Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

O Pix chegou para facilitar a vida de todos os usuários. Mas junto a essa facilidade, surgiram também novas modalidades de fraudes que estão fazendo muitas vítimas. Para que você saiba como agir e a quem procurar, caso suspeite ou seja vítima de um golpe com Pix e também saiba se proteger, escrevemos esse artigo. 

O que Fazer Caso Você Suspeite ou Seja Vítima de Golpe com Pix?

De acordo as instruções do Banco Central do Brasil (Bacen), caso você suspeite ou seja vítima de um golpe, o primeiro passo é ir a delegacia mais próxima e registrar uma ocorrência. Não é necessário entrar em contato com a instituição, já que o Bacen não possui competência para investir crimes ou instaurar eventuais ações penais.

Para registrar a ocorrência você deverá fornecer os dados que estão presentes no comprovante da transação: ID da transação, Valor, Data/hora da liquidação, descrição (caso preenchida), Nome da instituição do recebedor, Nome do recebedor, CPF ou CNPJ.

Publicidade

Caso a transação tenha sido feita através de chave aleatória, basta informar a chave utilizada.

Em seguida, com o seu boletim em mãos, você deverá registrar uma reclamação na instituição financeira na qual o golpista possui a conta.

Publicidade

Outra providência que você deve tomar é informar ao seu banco sobre a sua suspeita ou confirmação de golpe. Dessa forma, sua instituição financeira poderá efetuar uma marcação da chave Pix para qual você realizou a transferência, bem como todos os outros dados do cliente recebedor, contribuindo para evitar novos casos de golpes, através do Mecanismo Especial de Devolução, em vigência desde 16/11/21. Possibilitando que o seu banco possa adotar procedimentos que bloqueiem os recursos, o que facilita a devolução, caso a fraude seja confirmada. Observações importantes: O CPF do titular da conta não é exibido por completo, mas apenas alguns números, uma vez que as instituições participantes do Pix não são obrigadas a exibir todos os dados, de qualquer forma, forneça todos os dados possíveis.

Publicidade

Tipos de Golpes com Pix Mais Comuns

Os golpistas são bem ardilosos e possuem uma criatividade sem precedentes, sempre em busca de novas formas de enganar e se aproveitar de cidadãos de bem. Aqui, listamos 6 tipos mais comuns de golpes com Pix. Leia e fique atento para não ser a próxima vítima.

1 – Golpe Phishing e Smishing

Nesse tipo de golpe o Pix é utilizado como uma espécie de isca, com intuito de te enganar e roubar seus dados.

Para isso, o golpista costuma enviar uma mensagem para diversas pessoas, por email ou SMS. Essas mensagens são facilmente confundidas com as enviadas pelas instituições financeiras, onde eles solicitam algumas ações como “fazer o cadastro do Pix” .

Publicidade

Junto a mensagem é enviado um link, no qual você é induzido a clicar, que te leva a uma página falsa, be, parecida com o site do seu banco. Lá, eles solicitam todas as suas informações pessoais, assim como senhas e tokens.

Dessa forma, o criminoso recebe todos os dados necessário para invadir e realizar todas as transações que desejar.

Por isso, sempre utilize os canais oficiais de contato e o próprio aplicativo do banco para cadastrar suas chaves Pix, entrar em contato com o atendimento ou realizar outras transações. Jamais clique em links recebidos por e-mail, WhatsApp ou SMS, (mesmo que eles pareçam oficiais).

2 – WhatsApp clonado

Cerca de 15 mil pessoas sofrem diariamente com a clonagem de WhatsApp, de acordo a dados oficiais. E a partir da clonagem do Wpp, os golpistas entram nas conversas da vítima e enviam mensagens para seus contatos, enviam mensagens pedindo dinheiro. No geral, o teor das mensagens expressam urgência, pedindo que essa transferência seja feita via Pix, muitas vezes para uma conta de terceiros.

Por mais estranho que pareça, esse tipo de golpe funciona muito bem, j;a que os bandidos contam histórias bem convincentes e até informam o prazo de devolução do valor “emprestado”.

Nesses casos, ao receber esse tipo de solicitação de algum parente ou amigo, o ideal é que antes de realizar a transferência, você confirme com o solicitante se é ele mesmo que está pedindo, através de uma ligação normal ou até mesmo uma chamada de vídeo.

3 – QR Code Falso

O Pix realmente veio para facilitar e com isso, disponibiliza a praticidade de captar as informações para realização do Pix via QR code. Basta apontar o celular, escanear o código e confirmar a transação. Mas, muita calma nessa hora. antes de confirmar finalizar a operação, confira cuidadosamente se as informações estão corretas. Desde os dados ao valor que será transferido.

4 – Falsa Central Telefônica

De fato, não da para confiar 100% em nada. Os golpistas atacam de todos os jeitos e por todos os lados, incluindo através de ligações telefônicas, onde eles alegam estar entrando em contato a partir da central telefônica oficial da instituição e inventam mil e uma histórias alegando que podem auxiliar a ativar o pix ou qualquer outra conversa que te leve a informar seus dados.

Saiba que nenhuma instituição financeira entra em contato com seus clientes solicitando a confirmação de dados ou tentando fazer testes com o Pix.

Caso você receba algum contato parecido, não forneça nenhum dado e entre em contato com o seu banco informando dessa tentativa. 

5 – Alerta de Problemas com o Pix

Nesse tipo de golpe, os bandidos costumam enviar um SMS com um “Alerta de Problemas com o Pix Cadastrado”ou “Problemas com a sua conta” e sugerem que você acesse determinado link enviado para corrigir o problema. Mas, ao clicar no link, o cliente ;é direcionado a uma página falsa onde o golpista colhe todas as informações pessoas, incluindo senhas e tokens, para usar como bem entenderem, realizando transferências via Pix para outras instituições.

6 – Desconto em Contas de consumo

Você já ouviu alguém falar que “quando a esmola é demais, o santo desconfia”? Sempre esteja atento a vantagens oferecidas.

Os bandidos são ardilosos e bastante convincentes, e se aproveitam de nossa inocência. Eles ligam, oferecem descontos inexistentes em contas de água, energia elétrica, telefone e outros., alegando que esses descontos são possíveis caso o pagamento seja realizado através de Pix.

E, claro, o dinheiro é transferido direto para alguma conta da quadrilha.

Nesses casos, desligue o telefone. E , se ainda tiver dúvidas sobre esse tipo de desconto, entre em contato diretamente com a empresa e esclareça todas as suas dúvidas.

Alguns Cuidados para Evitar Cair em Golpes do Pix

1 – Os cadastros das suas chaves Pix devem ser realizados apenas através do aplicativo e sites oficiais do banco. Nunca clique em links enviados através de redes sociais, WhatsApp, e-mail e SMS.

2 – Você pode escolher como uma chave do Pix o seu CPF, e-mail, telefone ou a chave aleatória gerada pela instituição financeira, dentro do aplicativo. Nunca a confunda com a sua senha, que é composta de 4 ou 6 números, a depender da instituição, que são solicitadas quando você quer realizar alguma transação financeira. 

3 – Ao realizar qualquer transação via Pix, antes de confirmar e finalizar a transação, verifique os dados de quem está recebendo o valor. Se ficar em dúvida, não realize a transação.

4 – O banco nunca entra em contato solicitando nenhum dado, senha ou token. Por isso, jamais forneça esse tipo de informação fora dos canais oficiais como os aplicativos e sites.

5 – Jamais compartilhe o código de verificação do seu WhatsApp.

6 – Antes de aproveitar qualquer tipo de benefício ou vantagem oferecida, entre em contato com a empresa para confirmar e só após essa confirmação, dê continuidade.

7 – Sempre cheque os remetentes das mensagens recebidas.

8 – Não clique em links desconhecidos.

9 – Nunca acesse seu aplicativo ou site da instituição financeira de computadores públicos , no seu trabalho ou em lan house, por exemplo.

Apesar de todos os cuidados ainda corremos o risco de ser mais uma vítima pois as táticas de golpes são diversas e cada vez mais convincentes. Esteja sempre atento!