Advertisements
Sim, é possível fazer um empréstimo consignado mesmo estando com o nome sujo. Nessa linha de crédito, as parcelas da dívida são descontadas diretamente em folha de pagamento ou do benefício recebido pelo INSS.
Com a garantia que irá receber o pagamento das parcelas, sem atraso, o banco facilita, cedendo o crédito consignado para pessoas que estão com o nome negativado.
Empréstimo – Por que é um Bom Negócio?
O empréstimo consignado é uma boa opção para quem precisa pagar uma dívida com a taxa de juros muito cara, como cartão de crédito ou o limite do cheque especial. Se você está dentro do grupo de consumidores que podem solicitar esse tipo de empréstimo (como funcionários públicos, aposentados e pensionistas do INSS), opte por solicitar o pelo empréstimo consignado ao invés do crédito pessoal. O principal motivo para tal escolha é a taxa de juros cobrada. Com a garantia de pagamento ela acaba sendo a mais baixa do mercado, em comparação a outros empréstimos.
Se você está negativado, provavelmente, não conseguirá outro tipo de crédito com tanta facilidade e vantagens, ou acabar caindo em armadilhas de financeiras que emprestam dinheiro para quem está com o nome sujo (como a Crefisa, por exemplo), cobrando taxa de juros muito altas, fazendo você pagar, muitas vezes, até o dobro do que pegou emprestado.
O Banco Pode Negar o Crédito?
Sim, pois a negativação nem sempre impede a liberação do empréstimo, porém, alguns bancos se recusam a emprestar dinheiro para os consumidores que estejam nessa situação. Existem bancos que fazem o consignado mesmo com algumas restrições no CPF do consumidor. Já outros, aceitam restrições leves e outros não aceitam nenhum tipo de restrição.
Advertisements
Em caso de qualquer dúvida, entre em contato com a instituição que você quer contratar o empréstimo consignado e pergunte se o banco exige que a sua situação precise estar regularizada para que a liberação do crédito possa acontecer. Em qualquer uma das formas, o quanto antes você limpar o seu nome, melhor.
Se você não sabe se está negativado, ou onde está devendo, pode consultar os sites do Serasa e/ou Boa Vista SCPC. Esses dois site, oferecem a consulta gratuita do seu CPF e Score de Crédito. Basta seguir o passo a passo explicativo e realizar o seu cadastro.
Pré-Requisitos para Solicitar Empréstimo com o Nome Sujo
- Ter idade igual ou superior a 18 anos;
- possuir CPF em situação regular junto a receita federal
- Ser correntista de algum banco;
- Ter a carteira assinada por empresa parceira de instituição financeira que possuam linha de crédito consignado;
- Ser servidor público, aposentado, pensionista, ou militar;
Como Fazer Empréstimo com o Nome Negativado?
Ao solicitar um empréstimo com o nome negativado, mesmo o crédito consignado, é importante que você saiba que sua solicitação pode ou não ser aceita.
Além disso, o valor do crédito a ser liberado depende do seu nível de endividamento, ou seja, se quanto de margem consignável você ainda possui e, dependendo disso, é possível que o empréstimo seja cedido.
Advertisements
Entretanto, isso pode variar de um banco para outro, pois cada instituição financeira possui seus próprios critérios de análise de crédito, o que determina a aprovação do crédito ou não e, o limite a ser liberado.
Caso você precise de uma quantia em dinheiro para quitar suas dívidas e está com o nome sujo, converse diretamente com o gerente da sua conta bancária. Pois, o banco possui grande interesse em emprestar dinheiro, mesmo sabendo que alguns clientes possam ter o nome sujo, afinal é dessas operações que eles obtém lucros.
Com tudo isso em mente, vá em busca da melhor oportunidade, que apresente a menor taxa de juros, atrelada a um bom prazo e com parcelas que caibam no seu atual orçamento.
Não contrate o primeiro crédito que conseguir, PESQUISE!
Você deverá ir em sua agência, para conversar com o setor responsável e fazer sua atualização cadastral, pois é possível que sua renda esteja desatualizada (o que diminui sua chances de conseguir o crédito) analise a taxa cobrada. Depois disso, siga até outras instituições financeiras, compare tanto o valor do crédito cedido, quanto prazo de pagamento, valor das parcelas e taxa de juros cobrada, só depois, opte (é claro) pela melhor opção, contratando o empréstimo consignado.