Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

#1 – Mito: Consultar o score diminui a pontuação.
 Verdade: As consultas que você faz ao seu score não afetam em nada a sua pontuação. Sua pontuação só será afetada caso diversas empresas consultam o seu CPF/Score em um curto período de tempo.

#2 – Mito: Posso pagar para aumentar a pontuação do meu score.
Verdade: Principalmente na internet, você poderá encontrar diversos golpistas que ofereçam esse tipo de serviço. O score é uma ferramenta automatizada e não sofre interferência humana. Ninguém, mesmo os que se intitulam funcionários do Serasa, poderá alterar o seu score de crédito. Principalmente os que prometem essa melhora em algumas horas ou dias

#3 – Mito: Solicitar crédito diminui minha pontuação!
Verdade: Como dito anteriormente, sua pontuação será afetada caso várias consultas sejam feitas em um curto espaço de tempo. Quando você tiver alguma solicitação negada, o seu score irá diminuir um pouco, mas nada significativo.

Publicidade

#4 – Mito: Apenas quem tem score alto consegue um cartão de crédito.
Verdade: Apesar de uma boa pontuação facilitar a liberação de um cartão de crédito, isso não quer dizer que se você tem uma baixa pontuação não possa conseguir. Até porque existem cartões de crédito no mercado voltados para esse tipo de público.

#5 – Mito: Sua pontuação do score aumenta após pagar uma conta.
Verdade: Apesar da pontuação poder variar diariamente, suas ações que visam aumentar o score de crédito podem levar até 30 dias para terem resultado. Por isso, é interessante que você mantenha o seu cadastro positivo ativo e atualizado. Dessa forma, será possível que o SPC e o Serasa detectem as contas pagas em dia e utilizem esse dado para recalcular sua pontuação.

Publicidade

#6 – Mito: Posso solicitar presencialmente no SPC e no Serasa o aumento do meu score.
Verdade: A única coisa que você conseguirá indo presencialmente nos órgãos serão papéis de atualização de cadastro, o qual você pode efetuar através do próprio site. Ou seja, perderá tempo indo até lá e a atualização dos seus dados será mais demorada do que se o fizesse direto no site.

Publicidade

#7 – Mito: Colocar o CPF na nota contribui para o aumento do meu score.
Verdade: Existem outras vantagens em colocar o CPF na nota mas, infelizmente, não contribui em nada para o seu score de crédito. A inclusão do CPF na nota fiscal não faz parte das informações que são usadas para o cálculo do seu score.

#8- Mito: Não consigo nenhum tipo de financiamento com score baixo.
Verdade:É difícil, mas é possível. Claro que melhorar seu score pode ajudá-lo a obter crédito no mercado. No entanto, a decisão de conceder o crédito é sempre da empresa para quem você pediu.

#9- Mito: Quanto maior a renda, maior o meu score.
Verdade: O salário não afeta diretamente a pontuação no Score. O importante para o seu score são os seus hábitos financeiros, pagar as contas em dia e evitar o endividamento.

Publicidade

#10- Mito: O score utiliza somente dados negativos.
Verdade: O score utiliza tanto dados positivos quanto os negativos. Se você atrasar uma simples conta de luz, pode sofrer redução no score. Por outro lado, se você pagar todas as suas contas em dia, terá mais chances de aumentar o seu score.

#11- Mito: O score avalia todo o seu histórico financeiro.
Verdade: O score é construído à partir de informações de um ano. Tanto que o Serasa Consumidor disponibiliza na sua plataforma uma ferramenta que permite analisar o desempenho do seu score ao longo dos últimos doze meses. Portanto, pode acontecer de demorar até doze meses para aumentar o seu score de crédito, desde que você mude o seu comportamento de consumo.

#12- Mito: Só quem é rico que precisa prestar atenção à pontuação do score.
Verdade: Todos são avaliados em relação ao seu comportamento financeiro. Independente de classe social ou renda, sua pontuação cairá caso você cometa deslizes em seu gerenciamento financeiro.