Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

Em busca de garantir a segurança de todos os usuários, dos próprios bancos e de todo o sistema financeiro, as instituições financeiras investem pesado no desenvolvimento de novos mecanismos de segurança. Além dos cartões com leitura de chip, senhas alfanuméricas e tokens, o mais novo recurso de segurança é a biometria.

O que é biometria? Quais os tipo de biometria?

Em termos simples, é uma assinatura biológica e individual. No caso dos bancos, é normalmente traduzida através da leitura da impressão digital ou palma da mão, existindo leitores biométricos de outras partes do corpo como da íris dos olhos.

No Brasil, atualmente, existem dois tipos de biometria utilizadas pelos bancos: leitura de impressões digitais e da palma da mão. A biometria é considerada o meio mais seguro de identificação do usuário para ter acesso a conta bancária e realizar transações.

Publicidade

O que fazer quando a leitura biométrica não funcionar?

Caso você tenha sua biometria já cadastrada no sistema do banco e ela não seja reconhecida por algum terminal, você pode simplesmente tentar fazer a transação de outro terminal de auto atendimento. Caso o erro persista, será necessário você entrar em contato com seu gerente, indo pessoalmente até sua agência para realizar o recadastramento da sua biometria.

Vale a pena cadastrar a biometria?

Sim, vale a pena! Umas das grandes vantagens de possuir o cadastro biométrico é a segurança pois, quando você cadastra seu perfil biométrico, não utilizará mais os códigos numéricos acesso a conta, eliminando assim o risco de fragilidade do código, evitando golpes. Com a biometria o acesso a conta se torna mais fácil e ágil, e além disso, alguns bancos aumentam os limites em até 10 vezes, por conta da maior segurança que o uso da biometria nos caixas eletrônicos proporciona.

Publicidade

Como cancelar a biometria já cadastrada?

O cancelamento da biometria não é nada simples, até porque os bancos tem como objetivo cadastrar a biometria de 100% dos seus clientes. Uma vez cadastrada, sua biometria não terá como se cancelada. Isso só ocorrer quando há algum problema ou erro de leitura, para um novo recadastramento em seguida.

De qualquer forma, você pode tentar cancelar sua biometria junto ao seu gerente, indo até sua agência. Mas, essa solicitação não tem nenhuma garantia de ser aceita.

Como usar os caixas eletrônico sem leitura biométrica?

Por seu uma novidade, muitas agências ainda contam com terminais de autoatendimento que não possuem a tecnologia de leitura biométrica. Por isso, pode existir a necessidade de usar as senhas numéricas e combinações de letras nesses terminais. Além disso, em alguns bancos é necessário fornecer algumas informações pessoais como nome da mãe, três primeiros dígitos o CPF, mês de nascimento, entre outros.

Publicidade

É obrigatório realizar o cadastramento biométrico no banco ?

Não! Nenhum cliente é obrigado a realizar o cadastramento biométrico. Entretanto, os bancos sugerem que seja feito, e, de certa forma, acabam obrigando ao dificultar o acesso aos serviços, instalando a maioria dos terminais de autoatendimento com o sistema de leitura biométrica, diminuindo os limites de saques, pagamentos, transferências e outras transações realizadas apenas com as senhas.

Publicidade

O que acontece se não cadastrar minha biometria no banco?

O cliente é livre e pode se recusar a realizar o cadastro biométrico. Todavia, a conta bancária é um contrato voluntário e por tempo indeterminado, e pode ser encerrada por qualquer uma das partes envolvidas, tanto o banco quanto o cliente. Por isso, o banco pode se negar a continuar a fornecer o serviço e encerrar sua conta, devido a sua resistência em realizar o cadastramento da biometria. Esse cancelamento é legítimo quando o banco segue todos os passos estabelecidos pelo Banco Central.