Como Cancelar Biometria do Caixa Eletrônico

Em busca de garantir a segurança de todos os usuários, dos próprios bancos e de todo o sistema financeiro, as instituições financeiras investem pesado no desenvolvimento de novos mecanismos de segurança. Além dos cartões com leitura de chip, senhas alfanuméricas e tokens, o mais novo recurso de segurança é a biometria.


O que é biometria? Quais os tipo de biometria?

Em termos simples, é uma assinatura biológica e individual. No caso dos bancos, é normalmente traduzida através da leitura da impressão digital ou palma da mão, existindo leitores biométricos de outras partes do corpo como da íris dos olhos.

No Brasil, atualmente, existem dois tipos de biometria utilizadas pelos bancos: leitura de impressões digitais e da palma da mão. A biometria é considerada o meio mais seguro de identificação do usuário para ter acesso a conta bancária e realizar transações.

O que fazer quando a leitura biométrica não funcionar?

Caso você tenha sua biometria já cadastrada no sistema do banco e ela não seja reconhecida por algum terminal, você pode simplesmente tentar fazer a transação de outro terminal de auto atendimento. Caso o erro persista, será necessário você entrar em contato com seu gerente, indo pessoalmente até sua agência para realizar o recadastramento da sua biometria. 


Vale a pena cadastrar a biometria?

Sim, vale a pena! Umas das grandes vantagens de possuir o cadastro biométrico é a segurança pois, quando você cadastra seu perfil biométrico, não utilizará mais os códigos numéricos acesso a conta, eliminando assim o risco de fragilidade do código, evitando golpes. Com a biometria o acesso a conta se torna mais fácil e ágil, e além disso, alguns bancos aumentam os limites em até 10 vezes, por conta da maior segurança que o uso da biometria nos caixas eletrônicos proporciona.

Como cancelar a biometria já cadastrada?

O cancelamento da biometria não é nada simples, até porque os bancos tem como objetivo cadastrar a biometria de 100% dos seus clientes. Uma vez cadastrada, sua biometria não terá como se cancelada. Isso só ocorrer quando há algum problema ou erro de leitura, para um novo recadastramento em seguida.

De qualquer forma, você pode tentar cancelar sua biometria junto ao seu gerente, indo até sua agência. Mas, essa solicitação não tem nenhuma garantia de ser aceita.

Como usar os caixas eletrônico sem leitura biométrica?

Por seu uma novidade, muitas agências ainda contam com terminais de autoatendimento que não possuem a tecnologia de leitura biométrica. Por isso, pode existir a necessidade de usar as senhas numéricas e combinações de letras nesses terminais. Além disso, em alguns bancos é necessário fornecer algumas informações pessoais como nome da mãe, três primeiros dígitos o CPF, mês de nascimento, entre outros.

É obrigatório realizar o cadastramento biométrico no banco ?

Não! Nenhum cliente é obrigado a realizar o cadastramento biométrico. Entretanto, os bancos sugerem que seja feito, e, de certa forma, acabam obrigando ao dificultar o acesso aos serviços, instalando a maioria dos terminais de autoatendimento com o sistema de leitura biométrica, diminuindo os limites de saques, pagamentos, transferências e outras transações realizadas apenas com as senhas.

O que acontece se não cadastrar minha biometria no banco?

O cliente é livre e pode se recusar a realizar o cadastro biométrico. Todavia, a conta bancária é um contrato voluntário e por tempo indeterminado, e pode ser encerrada por qualquer uma das partes envolvidas, tanto o banco quanto o cliente. Por isso, o banco pode se negar a continuar a fornecer o serviço e encerrar sua conta, devido a sua resistência em realizar o cadastramento da biometria. Esse cancelamento é legítimo quando o banco segue todos os passos estabelecidos pelo Banco Central.

Mais Artigos Relacionados:


4 opiniões sobre “Como Cancelar Biometria do Caixa Eletrônico

  • março de 2020 em 17:00
    Permalink

    Minha mae esta doente das pernas como ela vai receber , se ela usa biometria e ela só tem a mim ainda mais com a pandemia do coronavírus.

    Resposta
  • janeiro de 2020 em 4:58
    Permalink

    Acredito que os bancos não estão preocupados com a segurança dos clientes ao exigir o cadastramento biométrico, e sim com o objetivo de formar um banco de dados das pessoas para fazer negócios e ganhar dinheiro com esse banco de dados biométricos. Caso alguém sofra um grave acidente e, estando internado, necessite de fazer um saque urgente para pagar o atendimento médico, essa pessoa não terá como solicitar que a esposa, filhos ou outros parentes levem o seu cartão e façam o saque da quantia necessária. Nesse caso, uma vida poderá ser perdida apenas por essa exigência dos poderosos banqueiros. Ou estarei enganado pensando assim?

    Resposta
    • maio de 2020 em 23:29
      Permalink

      Exatamente isso, eu penso que se a pessoa permitesse que um parente próximo pudesse realizar o saque como 2º titular para facilitar por que como disse o colega a cima como fica em uma situação urgente se pessoa não tiver condições de retirar o seu próprio dinheiro!

      Resposta
      • maio de 2020 em 7:55
        Permalink

        Minha mãe tentou ver seu saldo na conta usando só a biometria , mais quando preencheu a agência e conta ao invés de confirmar ela cancelou..
        Aí começamos novamente o processo e novamente preencheu a opção de conta e agência ela confirmava..mais aí já não passava disso .
        Pq na tela aparece a frase.
        “SENHA CANCELADA
        PROCURE SUA AGÊNCIA”
        Como assim!! Senha cancelada Se ela usou a biometria? Alguém pode explicar.

        Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *