Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

Uma solução simples para viabilizar o recebimento do salário, as instituições financeiras, em parceira com as empresas, seja pública ou privada, disponibilizam a abertura da Conta salário. Uma conta específica para recebimento dos proventos pagos pelo empregador.

Neste artigo, listamos todos os prós e contras dessa modalidade de conta. Continue lendo.

Publicidade

Como funciona uma conta salário?

A conta salário pode receber salários de empresas públicas ou privadas, aposentadorias, pensões e similares. Restando ao empregado , titular da conta, apenas a assinatura do contrato.

Esta conta não é uma conta de depósito a vista comum, conhecida como conta corrente, pois não recebe depósito ou transferência de outra fonte que não seja o empregador. 

Publicidade

Com a conta salário confirmada, a empresa envia a folha de pagamento e é autoriza a transferência sistemática em dia específico todos os meses dos pagamentos direto na conta. Ao empregado resta só sacar o dinheiro.

Como abrir uma conta salário

O passo a passo para abrir uma conta salário é bem simples. A empresa entra em contato com o banco e faz a sua própria conta corrente pessoa jurídica com seus documentos. Envia a solicitação de todos os empregados a fazerem a conta salário e este vai até a agência e abre a sua conta. Os documentos necessários são identidade, CPF ou documento oficial com foto com os dois números, comprovante de residência. Não é necessário levar comprovante de renda, este já é informado pela empresa no ato de abertura.

Como é uma conta limitada de movimentos, o cliente pode optar por abrir uma conta corrente no mesmo banco ou em outro e transferir o seu dinheiro automaticamente. O salário cai na conta salário, mas este é direcionado em até 12h para a sua conta comum e poder movimentar, usar função débito, ter direito a cartão de crédito e outros serviços.

Publicidade

Todas as empresas devidamente legalizadas podem pedir uma conta salário a seus funcionários, basta ter sua documentação em dia, seja de pequeno, médio ou grande porte. Se há um contrato entre empresa e banco, a instituição bancária é obrigada a abrir a conta salário sem exigir qualquer pré requisito ao cliente, mesmo este estando com seu nome no SPC / Serasa por dívidas com o próprio banco.

Publicidade

pros e contras de uma conta salario

Vantagens de Abrir uma Conta Salário

  • Não é necessário pagar taxas de manutenção de conta. Como é uma obrigação do empregado receber o dinheiro por uma conta salário, uma escolha da empresa, o Banco Central do Brasil não permite a cobrança de taxas de manutenção de conta e pacotes de serviços.
  • A comodidade de receber em um banco o salário e segurança são enormes vantagens. Sem ela algumas empresas pagam em cheque e isso requer uma ida ao banco para depositar. Pagamento em dinheiro não é seguro.
  • O dinheiro pode ser sacado tanto em caixas bancários como em modelos de Banco 24h ou terminais de auto atendimento do seu banco
  • Você pode sacar em qualquer local do país e até exterior mesmo sendo apenas uma conta salário, basta ter uma agência ou terminal eletrônico do seu banco.
  • Facilita a contratação de créditos como o empréstimo consignado.
  • Não é feita nenhuma consulta ao SPC ou Serasa.
  • Possibilita a compra com cartão, na opção débito.

Desvantagens de Abrir uma Conta Salário 

  • É permitido apenas receber o salário e saques de sua conta salário. Não pode receber dinheiro de qualquer outra fonte ou ter cartão de crédito e cheques. Apenas cartão de saque, modalidade débito.
  • Não são permitidos financiamentos ou consórcios nesta conta.
  • Beneficiários do INSS não podem receber com uma conta salário
  • Você não escolhe o banco que quer uma conta salário, mas sim a empresa. Não pode abrir uma em qualquer banco, apenas a pré determinada por seu empregador.
  • É permitido apenas um titular;\.
  • Quem encerra a conta é o empregador. No geral quando há demissão a empresa avisa ao banco e a conta é encerrada.
  • Não permite realizar transferências.