Publicidade
Ao contratar um empréstimo ou financiamento, normalmente, ou bancos e financeiras acabam fazendo empurrando o seguro prestamista, um seguro de crédito que visa proteger a sua capacidade de pagamento, para quitação do contrato. Mas, afinal, o que é seguro prestamista? Esse seguro é obrigatório? Vale a pena contratar o seguro prestamistas? Continue lendo.
O que é o seguro prestamista?
Sabe aquele valor a mais pago na prestação do seu empréstimo ou financiamento, que o banco ou financeira empurrou para que você pagasse?!?! Sim, esse é o seguro prestamista, uma prestação paga junto com a do produto contratado (empréstimo ou financiamento) a título de seguro de vida, deficiência , acidente saúde, desemprego, etc. Normalmente com parcelas de valores pequenos, mas que acabam deixando a sua parcela mensal um pouco maior.
Quais os tipos de seguro prestamista existem?
O seguro prestamista é oferecido em quarto modalidades, de acordo ao tipo de crédito.
Publicidade
Seguro de vida / crédito: caso ocorra morte do contratante durante o período de cobertura, o seguro cobre todos ou alguns empréstimos e dívidas do mesmo, com valor de prêmio especificado em contrato.
Seguro Desemprego/Seguro de Renda: Caso o contratante perca o emprego durante a vigência do contrato, o seguro irá pagar um determinado número de parcelas do empréstimo descrito em contrato.
Observação: Geralmente essa cobertura só cobre demissões sem justa causa.
Seguro Deficiência/Acidente/Saúde: neste caso, o contratante não precisa morrer, esse seguro irá pagar um número limitado de parcelas de um empréstimo específico, caso o mesmo fique doente ou ferido e não puder trabalhar durante o período de cobertura.
Publicidade
Seguro de Propriedade: Ao contrário dos três primeiros produtos de seguros de crédito, seguro de propriedade não está diretamente relacionado a um evento que afeta sua capacidade de pagar a sua dívida, nesse seguro a propriedade pessoal utilizada para garantir o empréstimo, caso seja afetada por roubo, acidente ou catástrofes naturais durante o período de cobertura estará protegida.
Quanto custa o seguro prestamista?
Isso irá depender do valor do prêmio, do tipo de produto contratado e até mesmo das regras da instituição que está cedendo o crédito. Normalmente, os seguros prestamistas custam mensalmente, no máximo, 10% do valor da parcela do empréstimo.
Sou obrigado a contratar o seguro prestamista?
No caso de financiamentos e empréstimos comuns, você não é obrigado a contratar o seguro prestamista. Esclareça todas as taxas e tarifas cobradas na transação, para saber se o seguro está inserido ou não na parcela.
Nos casos de empréstimos de longo prazo, tais como empréstimos imobiliários e para a compra de veículos, pode haver a obrigatoriedade do seguro prestamista, sendo que tudo deve estar registrado em contrato, especificando sua obrigatoriedade ou não.
Vale a pena contratar o seguro prestamista?
Muitas gente não se preocupa com a morte mas, em caso de falecimento sua dívida não deixará de ser paga, podendo gerar problemas e frustrações para seu familiares. A contratação de um seguro prestamista trás diversos benefícios, protegendo sua família de dívidas futuras, caso você faleça, onde ela irá receber parte do valor do prêmio após a quitação do empréstimo contratado. Além disso, caso você perca o emprego ou tornar-se incapaz de trabalhar devido a algum tipo de deficiência, o seguro prestamista te protegerá da incapacidade de pagar o empréstimo, fazendo pagamentos para o credor em seu nome.
Por isso, se você é um (uma) chefe de família, possui bens e sua renda tem maior representatividade em casa, vale muito a pena contratar um seguro prestamista. pois, dessa forma, não deixará seus familiares desamparados caso venha a falecer. Porém, antes de contratar, tenha em mente que o seguro é uma garantia para a instituição financeira receber pelo dinheiro emprestado, caso o cliente não pague a dívida. Já para o consumidor, além de pagar por essa garantia, tem de arcar com os juros e a multa pelo atraso quando fica inadimplente.
Qualquer pessoa pode contratar o seguro prestamista?
Não. As instituições financeiras e suas seguradoras não autorizam contratação do seguro prestamista por pessoas que tenham a partir de 70 anos de idade, pois alegando ser uma transação de alto risco.
Como faço para saber se tenho seguro prestamista contratado?
Incluir enganosamente o seguro prestamista em um empréstimo, sem o devido conhecimento e ou permissão do cliente é ilegal, passível de processo. Por isso, ao contratar o financiamento ou empréstimo você deve ser informado sobre o seguro e optar pela contratação ou não. Essa informação é bem clara , quando a contratação é feita através de algum canal de auto-atendimento, por exemplo, internet ou terminais de auto-atendimento, onde o sistema lhe pergunta se deseja contratar o seguro e informa o valor. Entretanto, se você foi enganado, ou não se lembra, poderá encontrar essa informação na cópia do contrato que a instituição financeira é obrigada a lhe fornecer.