Abrir Conta

Limite emergencial do cartão de crédito – vale a pena?

Alguma vez na vida você já tentou passar seu cartão de crédito, mesmo sabendo que já não tinha mais limite suficiente, e para sua surpresa, a compra foi aprovada?!?! Ai vc pensa: ”Nossa que legal, a operadora do cartão foi boazinha comigo”. Mas, na hora que sua fatura chega, toma aquele susto pois, uma tarifinha inesperada é cobrada: avaliação de limite emergencial. Afinal, o que é o limite emergencial? As operadoras de cartões podem cobrar por esse serviço? Vale a pena ter o limite emergencial ativo? Fizemos este artigo para esclarecer essas e outras dúvidas a cerca do assunto, continue lendo.


O que é o limite emergencial?

Basicamente, é um limite a mais cedido pela administradora do seu cartão de crédito, quando você já usou todo limite convencional. Esse limite é cedido após uma avaliação que possibilita aprovação ou não de transações quando o limite do cartão não for insuficiente.

Não pense que é um presente ou vantagem oferecida pelo seu cartão, essa avaliação emergencial de crédito é cobrada e fica a cargo do cliente escolher se quer ou não ter esse serviço ativo, disponível. Mesmo quando ativado, a avaliação emergencial de crédito pode ter compras que ao excederem o limite não serão aprovadas, a contratação do serviço não garante nada, tudo vai depender do seu perfil e do risco que a administradora está disposta a correr. Essa avaliação não é uma matemática simples, cada instituição tem suas regras e convenções.


Avaliação de crédito emergencial pode ser cobrada pelo cartão?

Sim, de acordo a resolução 3.919/2010 do Banco Central a avaliação emergencial de crédito é uma das cinco tarifas permitidas a serem cobradas pelas administradoras de cartões de crédito.

Ultrapassar do limite do seu cartão de crédito pode lhe custar muito caro. A avaliação emergencial de crédito é um serviço que verifica a possibilidade de aprovar compras que ultrapassem o limite de crédito disponível em seu cartão, e para isso precisa ser contratada.

De acordo ao artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que diz que os contratos devem ser claros e transparentes na aquisição de um bem ou na prestação de um serviço, no ato da solicitação do seu cartão de crédito, a administradora ou instituição financeira deve perguntar se você deseja ou não a contratação desse serviço, esclarecendo todas as tarifas que podem vir a serem cobradas. Além disso, o consumidor deve ser alertado pela administradora do cartão que já ultrapassou o limite e, ser consultado sobre a ampliação do crédito, antes de ceder, mesmo tendo contratado o serviço.

Fique de olho! A avaliação emergencial de crédito pode ter outros nomes, são eles: Tarifa por excesso limite; Tarifa de estouro de limite; Tarifa por ultrapassar o limite de crédito do cartão,; Avaliação de crédito emergencial; Avaliação de emergência de compra, dentre outros.

Observação importante: Ainda de acordo ao Banco Central a tarifa de avaliação emergencial de crédito deve ser cobrada por fatura, ou seja, caso você tenha mais de uma compra aprovada acima do limite, somente uma tarifa deverá ser cobrada.

Vale a pena contratar a avaliação de limite emergencial de crédito?

Um dos grandes problemas em contratar esse serviço, mantendo-o ativo, é acabar ultrapassando os gastos mensais e desequilibrar o orçamento. O aumento do limite de crédito é uma fonte atrativa para  gastar mais do que você está podendo e te levar para fazer parte do grupo dos superendividado. Por tanto, não vale a pena contratar ou ativar o serviço de avaliação emergencial de crédito, até porque essa avaliação não garante a aprovação da compra.

Se você sempre precisa de crédito a mais, e o limite do seu cartão de crédito é insuficiente, o ideal é solicitar um aumento do limite, direto na central de atendimento do seu cartão, dessa forma você estará tendo suas necessidades atendidas, sem pagar nenhuma tarifa a mais por isso.

Este artigo foi útil para você? Compartilhe com alguém...

Artigos relacionados

16 comentários

  1. Thayná cabral disse:

    Quero um tbm

  2. Dênis Leonardo Ferreira de Souza disse:

    Quero um cartão mas meu nome esta negativado

  3. Diogo Oliveira disse:

    Valor do limite do cartao

  4. Diogo Oliveira disse:

    Gostaria de saber o limite que vem no cartão

  5. Gilberto Figueiredo de Santana disse:

    quero um cartão

  6. juliana batista quintanilha disse:

    gostaria de adquerir um cartao como faco

  7. Daltro Batista Gonçalves disse:

    Fiz um cartão não veio o que houve

  8. Quero excluir meu nome do score e não consigo. Vou ao procon, para o advogado, me orientar e ver o que pode ser feito.

  9. Ana carla Araújo da Conceição disse:

    gostaria de adiquirir um cartao como fasso

  10. alessandra almeida falcao disse:

    bom dia eu nao tenho nem uma retriçao e nao consigo tem um cartao santander queria ter um cartao

  11. jamilly nunes disse:

    Quero limpar o histórico do meu cpf e aderir um cartão??

  12. bom dia gostaria de fazer um cartão como faço para solicitar

  13. Luzia geisa santinhos soares disse:

    Boa tarde como que faço para ter um cartão de crédito tenho o da loja ja

  14. Eciedna Teles Araujo Vellame disse:

    Gostaria de receber o cartão

  15. Maria Gileusa Vieira da Silva Garcia disse:

    Boa noite
    Quero um

  16. Maria do socorro Alves soares pereira disse:

    Quero um

Deixe seu comentário