Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

Os aposentados fazem parte de um grupo muito importante para a economia brasileira e ao contrário do que muitos pensam, eles também buscam empréstimos e fazem investimentos a curto e longo prazo. O importante é o aposentado saber qual é a melhor maneira dele fazer o empréstimo e ainda mostrar quais os bancos disponíveis e quais as suas linhas de juros, além é claro de tantas outras informações que são relevantes no momento de iniciar um empréstimo.

Qual o melhor empréstimo para aposentados?

São vários os tipos de empréstimos disponíveis, porém o mais indicado para os aposentados é o empréstimo consignado, por tratar-se de algo com linhas de juros reduzidas e ainda não comprometer mais que 30% da renda mensal, ou seja, é algo que pode-se ter uma vida tranquila conciliada com as parcelas.

Publicidade

O empréstimo consignado só pode ser feito por trabalhadores da iniciativa privada, funcionários públicos ou aposentados pelo INSS. Para os dois últimos é mais fácil do empréstimo ser aprovado, pelo fato de terem renda estável e fixa, já que na iniciativa privada demissões podem acontecer.

Neste tipo de empréstimo, a instituição financeira vai retirar o valor das parcelas diretamente do salário do cliente, ou seja, quando o dinheiro chegar em sua conta já vai ter os devidos descontos. O máximo que pode ser financiado é um valor que as parcelas não passem de 30% da renda mensal durante as parcelas, ou seja, nenhuma parcela pode consumir mais do que 30% do seu rendimento no mês.

Publicidade

Para fazer este tipo de negociação você não precisa ser correntista do banco em questão, apenas deverá analisar as listas de bancos disponibilizados pelo INSS ou órgão relacionado a sua aposentadoria. Todos os bancos da lista estarão abertos a negociações e avaliações de suas condições.

Publicidade

O rendimento do banco vem em virtude dos juros cobrados mensalmente. Não existe uma regulamentação nacional de juros, ou seja, cada banco vai oferecer um valor de balcão, que é aquela primeira taxa de juro que o banco apresenta pra você quando chega na agência, além das possíveis negociações. Você pode fazer uma proposta para o banco, como por exemplo transferir sua conta corrente, algo que pode ser aceito e abater uma porcentagem dos juros.

Juros por bancos:

BCO SAFRA S.A. – 2,05
BCO DAYCOVAL S.A – 2,05
PARANA BCO S.A. – 2,06
BCO CACIQUE S.A. – 2,08
SUL FINANCEIRA S.A.-CFI – 2,09
BANCO INTERMEDIUM S/A – 2,10
BANCO SEMEAR – 2,10
BANCO PAN – 2,11
BCO BMG S.A. – 2,11
BARIGUI S.A. CFI – 2,11
BCO DO BRASIL S.A. – 2,13
BCO DO NORDESTE DO BRASIL S.A. – 2,13
ITAÚ UNIBANCO BM S.A. – 2,13
BCO VOTORANTIM S.A. – 2,14
MERCANTIL BRASIL FIN S.A. CFI – 2,14
BANCO BONSUCESSO S.A. – 2,14
BCO SANTANDER (BRASIL) S.A. – 2,15
BCO INDUSTRIAL DO BRASIL S.A. – 2,15
BCO MERCANTIL DO BRASIL S.A. – 2,15
BCO CETELEM S.A. – 2,16
LECCA CFI S.A. – 2,16
ITAÚ BMG CONSIGNADO – 2,16
BCO BRADESCO S.A. – 2,17
BCO BRADESCO FINANC. S.A. – 2,19
FACTA S.A. CFI – 2,23

Publicidade

Todos estes valores são referentes aos juros específicos para aposentados e pensionistas do INSS.

Qual o melhor banco?

A lista é objetiva, porém muitas outras questões entram em vigor neste momento. Caso você já seja cliente de algum banco, busque o seu gerente de vendas e negocie um empréstimo, tendo em vista que o banco, para lhe manter como cliente, pode aproximar valores em relação a outras instituições.

Sempre faça análise em todos os bancos disponíveis na sua região (alguns bancos da lista são específicos de regiões do Brasil) e veja outros fatores importantes, como tempo de pagamento do empréstimo e custos extras que possam surgir.

Todos os bancos vão fazer uma análise de seu nome na praça, pesquisando o histórico de negociações e caso achem alguma inadimplência, isso pode servir como justificativa para uma resposta negativa para o empréstimo consignado.

Se a minha aposentadoria for cancelada?

Só faça esse tipo de empréstimo quando tiver certeza de sua aposentadoria, até pelo fato que que será uma exigência do banco. Se por algum motivo sua aposentadoria for cancelada durante o pagamento, você deverá pagar o valor integral do empréstimo ou então renegociar essa dívida como um empréstimo normal, em que as taxas de juros são maiores do que a de um empréstimo consignado.

O empréstimo consignado é a melhor forma do aposentado conseguir os valores que necessita. Outros empréstimos vão apresentar juros mais altos e não são tão seguros quanto este, que só comprometerá 30% da renda. O idoso pode fazer dois empréstimos consignados ao mesmo tempo, porém a soma dos dois nunca poderá ultrapassar o comprometimento de 30%, portanto este é o limite, sendo estabelecido por lei do Banco Central do Brasil.