Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

Até pouco tempo, as pessoas faziam a gestão financeira através de anotações em um caderno ou inserindo manualmente seus gastos e entradas numa planilha do Excel. Hoje, já é possível contar com a tecnologia e toda a praticidade que ela nos apresenta.

Os aplicativos de celular já fazem parte de nossas vidas e facilitam o nosso dia a dia, tornando as tarefas cada vez mais práticas e rápidas, seja o envio de mensagens ou participar reuniões. Não importa a área da sua, existe um aplicativo para te ajudar a gerir melhor e obter melhores resultados. Com as finanças, não seria diferente.

Neste artigo listamos os 10 aplicativos 100% gratuitos ou com versões gratuitas, para tornar a sua vida cada vez mais fácil quando o assunto é dinheiro. Conheça, compare e baixe em seu smartphone o seu aplicativo preferido. Comece a gerir suas finanças de maneira mais confortável e prática e conquiste uma vida financeira equilibrada.

Publicidade

10 Aplicativos gratuitos para controle e gestão financeira pessoal

A tecnologia é sensacional e nos oferece diversos serviços úteis, como os aplicativos de gestão financeira. Aqui, listamos 10 deles, 100% gratuitos e os que também apresentam suas versões premium, mas que disponibilizam amplas ferramentas nas versões gratuitas, disponíveis para os sistemas iOS e Android.

Conheça, compare e escolha o que vai começar a usar para organizar seu orçamento e fechar o mês com saldo positivo.

Publicidade

1 – Organizze

Esse aplicativo não necessita de acesso a internet para que você possa entrar e adicionar suas despesas. Ele possui uma interface bem intuitiva, com informações claras e organizadas. Além de estar disponível para smartphone, possui uma versão básica para web. Ou seja, dá pra acessar no navegador do seu computador.

Publicidade

No Organizze você tem a possibilidade de adicionar todas as suas contas, receitas, despesas, cartões, assim como as poupanças, conta-corrente, contas de investimento e outros. Concentrando tudo em um só lugar, com a possibilidade de exportar seus dados bancários, facilitando sua vida, já que assim, você não precisará começar do zero.

No aplicativo, você pode gerenciar mais de uma conta e mais de um cartão de crédito. Nele, você tem a possibilidade de definir o quanto pode gastar em cada uma das categorias, uma excelente função para te ajudar na hora de economizar. Inclusive, o aplicativo facilita seu uso, pois já disponibiliza uma lista com gastos essências, como conta de água, luz, aluguel, condomínio e etc, tornando o trabalho mais simples. Você só vai precisar adicionar os valores, sem precisar criar novas categorias, mas isso também é possível.

Você ainda pode salvar seus dados na nuvem para acesso remoto em outros dispositivos.

Publicidade

Caso você deseje, poderá também acessar os resumos e relatórios com gráficos disponíveis.

Observação: O aplicativo oferece uma versão premium. Mas, a versão gratuita é bem completa e irá te ajudar bastante no controle das finanças

2 – GuiaBolso

Ao contrário do Organizze, o GuiaBolso é um aplicativo 100% gratuito, com a possibilidade de conectar todas as suas contas para que você consiga acompanhar e movimentar, tudo em um só lugar. Isso te ajuda a ter uma visão mais unificada dos seus gastos e recebimentos, sem precisar ficar entrando e saindo de vários aplicativos.

O Guiabolso também possibilita que você realize transferências entre contas e instituições financeiras de forma instantânea, a qualquer momento do dia ou da noite, seja durante a semana e até mesmo nos finais de semana. E o destinatário dessa transferência não precisa ter, necessariamente o aplicativo Guiabolso.

Outras funções disponíveis neste aplicativo é o pagamento de boletos com o cartão de débito, seja escaneando o código de barras ou digitando os números manualmente.

No Guiabolso você também pode agendar pagamentos, o que vai te ajudar a não perder os prazos e vencimentos de seus boletos e compromissos, te ajudando assim a manter as contas em dia e evitando o pagamento de juros desnecessários.

E para auxiliar ainda mais a entender para onde seu dinheiro está indo, o aplicativo possibilita que você organize sua finanças por categoria, de forma automática, além de disponibilizar a contratação de empréstimos, possibilidade de realizar investimentos, solicitar cartões, abrir contas correntes e contratar seguros. Tudo 100% online.

O aplicativo oferece consulta de CPF e fornece seu “Score Guiabolso” e é com base nisso que ele monta o seu perfil de crédito e entende o seu momento financeiro, para oferecer tais créditos que se mantenham dentro das suas possibilidades, para as contas não fugirem do controle.

3 – Wallet

Assim como o Organizze, ele tem uma versão bem completinha gratuita, mas oferece alguns diferenciais para quem optar por sua versão paga. É um excelente aplicativo de finanças, que está disponível tanto para sistema iOS, Android e também para acesso via Web.

O Wallet possui praticamente as mesmas funções do Organizze e do Guiabolso, mas com um diferencial de poder compartilhar as informações da conta com outras pessoas em sua versão premium, o que é fantástico para casais, familiares e amigos que compartilham recursos financeiros.

Assim como nos demais aplicativos, você também consegue colocar seus cartões débito. crédito e pré-pagos no mesmo lugar, mas no Wallet você também tem a opção de colocar seus cartões de loja, cartões de embarque, ingressos de cinema, cartões de fidelidade, carteiras de estudante, cupons e muitos outros. 

As suas transações bancárias são automaticamente sincronizadas usando a inteligência artificial, e são divididas em categorias e inseridas nos relatórios e orçamento, disponíveis para seu acesso e melhor visualização, fundamental para que você possa entender exatamente quais estão sendo os pontos críticos no seu orçamento, onde você está gastando mais. 

O Wallet também conta com várias moedas, o que pode te ajudar caso você tenha recebimentos ou pagamentos em moedas diferentes do Real.

4 – Spendee

No Spendee você pode cadastrar suas contas bancárias ou inserir seus gastos manualmente, um a um, caso prefira inserir as informações sem que o aplicativo se comunique diretamente com os dados do banco.

Nele também, assim como no Guiabolso e Organizze, você tem a opção de cadastrar todas as suas contas em um são lugar. Seus dados são automaticamente categorizados e exibidos em infográfico e gráficos disponíveis para sua análise.

O Spendee também tem uma função que te auxilia no cumprimento de suas metas financeiras com orçamento, e possui o recurso de finanças compartilhadas, para gerenciar o dinheiro com outras pessoas que desejar.

Assim como Wallet, também suporta outras moedas. Além disso, tem opções especiais como a classificação de transações em filtros, como recorrentes o que pode te ajudar a entender sua maior fonte de gastos e assim, contribuir para que você consiga economizar a curto, médio e longo prazo.

5 – Mobills. 

Um dos aplicativos mais baixados e bem avaliados, o Mobilis é um gerenciador financeiro que possui versões gratuita e paga.

É um aplicativo leve, bem fácil de se cadastrar e usar, com interface bem intuitiva. Nele, dá para cadastrar diversas contas e controlar todas, através do aplicativo.

A versão gratuita tem praticamente os mesmo recursos que a versão premium, com certa limitação. Por exemplo, a sincronização das contas, que na versão gratuita só pode ser realizada uma vez ao dia, e na versão paga, pode ser feita quantas vezes você deseja.

Uma função bem interessante é a possibilidade de criação de metas mensais, com o diferencial de criação de metas por categoria, de acordo com o que você pretende economizar ou planeja fazer novas despesas.

Outra função que ajuda e muito a manter o orçamento equilibrado, evitando gastar dinheiro com o evitável é os lembretes sobre contas que estão para vencer. Eles são enviados por e-mail e por notificações no próprio aplicativo. Dessa forma, você não perde a data dos seus compromissos e nunca mais pagará juros por esquecimento e atrasos.

No Mobilis, você tem acesso a informações de sua conta cadastrada, como saldo, o valor gasto em despesas, o cartão de crédito, valor disponível para e quais são os pagamentos que estão pendentes. Disponibilizando o fluxo das contas, qual a frequência de cada uma e como planejar cada uma delas da melhor forma.

Tudo isso disponível em gráficos e relatórios personalizados que podem ser exportados para Excel, incluídos no pacote Microsoft Office.

Lá, você também consegue adicionar metas de gastos por categoria e acompanhar a evolução das despesas durante o mês, com a possibilidade de sincronizar os dados online e off-line. 

Outros diferenciais são o gerenciamento de despesas por geolocalização, o que ajuda a você entender onde está gastando mais, e a sincronização dos dados na nuvem, os quais podem ser acessados por todas as plataformas disponíveis – Android, iOS e Web.

E um dos novos recursos de segurança mais interessantes é que o aplicativo agora permite que você coloque uma senha digital, ou use o leitor de impressão digital, para bloquear o acesso ao aplicativo. Sem a necessidade de deslogar do aplicativo para proteger o acesso as suas contas.

6 – Orçamento Fácil

O orçamento fácil é um aplicativo com interface bem intuitiva, de fácil acesso, bem básico e super rápido.

Assim como os demais, é possível adicionar receitas e despesas por categoria. A única coisa chata desse aplicativo são as propagandas a cada ação de adicionar despesa ou receita e outras funções.

É perfeito para o controle do usuário, pois o aplicativo disponibiliza gráficos e pode ser sincronizado com a sua conta bancária, registrando suas movimentações financeiras em tempo real.

Possui uma sessão especial dedicada a cartões de crédito em mais de 90 moedas diferentes e disponibiliza, através do calendário interno do aplicativo, o planejamento de investimentos. Dessa forma, você poderá cadastrar gastos para os meses seguintes e saberá exatamente o que espera para o futuro.

7 – Minhas Economias

Um dos aplicativos mais baixados no país, Minhas Economias é 100% gratuito, super simples de usar e que conta com um bom suporte em português, disponível dentro do próprio aplicativo. 

Outra grande vantagem desse aplicativo é a possibilidade de inserir lançamentos sem a necessidade de estar conectado a internet.

Com o Minhas Economias você conseguirá organizar suas despesas por categoria, poderá sincronizar com suas contas bancárias, cartão de crédito, terá acesso a relatórios, poderá realizar o gerenciamento de sonhos (objetivos pessoais), conseguirá fazer seu planejamento financeiro, dentre outras funções essenciais para conseguir planejar e prever o seu futuro financeiro.

E para te ajudar a andar na linha e não perder prazos de vencimentos e compromissos, o aplicativo possibilita que você cadastre lembretes para não se esquecer os pagamentos e também poderá agendar uma transação mensal.

Um bom diferencial é que o aplicativo conta com um canal no Youtube, no qual disponibiliza diversos vídeos tutoriais, bem simples e objetivos, explicando como utilizar as funções e ferramentas do aplicativo.

8 – Money Lover

O Money Lover é um aplicativo bem legal e super versátil, que possibilita a criação de orçamentos, com registro de entradas e saídas, lembrete de vencimento de contas e, além disso, compartilhamento da carteira com membros da família, o que te a ajuda acompanhar as receitas e despesas do mês e a ter total controle financeiro.

Está disponível para smartphone com sistema Android e iOS, assim como pode ser acessado pela Web. É gratuito, e disponibiliza relatórios com uma visão detalhada da sua vida financeira, que tem como objetivo te auxiliar no rastreio dos seus custos.

Com uma interface bem moderna, ainda conta com a exibição de informações em inglês. 

Possui diversas funcionalidades e uma que merece destaque é o modo de viagem. Com essa função você pode otimizar o aplicativo para gastos com passeios e afins, utilizando a integração com a nuvem de uma forma bem útil. 

Além disso, você poderá cadastrar seus objetivos financeiros, mantendo-os de forma muito mais organizada e ajudando no planejamento de suas metas. Essa função também conta com alerta, que é disparado em forma de aviso, assim que você conseguir atingir o objetivo. 

Outras características do Money Lover é a possibilidade de criação de diversas carteiras, criar widget na tela inicial do seu smartphone e poder escolher a moeda que desejar em cada conta.

9 – Monefy

O Monefy é um aplicativo mundial, que possui uma interface clara, com informações bem objetivas. Com ele você poderá ter o controle do seu orçamento diário, separando suas despesas por categorias, organizando seus gastos em planilhas, com gráficos interativos e relatórios bem fáceis de serem compreendidos.

Apesar de toda sua facilidade de uso, e das principais funcionalidades estarem já em português, algumas delas estão em inglês, o que pode dificultar para alguns. Inclusive por conta do suporte que não é disponibilizado em português.

Uma função legal é a possibilidade de escolher a periodicidade em que o aplicativo irá realizar a emissão dos relatórios de controle financeiro. Para isso, além de escolher o período, basta você adicionar apenas os valores das despesas, sem a necessidade de preencher todas as informações das suas contas.

10 – CoinKeeper

Um grande diferencial do CoinKeeper é a gamificação utilizada para estimular o uso do aplicativo. O que torna o planejamento financeiro um pouco mais divertido. Ele uma interface bem intuitiva e colorida, como o aplicativo Orçamento Fácil. Pois ele aposta em alguns artifícios de engajamento para que você continue a utilizar o aplicativo e fique de olho nas suas finanças, controlando seus gastos.

O CoinKeeper disponibiliza a categorização de gastos, planejamento de orçamento, calendário de pagamentos com alerta, acompanhamento dos gastos diários, relatório, entre outras funções. Apesar de algumas soluções destas funções estarem disponíveis apenas na versão Premium, os usuários do aplicativo, gostam do aplicativo, dizem que ele é acessível, e torna a gestão das finanças pessoais mais “divertida”.

Além disso, você também terá a possibilidade de receber lembretes sobre contas que estão para vencer e evitar perder prazos e pagar juros.

No aplicativo você também poderá inserir seus essenciais e não essenciais, podendo adiciona-lo em mais de um aplicativo, para compartilhar com seu par ou familiares, para que sejam automaticamente calculados. 

Fonte: Mídia Seletiva