Score de Crédito – Guia Definitivo com Dicas Exclusivas

O Score é uma pontuação atribuída a cada consumidor, através de um sistema automatizado, que o encaixa em um perfil e o qualifica como bom ou mal pagador, o que pode acabar atrapalhando a realização do sonho de muita gente. 


Uma vantagem de consultar seu score é saber como você é visto pelos bancos, financeiras, dentre outras empresas que utilizam o score para avaliar seu cliente e, até mesmo, descobrir o motivo pelo qual não teve aquele empréstimo aprovado, por exemplo.

Nesse artigo, te ensinamos todo o passo a passo de como consultar o seu score de crédito, esclarecendo as principais dúvidas, além de dar dicas valiosas de como aumentar sua pontuação e ainda indicamos alguns cartões de crédito que mais concedem limite para os clientes com uma pontuação de score baixa.

 

Consultar seu Score Grátis (Guia com Passo a Passo)


Para que serve o Score

O score de crédito é um sistema que calcula a probabilidade que um cliente tem de pagar ou não uma dívida futura. Essa ferramenta é utilizada em mais de 100 países e determina o perfil que cada consumidor se insere.

O Score é consultado por bancos, lojistas e empresas, para saber qual as chances de um cliente deixar de pagar alguma compra nos próximos 12 meses. É baseado em um cálculo estatístico que tem por finalidade ajudar os consumidores e empresas realizarem negócios de crédito, com maior agilidade e segurança, reduzindo os custos envolvidos nas operações creditícias.

Quem pode consultar o Score?

Qualquer pessoa que possua CPF e seja maior de 18 anos.

Classificação do Score

Sabendo que a pontuação do score pode ser de 0 a 1000, em cada faixa de pontuação é classificada os riscos de não quitar uma dívida. Mas, isso não termina ou restringe a concessão de crédito, é apenas mais um dado a ser levado em conta , dentro do conjunto de um todo que é analisado.

Pontuação menor que 374 -> a probabilidade é que 93 pessoas, num grupo de 100, apresentem débitos no mercado nos próximos 6 meses

Pontuação entre 375 e 525 -> de cada 100 pessoas nesta classe de score é provável que de 28 a 43 pessoas apresentem débitos no mercado nos próximos 6 meses

Pontuação entre 526 e 618 -> é provável que de 15 a 23 pessoas, num grupo de 100, apresentem débitos no mercado nos próximos 6 meses

Pontuação entre 619 e 717 -> é provável que de 6 a 12 pessoas, num grupo de 100, apresentem débitos no mercado nos próximos 6 meses

Pontuação acima de 718 -> De cada 100 pessoas nesta classe de score é provável que de 2 a 5 pessoas apresentem débitos no mercado nos próximos 6 meses

Como é calculado o Score de crédito?

A concessão de crédito é apresentada pelo score. O score é uma pontuação que vai de 0 a 1000 e é baseado no comportamento de compra do consumidor.

Para essa análise estatística, o score de crédito, baseia-se em informações objetivas de origem pública e/ou existentes na base de dados nos “bancos de score” (Serasa Experian, Boa vista, SPC, Banco Central, Cadin e demais sistemas).

Embora eles não deixem explicito algumas coisas, a classificação de risco de crédito é calculada a partir de informações negativas constantes nesses bancos de dados, consistentes em execuções judiciais, protestos, cheque sem fundos, ações de busca e apreensão, participação em empresas falidas ou em recuperação judicial, informações de inadimplência, informações legalmente fornecidas pelo próprio consumidor (Cadastro Positivo), além de levar em conta o nível de inadimplência e o volume de atividade econômica de determinada região.

⚠️Região de moradia.
⚠️Volume de compras.
⚠️Quantidade de protestos / negativação.
⚠️Cartões de crédito.
⚠️Renda presumida.
⚠️Financiamentos.
⚠️Compras no crediário.

 

# 1 – Consultar Score no Serasa – Passo a Passo

Antes de mais nada, para ter acesso aos serviços do Serasa Consumidor, é necessário realizar seu cadastro no site. Para saber como, acesse o site pelo link -> Como fazer meu cadastro no Serasa Consumidor . Nesse link, você terá o passo a passo completo e algumas informações relevantes.

Após realizar seu cadastro no Serasa Consumidor, ou caso você já tenha cadastro no Serasa consumidor, para consultar o Score, é muito rápido e simples.

Passo 1 – Acesse o site do Serasa Consumidor

Passo 2 – Clique em “Consulta Grátis”

Passo 3 – Em seguida, insira seu e-mail ou CPF e senha e clique em “Entrar”.

Passo 4 – Pronto! Seu Score irá aparecer automaticamente.

 

# 2 – Consultar Score no Boa Vista SCPC – Passo a Passo

A consulta do score também está disponível no site do Boa Vista SCPC. É uma consulta mais completa, além de consultar sua pontuação do score, também consultará seu CPF e caso tenha alguma pendência, você terá acesso a todas informações sobre seu débito e as possibilidades para te ajudar a regularizá-la. 

Passo 1 – Acesse o site do Boa Vista SCPC e clique em “Consulte já”.

Passo 2 – Caso não tenha cadastro no site, forneça os dados selecionados e clique em “Enviar”. Você pode ver todo o passo a passo em: Consulte seu CPF Grátis. Se já possui cadastro, acesse com seu login e senha.

Passo 3 – Clique em “Consulte já”.

Passo 4 – A pontuação do seu Score irá aparecer. Caso queira entender melhor sobre seu Score, clique em “Entenda o Score”.

 

  • Além do seu Score, a pesquisa mostra a média do score das pessoas que residem no mesmo CEP e que possuem a mesma faixa etária.
  • A consulta do seu score pode ser feita através de smartphone, computador, notebook, ipad, etc. Basta ter um navegador instalado e acesso a internet.

 

Porque o meu score é baixo?

O seu Score do CPF pode ser baixo por diversos motivos, dentre os mais relevante são:
– Em algum momento você teve seu nome negativado;
– Atrasou suas contas;
– Mudou de endereço e não atualizou os dados;
– Tem participação em empresa falida ou em recuperação judicial;
– Teve ou tem bens que estão sob ação de busca e apreensão;
– Até se seu conjugue que mora contigo, se estiver com o nome sujo poderá influenciar sua pontuação.

Dicas para Aumentar seu Score de Crédito

O score apresenta uma escala que vai de 0 até 1000. Quanto maior o valor do score, melhor e maiores são as chances de você conseguir liberação de crédito.

Como o score é calculado com base em informações púbicas e nos registros disponíveis nos “bancos de Score” no momento que a consulta é feita, os resultados podem mudar, pois além do consumidor poder atualizar os seus dados ou ser negativado, o sistema esta sempre realizando um novo cálculo de acordo com seu algoritmo baseado nas centenas de informações disponíveis.

Algumas das medidas que você pode tomar para melhorar o score do CPF são:

  • Mantenha os dados cadastrais sempre atualizados, “nos bancos de score”. Os maiores são: Serasa Experian, SPC BRASIL, CADIN, Boa Vista e Banco Central;
  • Quitar as dívidas pontualmente, não deixar para pagar após o vencimento;
  • Caso tenha dívidas não pagas ou vencidas, negociar e regularizar a situação, de preferência fazendo acordo pagando os juros, pois se acaso o acordo for baixo, você entrará em um status de quitação com perda, e dificilmente irá obter um novo crédito nessa instituição;
  • Ter alguma(ou mais de uma) conta de consumo próprio (água, luz, telefone, gás, dentre outros) e pagar em dia;
  • Fazer seu cadastro positivo no sistema dos “bancos de score”;
  • Solicitar, junto a uma agência da Serasa, a chamada “limpeza de consultas“;
  • Usar o cartão de crédito quando puder (caso tenha) e pagar as faturas em dia;
  • Movimentar sua conta bancária, e manter seu cadastro no banco atualizado também!;
  • Fazer um crediário em lojas como Magazine, Casas Bahia, Ricardo Eletro, etc (essas lojas normalmente aceitam abrir crediário para quem tem score baixo), pagar essas faturas irá melhorar sua pontuação;
  • Informar sempre seu CPF em compras, seja em mercados, postos, lojas, etc. Isso vai ajudar a pontuar o seu CPF e movimentar seu histórico de compras;

Essas medidas vão ajudar a aumentar bastante o seu score do CPF e crédito em até 3 meses.

Qual a importância do Score?

De acordo ao resultado do score, a empresa estabelece o risco da transação e pode ou não celebrar um contrato com o consumidor.

Cada linha de crédito exige uma determinada pontuação mínima no score que pode ser determinante ou restritiva para concessão do crédito.

É importante salientar que ter um bom score de crédito não significa garantia de obtenção de crédito, essa decisão é de cada empresa que tem suas próprias maneiras e critérios de fazer negócio.

FIQUE DE OLHO! O Score é uma ferramenta automatizada e não sofre interferência humana. Ninguém, mesmo os que se intitulam funcionários do Serasa, poderá alterar o seu score de crédito. Principalmente os que prometem essa melhora em algumas horas ou dias. 

 

#7 Cartões de Crédito (Especial para Score Baixo)

É comum ter a solicitação de crédito negada quando se possui uma baixa pontuação no Score. Entretanto, de acordo a nossa pesquisa, existem algumas opções de cartões que ainda concedem crédito para clientes com baixa pontuação no Score. 

Por que meu pedido de cartão de crédito foi negado?

Todas a instituições financeiras, antes de conceder crédito, financiamentos, emitir cartões de crédito, entre outros, fazem uma análise de crédito. Cada instituição tem seus critérios próprios e levam em conta diversas informações. Mas, todas consultam o score de crédito dos seus clientes. Na maioria das instituições financeiras, ter uma boa pontuação no score é imprescindível. em muitos casos, ter uma pontuação considerada alta é fundamental para emissão de um cartão de crédito, por exemplo. Já em outras, isso pode não ter um peso muito grande.

Ter uma solicitação de cartão negada pode não significar que se nome esteja necessariamente negativado, você pode estar com a renda comprometida, ter muitas consultas registradas em seu CPF e consequentemente, uma baixa pontuação no score. É muito difícil saber o motivo exato na negativa a sua solicitação, entretanto, existem maneiras de melhorar a sua pontuação do Score e até mesmo apagar as consultas feitas ao seu CPF. Além disso, estar com as contas em dia é muito importante, e você também já tem a possibilidade de consultar score do seu CPF gratuitamente para poder ver se existem pendências financeiras ou não, e , caso haja, poder negociá-las para regularizar sua situação.

Opções de cartões de crédito para quem tem Score com baixa pontuação

Nem tudo está perdido, como dito anteriormente, cada instituição financeira tem seus próprios critérios e o peso do Score na avaliação de crédito, também varia. Por isso, ainda podemos encontrar bancos que emitem cartões para pessoas com baixa pontuação. Separamos sete exemplos.

Cartão de crédito do Banco Inter

O cartão de crédito do Banco Inter é exclusivo para servidores públicos federais, estaduais, municipais e aposentados e pensionistas do INSS, pois é um cartão consignado. É emitido com bandeira Mastercard e oferece muitas vantagens, como: anuidade zero, sem consulta ao SPC e Serasa.

Como fazer o cartão de crédito Banco inter

Para solicitar o cartão de crédito do Banco Inter não precisa possuir conta no banco e o pedido pode ser feto através da internet, no site do Banco Inter. Basta preencher e enviar um formulário de solicitação do cartão, com todos os seus dados e aguardar. Em até 20 dias, após a solicitação ser aprovada, você receberá seu cartão no endereço fornecido.

Observação: Para esse tipo de cartão podem ser solicitado documentos adicionais.

Cartão de crédito Saraiva

O cartão de crédito Saraiva é emitido com a bandeira Visa, de aceitação internacional, que conta com muitas vantagens, dentre elas: anuidade gratuita e a não exigência de comprovação de renda. De acordo a muitos clientes, esse cartão é um dos mais fáceis de se conseguir.

Como fazer o cartão de crédito Saraiva

O cartão de crédito Saraiva pode ser solicitado pela internet, de forma rápida, simples e segura, através do preenchimento e envio da proposta de adesão. Esse cartão de crédito, pode ser solicitado por qualquer pessoa com idade mínima de 18 anos, que possua um CPF válido. É interessante que, na hora que você for preencher e enviar sua proposta, esteja com seu RG, CPF e comprovante de residência em mãos, para o correto preenchimento da proposta.

Em até 10 dias, após envio da proposta, você receberá a resposta sobre a análise de crédito. Sendo aprovado, em até 20 dias, você receberá seu cartão em casa.

Observação: O banco emissor do cartão e responsável pela análise de crédito é o Banco do Brasil.

Cartão de crédito BMG Card

O cartão de crédito BMG Card é uma excelente opção para quem é servidor público, aposentado e pensionista. Esse cartão é emitido com a bandeira Mastercard e com limite de crédito até 25 vezes o valor de margem consignável do benefício do segurado. Além disso, pode ser liberado, inclusive, para quem tem o nome negativado, pois ele se baseia na estabilidade salarial do cliente e não no seu Score de crédito.

Como fazer um cartão de crédito BMG

Para fazer um cartão de crédito BMG, você poderá enviar sua proposta de adesão pela internet, ou ir até um correspondente BMG mais próximo, para preencher a proposta, assinar o termo de adesão e aguarda resposta sobre sua solicitação. Após aprovação, você receberá seu cartão no endereço fornecido, em até 20 dias.

Ao solicitar o BMG Card é necessário apresentar um documento de identificação oficial, com foto; seu CPF; comprovante de sua situação ( servidor público, pensionista ou aposentado) e comprovante de residência.

Cartão de crédito Meu Pag!

Apesar de não ser uma informação oficial do Meu Pag, vale a pena tentar. Pois, muitos clientes alegam ter conseguido o cartão Meu Pag, com baixa pontuação no score e até mesmo com o nome negativado.

O Meu Pag é um cartão de crédito, concedido para correntista da conta digital Pag! Para abrir a conta digital Pag, são exigidos apenas um documento oficial com foto e o CPF, que só serão solicitados na segunda etapa, onde você precisará tirar e enviar uma foto sua e dos documentos. Não existe a necessidade de comprovar renda e a anuidade é gratuita.

Como solicitar o Meu Pag!

Ao abrir uma conta digital Pag, você recebe muitos benefícios, dentre ele, a emissão de um cartão de crédito Mastercard inteiramente grátis. A abertura da conta é feita pela seu smartphone, composta de duas etapas. Na primeira etapa, você irá baixar o aplicativo pag!, preencher as informações solicitas e aguardar o Pag entrar em contato para que você dê continuidade ao cadastro. Na segunda etapa, você deverá enviar fotos dos seus documentos (RG e CPF) e uma selfie. Em seguida, é só aguardar. Com a aprovação do seu crédito, você receberá seu cartão de crédito pag!, em até 20 dias, no endereço fornecido.

Cartão de crédito Next

Assim como o Meu pag, a emissão do cartão de crédito Next está atrelada a uma conta 100% digital. Se você tem facilidade em lidar com plataformas digitais, ter uma conta 100% digital pode ser uma excelente idéia. Além de ter todos os benefícios de uma digital, terá o benefício de um cartão de crédito e débito, emitido com a bandeira Visa que oferece diversas outras vantagens.

Como fazer um cartão Next

Para fazer o cartão de crédito Next você precisará baixar o aplicativo em seu smartphone e seguir o passo a passo para solicitar um convite Next. Em seguida, o Next entrará em contato e serão solicitados documentos adicionais para conclusão e abertura da sua conta digital. Com a abertura da conta digital, você receberá um cartão múltiplo (débito e crédito), após 20 dias da aprovação de crédito.

Cartão de crédito Trigg

Mais uma fintech que não exige comprovação de renda para solicitação de cartões , a Trigg, emite cartões de crédito com a bandeira Visa e disponibiliza um cartão virtual para compras online, até que o físico chegue ao seu endereço. Além disso, o Trigg oferece muitas outras vantagens e benefícios.

Com fazer um cartão de crédito Trigg

O cadastro para solicitação do Trigg é 100% online, através do aplicativo Trigg. Basta baixar e seguir o passo a passo para fazer o seu cartão Trigg. Esteja com seu Rg e CPF em mãos. O aplicativo solicitará, além do preenchimento da proposta, o envio de uma selfie e fotos dos seus documentos. Por isso, esteja preparado. é importante que as fotos estejam com uma boa qualidade para que as informações contidas em seus documentos fiquem claras.

Cartão de Crédito Neon

Esse, testado e comprovado por nós, assim como o Next e ao Meu Pag também está atrelado a abertura de uma conta corrente digital. Tudo feito através do aplicativo, sem a necessidade de enviar nenhum tipo de comprovação de renda. Nós conseguimos aprovação do cartão de crédito com R$800,00 de limite. um bom começo. Além do cartão físico, emito com a bandeira Visa, você também terá o cartão virtual para usar em suas compras online.

Como Fazer Cartão de Crédito Neon

Para solicitar o cartão de crédito será necessário baixar o aplicativo do Banco Neon e seguir todo o passo a passo para abertura da conta Neon, preencher s dados solicitados, enviar as fotos e documentos solicitados e pronto! Basta acessar o seu aplicativo e clicar na aba “Crédito”. Ao abrir, clique em “PEDIR CARTÃO DE CRÉDITO”. Sua solicitação entrará em análise e, em até 30 dias.

 

Infográfico Aumentar Score de Crédito

Baixar Infográfico Aumentar Score de Crédito em PDF

 

Mais Artigos Relacionados:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *