Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

Os caixas de autoatendimento dos bancos disponibilizam diversos serviços, facilitando a vida de todos nós. Um desses serviços é o saque. Os caixas eletrônicos possuem tecnologia avançada e são bastante seguros mas, nem tudo é perfeito e podem ocorrer algumas falhas. Mas, o que fazer se após realizar toda operação de saque, o dinheiro não sair?

O que fazer se o dinheiro não ficar disponível após saque em no caixa eletrônico?

Por mais estranho que pareça, esse problema é mais comum do que se imagina. Muita gente já enfrentou esse perrengue e ficou perdido, sem saber o que fazer, principalmente se o caixa de autoatendimento não for em uma agência ou o saque tenha sido realizado fora do horário do expediente bancário. Mas, calma! Iremos descrever todo o passo a passo a ser seguido para te ajudar a resolver esse problema.

Passo a passo de como proceder caso o dinheiro não saia após saque em caixa eletrônico

Passo 1 – A primeira coisa a fazer é verificar se o valor sacado foi descontado em sua conta. No mesmo caixa eletrônico ou em outro, consulte o extrato de sua conta. Caso o valor não tenha sido descontado, você poderá solicitar o saque novamente. O ideal é que você repita a operação em outro caixa. 

Publicidade

Passo 2 – Após consultar seu saldo e verificar que o valor foi descontado da sua conta, entretanto as cédulas não tenham ficado disponível, faça imediatamente, uma reclamação formal junto a instituição financeira. 

Passo 3 – Após notificar ao banco sobre o ocorrido, você deverá aguardar até 5 dias úteis para que o banco possa resolver o problema, devolvendo o saldo a sua conta. 

Publicidade

Como reclamar sobre dinheiro que não ficou disponível após saque em caixa eletrônico?

Na agência, em horário de experiente: Se o seu problema com a indisponibilidade das cédulas após o saque, ocorrer em um terminal de autoatendimento dentro da agência, em horário de expediente, será mais fácil de resolver. Basta se dirigir a um atendente e expor a situação, ele irá te orientar como proceder e realizar a formalização da reclamação. 

Fora da agência ou fora do horário de expediente: Caso a agência já esteja fechada, ou o terminal de autoatendimento esteja fora da agência, o ideal é que você entre em contato com o banco através do telefone da cabine ou número impresso no cartão (normalmente localizado no verso). Durante a ligação, será fornecido o número de protocolo, anote-o e siga as instruções dadas pela gravação até que sua reclamação seja formalizada ou você consiga falar direto com um atendente.

Banco Central: Se, por ventura, o telefone do banco esteja indisponível e você não consiga realizar a sua reclamação, você deverá ligar diretamente para o Banco Central no número 08009792345.

Publicidade

Na delegacia: Caso você tenha tentado e não tenha tido sucesso em nenhuma das alternativas anteriores, você deverá ir a delegacia mais próxima e registrar um boletim de ocorrência. Assim que possível, entre em contato ou vá até sua agência para formalizar a reclamação e ser ressarcido do valor descontado.

Publicidade

Em quanto tempo o dinheiro ficará disponível na conta?

Quando ocorre esse tipo de erro, o caixa eletrônico não entrega as cédulas, o banco tem até cinco dias úteis para disponibilizar o saldo na conta. Caso esse prazo não seja respeitado, você deverá procurar o Procon de sua cidade, levar todos os comprovantes (extrato, número de protocolo, BO, etc), para resolver a situação.