Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

Dinheiro rápido, fácil e sem burocracia, sim, ele existe! Mas, não é nada barato. Se você possui um cartão de crédito é muito provável que ele tenha a opção de saque, e é dessa forma que você terá acesso ao dinheiro de forma rápida e sem burocracia. Mas, como e onde sacar dinheiro do cartão de crédito? Quanto você poderá sacar? Quanto de juros pagará pelo saque? Essa e outras dúvidas surgem junto a necessidade de utilizar o serviço de saque com o cartão de crédito e para te ajudar a esclarecê-las, escrevemos esse artigo.

Quanto posso sacar com o meu cartão de crédito?

Na hora do aperto é muito bom ter a disposição uma linha de crédito rápida e sem burocracia, como o cartão de crédito. Mas, assim como qualquer outra linha de crédito, está sujeita ao um limite máximo. Esse limite é estabelecido por cada administradora de cartão, seguindo seus próprios critérios, de acordo a cada perfil de cliente.

O limite de saque com os cartões de crédito é determinado a partir do limite de crédito, sendo em sua maioria no máximo de 15% do valor do limite de crédito disponível. Ou seja, se você possui um cartão de crédito com limite de R$ 1.000,00, poderá sacar até R$ 150,00. Entretanto, existem operadoras que oferecem limites maiores, ou até menores, tudo vai depender da análise de crédito e critérios da instituição.

Publicidade

Todos os cartões de crédito oferecem o serviço de saque?

Não. Cada cartão possui uma bandeira e oferece vantagens diversificadas, podendo ou não disponibilizar o serviço de saque, pois não é obrigatório. Para saber se o seu cartão disponibiliza esse serviço, basta entrar em contato com a administradora através do número de telefone que está impresso no verso do cartão. 

Quando disponível, o serviço de saque pode ser feito tanto no Brasil quanto no exterior, cada um deles com sua cobrança de tarifa e taxa de juros específicos que varia conforme ao banco.

Publicidade

Quais os juros cobrados por saque no cartão de crédito?

Ao sacar dinheiro com o seu cartão de crédito, você estará fazendo um empréstimo, esse serviço de saque não é gratuito. Por ser sem burocracia, acaba tendo juros maiores que outras linhas de empréstimo, pois não existe nenhuma garantia de pagamento por parte do cliente. E assim como os juros cobrados pelo cartão de crédito nas demais transações, a taxa de juros do saque também é alta.

Publicidade

Antes de realizar o saque você precisa saber que esse saque, normalmente, é pago integralmente na fatura seguinte, acrescido da tarifa de saque, mais a taxa de juros cobrada pela operação. Essa taxa de juros pode variar de acordo a cada instituição financeira. Alguns bancos equiparam esses encargos aos do crédito rotativo, mas há casos em que os valores são ainda maiores, chegando a superar os 1.000% ao ano.

O Custo Efetivo Total (CET) no rotativo de alguns cartões do Banco Santander, por exemplo, era de 628,02% ao ano até dezembro do ano 2017. Já as taxas cobradas pela Caixa variavam de 280,78% a 784,87% ao ano. Nos saques na função crédito os encargos cobrados pelo Banco do Brasil eram os mesmos do rotativo, que vão de 154,63% a 627,28%. No Banco de Brasília (BRB), a incidência era de 62,89% a 464,20%. Os juros do Bradesco chegavam a 712,30%.

Como realizar o saque com cartão de crédito?

O saque com cartão de crédito é semelhante ao saque com cartão de débito em conta. Para realizar o saque com o seu cartão de crédito é muito simples. Basta se dirigir a um caixa eletrônico do banco emissor ou da rede Banco24Horas, inserir o cartão no local indicado, selecionar a opção “saque com cartão de crédito” e digitar o valor desejado até o limite disponível, fornecer a senha do cartão e pronto! o dinheiro ficará disponível.

Publicidade

Vale a pena sacar dinheiro do cartão de crédito?

Depende! Cada caso deve ser analisado separadamente, pois nem sempre o saque com cartão de crédito irá compensar devido as altas taxas de juros cobradas, além da tarifa de saque e a impossibilidade de parcelar esse “empréstimo”. Além disso, os valores disponíveis, são relativamente baixos, a depender do limite de crédito que você possua.

Se você está realmente precisando de dinheiro, antes de sacar dinheiro com seu cartão de crédito, procure por opções mais baratas, como o empréstimo consignado, por exemplo. Com ele você poderá conseguir taxas bem mais baratas, prazos e quantias maiores.

Caso não tenha jeito, e você realmente precise efetuar o saque, lembre-se que você estará gerando uma nova dívida que será cobrada na fatura seguinte do seu cartão e você precisará dispor de um dinheiro extra para quitar e evitar o endividamento. não esqueça, o valor que você sacar será acrescido da tarifa cobrada para o saque + juros. Para saber exatamente o valor de cada um deles, entre em contato com a administradora através do telefone impresso no verso do seu cartão de crédito.

Saque com cartão de crédito no exterior

Se o saque com cartão de crédito no Brasil já é caro, imagine quando essa transação e feita no exterior. Sacar dinheiro do cartão de crédito no exterior é ainda mais caro. Além dos juros, existe a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), e as tarifas são cobradas em dólares. E você ainda poderá ser cobrado por uma tarifa de utilização da rede credenciada responsável pelo terminal estrangeiro. Por isso, fuja dessa opção.

Como saber se possuo limite de saque em meu cartão de crédito?

Muito fácil. Para saber se seu cartão de crédito possui o serviço de saque basta entrar em contato com a operadora através do telefone impresso no verso do cartão. Aproveite a ligação e se informe qual o valor disponível para saque, quais tarifas e a taxa de juros cobradas. Você também pode solictar uma simulação para saber o quanto irá pagar pelo saque que pretende fazer.