Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

Ter o cartão colado é uma dor de cabeça, muitas vezes, você só descobre quando quer efetuar alguma compra e o limite já está esgotado, e acaba passando vergonha, ou quando recebe a fatura em casa e se depara com parcelas e compras absurdas que você nunca fez. Mas, o que fazer diante dessa situação? Como agir quando se é vítima de clonagem de cartão de crédito? Preparamos esse artigo para te ajudar a resolver esse problema, explicando passo a passo e o que fazer para se proteger desse golpe.

Como saber se meu cartão foi clonado?

Infelizmente, só se descobre se seu cartão foi clonado quando é feita alguma compra ou saque com ele. Muitas vezes, só é possível ter acesso as compras realizadas com o cartão através da fatura impressa, enviada mensalmente pela administradora, ao endereço informado pelo cliente. Mas, hoje em dia, muitos cartões já disponibilizam aplicativos para smartphones gratuitos, pelos quais você consegue acompanhar diariamente, quase que em tempo real, todas as movimentações efetuadas com o seu cartão. Muitos desses aplicativos dispõem, de alertas, avisando ao cliente de toda compra feita com o cartão de crédito. Por isso, vale muito a pena baixar o aplicativo do seu cartão para tentar se proteger ao máximo, agindo o mais rápido possível, evitando problemas maiores.

Publicidade

Outra situação que pode indicar uma possível clonagem do seu cartão é quando você não consegue usar as senhas para fazer compras, mesmo que os números estejam corretos. Nesse caso, é provável que tenha havido de fato algum problema de clonagem ou até mesmo de uso do cartão, onde a própria administradora julgou como incomum e acabou por bloqueando seu cartão como medida de segurança .

Tive o cartão clonado, o que devo fazer?

Apesar de tudo, você precisará manter a calma para resolver esse problema. De ante mão, é importante ter em mente que a clonagem é uma falha no serviço realizado pela administradora do seu cartão de crédito e, por isso, ela é responsável por todos os danos causados a você.

Publicidade

Independente se você paga ou não a taxa de proteção por furto ou roubo, ou qualquer taxa semelhante, ou de como você descobriu que o seu cartão foi clonado, você deve comunicar imediatamente a operadora do seu cartão de crédito, listando todas as compras que você não reconhece e anotar o protocolo de sua reclamação.

Publicidade

Observação: Não pagar taxas de proteção do cartão de crédito, não isenta a administradora/banco (que tem responsabilidade solidária nesses casos)da responsabilidade de “proteger” o uso do seu cartão.

Passo a passo de como solucionar o problema do cartão clonado

Primeiro passo – Entre em contato com a administradora do seu cartão de crédito. Normalmente, no verso do cartão estão impressos os números de telefone para contato.

Dica: É interessante que você esteja com o seu cartão em mãos para fornecer os dados solicitados. Caso você não esteja com o cartão, pergunte ao atendente se existe a possibilidade de resolver o seu problema através do fornecimento do número do seu CPF.

Publicidade

Segundo passo – Durante a ligação, se você estiver com a fatura em mãos, liste todas as compras não reconhecidas, informando data, número de parcelas e valor. Esse passo é importante para que você possa solicitar o estorno ou reembolso, caso tenha efetuado o pagamento da fatura. Se você não estiver com a fatura, solicite ao atendente que detalhe toda sua fatura, para que você possa dizer quais compras não reconhece como suas.

Terceiro passo – Solicite o cancelamento imediato do cartão de crédito clonado.

Quarto passo – Solicite e anote em local seguro, para que você não perca, o número do protocolo de atendimento. Esse número é sua segurança e prova que você fez a reclamação e solicitações de estorno, reembolso e cancelamento.

Quinto passo – Em paralelo ao comunicado a administradora do cartão de crédito, você deverá registrar uma ocorrência de fraude em qualquer delegacia. Ao registrar o boletim de ocorrência é importante dar o máximo de detalhes, inclusive o número do protocolo de atendimento fornecido pela operadora do cartão de crédito.

Informação importante: Outro cuidado interessante é realizar um alerta dessa ocorrência no sistema do Serasa, preenchendo um formulário específico que a empresa disponibiliza em seu site. Com isso você evita que seu nome seja incluído no sistema de proteção ao crédito.

Abrir reclamação e a administradora do cartão não resolveu – O que fazer?

Em caso de falha ou demora na solução do seu problema em relação a clonagem do seu cartão, você poderá registrar uma reclamação junto ao Banco Central. Para efetuar essa reclamação será necessário informar o número do protocolo de atendimento junto a operadora do cartão.

Você também pode registrar denúncia nos órgãos de proteção ao consumidor tais como: Consumidor.gov, Procon ou Juizado Especial Cível. Responsabilizando tanto a instituição financeira quanto a administradora do cartão pois, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante indenização ao consumidor lesado por uma transação feita com cartão de crédito clonado. Nesses casos você não precisará comprovar que não efetuou a compra, ficando a cargo da instituição financeira ou a administradora do cartão de crédito investigar (inversão do ônus da prova, descrita no CDC).

Cuidados para não ter o cartão clonado

Para evitar que seu cartão seu clonado tenha atenção e cuide do seu cartão, não deixando-o a toa. Não o empreste para ninguém. Além disso, mantenha seus dados confidenciais, para tanto, não forneça seus dados por telefone, sites ou e-mail, desconfiando sempre de ligações suspeitas e e-mail duvidosos. Outra dica é evitar realizar compras em sites que não são muito conhecidos.

É importante criar o hábito de checar a fatura algumas vezes antes do fechamento, como dito anteriormente, muitos cartões já disponibilizam aplicativos que facilitam esse acesso. Caso identifique alguma anormalidade, é mais fácil resolvê-la antes da fatura fechar e evita mais complicações.

Em caso de perda ou roubo, comunique imediatamente à operadora do cartão sobre o ocorrido e solicite o cancelamento. Anote o protocolo e registre uma queixa na delegacia.