas de adesão que vier pela frente, procure saber mais sobre essas taxas.

Publicidade

Como saber o valor da anuidade do cartão de crédito?

Cada emissor de cartão de crédito pode cobrar uma taxa diferente, isso também depende do tipo de cartão que o cliente escolha, a sua bandeira, se é de aceitação nacional ou internacional., dentre outros aspectos. Mas, para saber o valor que será cobrado por sua anuidade é bem fácil. Essa informação está disponível nos sites dos bancos emissores (geralmente na seção cartões), nas centrais de atendimento, no contrato de adesão e na própria fatura do cartão de crédito.

Publicidade

Como baixar o valor da anuidade, ou até mesmo ficar isento

O valor da anuidade do cartão de crédito pode ser negociado, e dependendo da negociação, o cliente pode até ficar isento de pagar a taxa.

A barganha é o melhor caminho, mas para barganhar, você deve ter algo a oferecer. Começando por um bom histórico.  Um cliente com bom histórico, tempo de relacionamento, que possui outros serviços, investimentos, e etc, pode conseguir facilmente o desconto na anuidade, e até mesmo a isenção da taxa.

Algumas dicas para a negociação são:

Publicidade

Dica 1 – Pesquise em bancos concorrentes o preço da anuidade de cartões parecidos com o seu, veja a menor tarifa e em seguida, entre e contato com a administradora (call center), apresente a proposta, fale de maneira serena sobre a taxa menor oferecida pelo outro banco. Se você estiver com as contas em dia e usa bastante o cartão, tem mais chances de conseguir baixar a taxa de anuidade. O negócio é insistir, e se for o caso, sob pena de cancelamento.

Dica 2 – Converse com seu gerente do banco, tire um tempo e vá até a sua agência. A conversa pessoal funciona melhor, caso você tenha um bom relacionamento com o banco (dinheiro investido e/ou produtos e serviços contratados, como seguros, débito automático de contas de consumo e recebimento de salário). Solicite a isenção da anuidade, em muitos casos o gerente pode não conseguir a isenção, mas pode diminuir muito o valor dessa taxa.

Dica 3 – Muitas instituições financeiras, oferecem o programa de recompensa, com o acúmulo de pontos. Você pode, na maioria das instituições, utilizar essa pontuação para abater o valor a anuidade do seu cartão de crédito, por isso não saia transferindo seus pontos, sem ao menos saber o que irá valer , de fato, a pena. Para melhor esclarecimentos, entre em contato com a central de atendimento do seu cartão, ou do banco , ou até mesmo com o seu gerente.

Dica 4 – Procure saber quais serviços e benefícios, como cobertura internacional e programa de fidelidade, compõem essa tarifa anual, veja quais dele você não usa e tente cancelar para baratear a anuidade.

Dica 5 – Barganhe a isenção da unidade fazendo um seguro de vida ou residencial, isso pode ajudar a melhorar seu relacionamento com o banco, o que gera maior flexibilidade nos descontos da tarifa. Você pode até pensar que não fará diferença, pois irá continuar pagando, mas ressalto que seguros oferecem vários benefícios. Vale a pena  dar uma olhada, conhecer e escolher o que mais te agrada.

Observação importante: Sempre mantenha a calma durante a negociação. A ameaça de cancelar o cartão só deve ser usada em último caso e se o você realmente pretende cumpri-la.