Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

Fazer um depósito identificado é um procedimento bem simples e muito corriqueiro, porém, para quem não tem contato diário com os termos do mercado financeiro, isso pode gerar dúvidas e causar problemas na hora de realizar uma transação. Nesse artigo pretendemos esclarecer todas as dúvidas a respeito do o assunto e ensinar o passo a passo de como realizar um depósito identificado.

Apesar de cada banco possuir suas regras, conseguimos reunir as informações básicas em comum, apresentando as características gerais relacionadas ao depósito identificado nos principais bancos do país.

Publicidade

O que significa fazer um depósito identificado

As transações bancárias podem gerar muita confusão, e o que parece simples pode criar muitas duvidas. O Depósito identificado (DI) é o ato de transferir ou “depositar” dinheiro em uma conta com a identificação do depositante. Essa informação, de quem fez o depósito, aparecerá, imediatamente no extrato da conta de quem recebeu o depósito.

Por que fazer um depósito identificado

Fazer um depósito identificado facilita os pagamentos, tanto para quem recebe, quanto para quem paga, permitindo a identificação de quem efetuou e de quando foi feito o depósito. Isso facilita a baixa no sistema das empresas credoras, ou seja, caso você esteja efetuando pagamentos de um empréstimo, financiamento, acordo, dentre outros, a empresa terá acesso imediato a informação sobre a efetivação do seu depósito, acelerando o processo de quitação do débito.

Publicidade

Quem pode fazer um depósito identificado

O depósito identificado pode ser feito por qualquer pessoa física ou jurídica.

Publicidade

Código de identificação do depósito 

Em geral, os depósitos identificados utilizam o número do seu CPF como código de identificação. Mas, os depósitos podem ser identificado por caracteres numéricos e/ou alfanuméricos.

Depósito com identificação numérica

A identificação numérica ocorre quando você fornece um conjunto de números para serem utilizados como código de identificação do seu depósito. Podem ser utilizados como código de identificação o CPF, CNPJ, número de nota fiscal, número de registro na empresa favorecida, entre outros. Esse procedimento permite a identificação dos valores recebidos de forma on-line e a atualização dos registros contábeis da empresa por meio de arquivos eletrônicos enviados ao longo do dia.

Depósito com identificação alfanumérica

A identificação alfanumérica ocorre quando, além dos número são fornecidas letras, como nome do depositante. Os caracteres alfanuméricos permitem associar um número ao nome do depositante ou outra referência, facilitando a sua rápida identificação. 

Publicidade

Onde posso realizar um depósito identificado?

Ao contrário que muitos pensam, o depósito identificado não é realizado apenas no guichê de caixa, dentro agência. Ele também pode ser realizado através da internet* (pelo internet banking ou aplicativo), ou em um caixa eletrônico (terminal de auto-atendimento). O que facilita demais a vida de quem precisa realizar um depósito identificado e não pode ir até uma agência bancária.

*Para saber se esse serviço está disponível, entre em contato com o seu banco.

Passo a passo de como fazer um depósito identificado

Como dito anteriormente, o depósito identificado pode ser realizado nos guichês de caixa, nos termais de auto-atendimento e pela internet. Continue lendo, e confira o passo a passo, em cada um dos casos

Como fazer depósito identificado na agência – guichê de caixa:

Passo 1 – Dirija-se a agência do banco no qual deseja efetuar o depósito identificado.

Passo 2 – Vá até a fila de atendimento do caixa e aguarde sua vez.

Passo 3 – Solicite ao atendente a realização de um depósito identificado e forneça os dados para a transação: valor a ser depositado e número da conta e agência na qual deseja depositar.

Passo 4 – Informe a identificação numérica ou alfanumérica, de acordo ao solicitado pelo beneficiário do depósito.

Passo 5 – Pronto! Você receberá um comprovante e o beneficiário poderá checar na hora, no seu extrato, o depósito recebido.

Como fazer depósito identificado no terminal de auto-atendimento

Passo 1 – Dirija-se a um caixa eletrônico, do banco que deseja realizar o depósito, que possua a função “Depósito”.

Passo 2 – Apanhe um envelope destinado a depósito identificado.

Passo 3 – Preencha os dados solicitados no envelope, como nome, CPF, valor e etc.

Passo 4 – No caixa eletrônico, selecione a opção “Depósito”. Na maioria dos terminais, essa opção está em “Serviços sem cartão”.

Passo 5 – Selecione a opção “Depósito Identificado”.

Passo 6 – Forneça as informações solicitadas.

Passo 7 – Insira o envelope, já preenchido e lacrado, no local indicado.

Passo 8 – Espere a confirmação e impressão do comprovante. Pronto! O depósito identificado foi realizado com sucesso.

Como fazer depósito identificado na internet:

Passo 1 – Acesse o internet Banking do seu banco, com seu login e senha.

Passo 2 – Acesse o “Menu completo”

Passo 3 – Clique em “Transferências” . Em seguida “Depósito identificado”.

Passo 4 – Forneça ps dados solicitados e clique em “Ok”ou “Enviar”.

Passo 5 – Pronto! Seu depósito identificado foi realizado.

Posso fazer depósito identificado com cheque?

As vezes, sim. Os depósitos identificados podem ser feitos em dinheiro ou cheque, isso irá depender da empresa ou pessoa física. Apesar de ser um serviço disponível para pessoa física, é muito utilizado por empresas que precisam ter maior controle das transações que ocorrem em suas contas.

Vantagens do depósito identificado para uma empresa

O depósito identificado é bastante utilizado por empresas que fazem e recebem diversos pagamentos através de transferências bancárias e necessitam identificar cada uma delas, para ter controle das transações financeiras realizadas. Além do controle financeiro, os depósitos identificados possibilitam definir uma data-limite para depósito e valor a ser creditado, fornecendo informação instantânea no extrato da conta, com validação automática, pelo sistema, dos código identificadores passíveis a serem utilizados pelos depositante. Outra vantagem é a redução de custos operacionais da empresa e a pagamento 24 horas, por meio dos canais de autoatendimento (terminais de auto-atendimento e internet banking).

Vantagens do depósito identificado para pessoa física

É um meio de pagamento que traz comodidade e segurança, sem custos adicionais. Além disso, pode ser realizado a qualquer hora por meio da internet ou caixa eletrônico, e nos guichês de caixa nas agências, das 10h as 16h, nos dias úteis.

Quando fazer um depósito identificado?

Em geral, os depósitos identificados são solicitados por empresas credoras, para facilitar o pagamento de algum débito do seu cliente. O Depósito identificado garante que o nome do depositante seja informado, o que facilita a identificação do pagamento e baixa da dívida no sistema da empresa.

Pessoa física também pode receber um depósito identificado, isso não costuma ocorrer pois, a quantidade de transações financeiras de uma conta pessoa física é muito pequena e normalmente, não tem a necessidade e identificar o depositante.

Quanto custa um depósito identificado?

Para o depositante, pessoa física, o depósito identificado é gratuito. Apenas as empresas pagam pelo serviço, quando realizam um depósito identificado. A tarifa cobrada irá depende de cada banco, eles tem liberdade para cobrar tarifas avulsas ou pacotes de serviços, que podem ser personalizados pela empresa.