Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

Ser correntista de um dos bancos norte americanos, ao contrário do que muita gente pensa, é muito simples e apresenta muitas vantagens, desde redução do IOF (imposto sobre operações financeiras) até melhores rendimentos de uma conta poupança, mas o foco mesmo está em quem viaja para o exterior com frequência e necessita de dinheiro em outra moeda, podendo controlar do Brasil as suas operações sem qualquer problema com o uso da Internet ou telefone.

Neste artigo você encontrará todas as informações de como abrir uma conta em banco norte-americano sem precisar sair do Brasil, todas as vantagens de uma conta bancária no EUA, como escolher o melhor banco para abrir sua conta e muito mais. Continue lendo.

Publicidade

Por que Abrir Conta Bancária nos Estados Unidos

Primeiro é importante que você saiba que é totalmente legal abrir e manter uma conta em banco nos Estados Unidos. Basta você declara-la no seu imposto de renda, quando tiver saldo igual ou superior a R$ 140,00 em 31 de dezembro do ano anterior ao da declaração (nesses casos será preciso fazer a conversão pela taxa de câmbio informada pelo Banco Central). Se o seu saldo for inferior a esse valor não será necessário declarar nada.

Muitos brasileiros abrem conta em banco norte-americano para se protegerem das variações cambiais da moeda, no Brasil. Com seu dinheiro em um banco norte-americano, ele sofrerá variações muito menores.

Publicidade

Além disso, você tem a possibilidade de pagar menos IOF quando estiver usando seu cartão no exterior e transferir dinheiro de forma mais segura, do que transporta-lo em espécie em viagens.

Publicidade

Outro motivo é a possibilidade de ter um cartão de crédito emitido nos Estados Unidos, possibilitando compras em lojas que não aceitam cartões emitidos no Brasil e poder realizar saques, pagamentos, depósitos em qualquer caixa eletrônico do país.

Ao abrir uma conta no exterior, seu leque de novas oportunidades e possibilidades de investimentos cresce e você poderá comparar com as alternativas existentes no Brasil e selecionar as mais interessantes.

Quais as Vantagens de Abrir uma Conta Bancária nos Estados Unidos?

Dentre as vantagens de se abrir uma conta bancária nos Estados Unidos, podemos destacar a redução dos gastos com as taxas de IOF, cobradas em cartões para compras no exterior; a proteção da sua remessa de dólares das variações cambiais do dólar; transportar valores de forma mais segura, sem a necessidade de andar com grandes quantias em espécie e a possibilidade de ter um cartão de crédito emitido nos Estados Unidos possibilitando compras em lojas que não aceitam cartões emitidos no Brasil e a realização de saques, depósitos e pagamentos em qualquer caixa eletrônico.

Publicidade

Como Escolher um Banco para Abrir Conta nos EUA

Antes de mais nada, você deverá escolher em qual instituição financeira abrirá sua conta. É importante escolher uma que possua agências em diversas localidades no país. De forma, caso você opte por viajar por diversas cidades dentro dos EUA, não terá problemas para encontrar uma unidade que lhe possibilite movimentar a sua conta.

Por serem instituições sólidas, as mais indicadas para abertura de uma conta são o Bank of America e o Wells Fargo. Essas duas instituições possuem agências na maioria das cidades do país, são flexíveis e fáceis de lidar.

Diferente do Brasil, não é necessário que se escolha uma agência específica para a sua conta, sem um gerente específico para cuidar da sua conta. Em qualquer agência que você for, poderá ter atender e resolver qualquer problema.

Outros bancos conhecidos pela segurança para abrir conta bancária nos Estados Unidos são o Chase Bank, Banco do Brasil das Americas e Fifth Third Bank.

Documentos para Abrir uma Conta nos EUA

Basicamente, você precisará apresentar o seu passaporte e um segundo documento de identificação. É possível apresentar a CNH ou RG. Os documentos devem estar válidos e em perfeito estado.

  • Não é obrigatório apresentar nenhum comprovante de renda ou residência. Caso deseje, apresente o comprovante de endereço no Brasil.

Precisarei fazer depósito inicial?

Sim! a abertura de sua conta exige depósito inicial de 50 dólares.

Passo a Passo de Como Abrir Conta em Banco Norte-Americano (EUA)

Ao escolher em qual banco deseja abrir sua conta, você deverá ir até uma de suas agências e solicitar abertura.

Não é possível abrir uma conta em banco norte americano pela internet mas, o processo de abertura de uma checking account (conta corrente) é muito rápido, leva em torno de 30 minutos.

Passo 1 – Vá até a agência do banco escolhido, portando os documentos necessários e o valor mínimo para depósito inicial.

Passo 2 – Na agência, o gerente responsável pela abertura da conta irá te orientar e solicitar as informações necessárias para preenchimento da proposta de abertura. Você assinará o termo e pronto!

Passo 3 – Após abertura da conta, o gerente irá te entregar um kit com manuais e informativos dos serviços oferecidos pelo banco, algumas folhas de cheque, folhas de depósito (para facilitar depósitos em sua conta) e um cartão de débito provisório, até que seu cartão definitivo cheque.

Passo 4 – Você deverá cadastrar duas senhas, uma ara usar o cartão na função débito e outra para acessar o internet banking.

Como Manter a Conta Isenta de Tarifas?

Os bancos norte americanos também cobram tarifa de pacote de serviço, cada um deles possui sua própria tabela. É interessante que você analise-as antes de abrir a conta. Mas, existem algumas regrinhas, que se seguidas podem te isentar de pagar por essa tarifa.

  • Bank of America: fazer depósitos mensais de $ 250,00 ou mais; ou manter na conta o saldo mínimo de $ 1.500,00.
  • Wells Fargo: fazer depósitos mensais de $ 500,00 ou mais; ou manter na conta o saldo mínimo de $ 1.500,00; ou fazer 10 ou mais compras e/ou pagamentos através do cartão de débito.

Ao abrir uma savings account (conta poupança) vinculada, deve-se manter o saldo mínimo de $ 300,00 para obter a isenção tarifária.

Ambos os bancos oferecem tarifas diferenciadas para estudantes matriculados em instituições de ensino americanas e para clientes com idade entre 17 e 23 anos.

Como Abrir Conta nos Estados Unidos pela Internet

Caso você esteja no Brasil mas queira uma conta nos Estados Unidos, uma das alternativas é procurar bancos comerciais instalados aqui com agência no exterior. Os maiores bancos já possuem unidades internacionais visando a enorme fatia do mercado de turistas brasileiros, como o Banco do Brasil, Santander que na verdade não é brasileiro, o HSBC que também não é daqui. Procure uma agência aqui e explique que necessita de uma conta para usar aqui e no exterior. Analise antes se o local o qual está viajando possui agência bancária do banco solicitado

É Possível Abrir uma Conta Bancária nos Estados Unidos a Distância? Pela Internet?

Sim! É totalmente possível abrir uma conta bancária nos Estados unidos, morando no Brasil. Ao contrário do que muita gente pensa, ter uma conta bancária no exterior é totalmente legal, basta que você informe a existência no seu imposto de renda.

A abertura de uma conta bancária no EUA, a distância, é feita através do Banco do Brasil das Américas, pela internet.

O Banco do Brasil das Américas pertence ao grupo do Banco do Brasil, mas, o BB Americas é um banco doméstico regido pelo sistema regulatório bancário dos Estados Unidos, que oferece os mesmos produtos (conta corrente, poupança, aplicações financeiras, investimentos imobiliários, entre outros) e serviços de um banco de varejo americano.

Quem Pode Abrir conta Bancária no Banco do Brasil das Américas

Para solicitar a abertura de uma conta nos Estados Unidos, através do Banco do Brasil das Américas, é preciso ser correntista do Banco do Brasil aqui no Brasil, Bolsistas CAPES/CNPq ou funcionário do banco. Ou seja, caso você ainda não tenha uma conta, no BB, o primeiro passo é abri-la (você pode abrir uma conta no BB pela internet). após abertura da sua conta no BB, será necessário aguardar 90 dias para solicitar a abertura da conta no BB Americas

Documentos para Abrir Conta no Banco do Brasil das Americas

No processo de abertura da sua conta, será necessário digitalizar alguns documentos para envio, assim como enviar cópias coloridas para o endereço indicado. É importante que você tenha o cuidado para que fiquem com uma boa resolução, sem rasuras ou sinais de violação. Os documentos necessários são:

  • Dois documentos de identidade válidos (Passaporte, visto, RG ou CNH);
  • Comprovante de residência em seu nome, com data de emissão recente( não é aceito conta de telefone celular);
  • Extrato bancário do BB S.A, caso seja funcionário do banco.

Após preencher todas as informações solicitadas no formulário de solicitação de abertura de conta e enviá-lo, você receberá uma ligação do banco que irá te orientar enviar as cópias dos seus documentos. Eles fornecerão todas as informações necessárias para o envio. não se preocupe, o atendimento do Banco do Brasil das Américas é oferecido em Português, Inglês e Espanhol.

Depósito Inicial para Abertura da Conta no BB Americas

Ao abrir uma conta no BB Americas, será solicitado o depósito de um valor mínimo inicial, são eles:

  • Para cliente BB S.A. – valor mínimo de 10 mil dólares
  • Para funcionários – valor mínimo inicial 3 mil dólares
  • Para bolsistas CASPES/CNPq – valor mínimo 3 mil dólares

Observação: os depósitos devem ser feitos a partir de uma conta de mesma titularidade. Para bolsistas CASPES/CNPq, existe também a opção de efetuar depósito através de cartão pré-pago BB Americas.

Passo a Passo de como Abrir Conta nos EUA através do Banco do Brasil das Américas

Passo 1 – Acesse o site do BB Americas e clique na opção: Possuo conta no Banco do Brasil S.A., no botão “Abra já” (caso seja correntista, se não, clique na opção mais adequada).

Passo 2 – Preencha as informações solicitadas e clique em “Continue”.

Passo 3 – Você deverá ler as informações apresentadas, referentes aos documentos necessários e os valores de depósitos iniciais mínimos. Em seguida, é só clicar em “Accept” para continuar o processo.

Passo 4 – Preencha seus dados sem utilizar acentos ou caracteres especiais. Ao final, clique em “Continue”.

Passo 5 – Preencha os dados referente a situação do imóvel em que reside, endereço para correspondência e dados profissionais, em seguida, clique em “Continue”.

Passo 6 – Selecione Sim, caso deseje adicionar um segundo titular à sua conta. A inclusão do segundo titular deve ser feita no momento da solicitação de abertura ou posteriormente só de forma presencial na agência nos Estados Unidos. Caso não queira, clique em “NÃO”.

Passo 7 – Inclua os beneficiários. Você deverá escolher o número de beneficiários que deseja adicionar e clicar em “Continue”. É interessante que você adicione beneficiários para evitar possíveis complicações com o inventário em caso de falecimento.

Passo 8 – Forneça as informações solicitadas sobre o seu beneficiário.

Passo 9 – Informe como irá realizar o seu depósito inicial e clique em “Continue”.

Passo 10 – Selecione os produtos desejados, preencha as informações solicitadas, se necessário, e clique em “Continue”.

Passo 11 – Leia e aceite o termo de adesão da conta e-gold. Clique em “Continue”.

Passo 12 – Leia e aceite todos os termos de aceitação. Clique em “Continue”.

Passo 13 – Leia os dados fornecidos, verifique se há algum erro, volte para editar (caso precise) e então clique em “Continue”.

Passo 14 – Leias as instruções gerais e clique em “Accept” para continuar e ter sua solicitação de abertura enviada.

Passo 15 – Pronto! Agora é só aguardar equipe do banco entrar em contato através do e-mail e o tempo de processamento para abertura da conta.

Observação: Caso não posso continuar o processo de abertura, e tenha que parar, poderá salvar, clicando em “Save incompleto application”. Esse botão fica do lado direito da tela, na parte superior.

Quanto Tempo Leva para Minha Conta ser Aberta?

O tempo de processamento para a abertura da sua conta irá depender do prazo de recebimento dos documentos e a devida validação pelo setor responsável, em torno de 30 dias.

Como Consultar o Status da Minha Solicitação de Abertura de Conta?

Envie um email para a Agência Digital: agenciadigital@bbamericas.com. A comunicação com a Agência Digital é feita apenas por este e-mail.

Como Entrar em Contato com o Banco do Brasil S.A. no Brasil?

Para entrar em contato com o Banco do Brasil S.A., você deverá ligar para: 4004-0001 (dentro do Brasil) ou +1 877 254-9251 (dentro dos EUA).

Como Funcionam os Bancos nos Estados Unidos?

As agência bancárias nos Estados Unidos, funcionam todos os dias, inclusive nos finais de semana, diferente do Brasil. Nos dias de semana, as agencias funcionam até as 18 horas, já nos finais de semana, fecham uma hora mais cedo, funcionando até as 17 horas. Além de horário estendido, você não precisará ir ate a agência que abriu cota para resolver nada, você pode ir a qualquer agência e irá conseguir se atendido.

Outro diferencial do funcionamento dos bancos nos Estados Unidos é a existência do Drive Thru bancário, que permite que você realize operações simples, como saques, visualizar extratos, sem precisar sair do carro.

Como Encerrar uma Conta nos Estados Unidos?

Se você quiser encerrar uma conta bancária encontrará as mesmas facilidades da abertura. É necessário apenas solicitar o encerramento em qualquer agência da instituição bancária e retirar todo o valor disponível da conta, no momento do encerramento.

Vale a Pena Manter uma Conta nos Estados Unidos?

Sim! Principalmente se você conseguir manter em sua conta, o saldo mínimo exigido pelo banco para isenção de tarifas e tem a intenção de voltar ao EUA ou fazer compras online.