Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

A abertura de uma conta corrente ou conta poupança pode ser feita em qualquer banco de sua preferência, desde que o cliente atenda aos critérios da agência. Algumas instituições bancárias cobram um depósito inicial para abrir a a conta, outras pedem comprovantes de rendimento e não estar no SPC Serasa.

Não é uma prática proibida pelo Bacen determinar critérios para abrir uma conta corrente, assim como a mudança de agência pode ser feita a qualquer momento.

O ato de trocar de agência bancária é um dos trâmites comuns no banco e pode ser feito sem qualquer cobrança de taxas. Um dos motivos mais comuns é a mudança de endereço.

Publicidade

Muitos dos problemas ou solicitações bancárias podem ser feitas apenas em sua agência como solicitação de empréstimo e buscar o cartão de saque quando os Correios não entregam em sua casa e ter uma agência distante não é viável. O processo é feito de forma bem simples.

Publicidade

 

Publicidade

Passo a Passo de Como Trocar de Agência e Manter a Conta

Você não precisa voltar a sua agência de origem para mudar de agência. Deve se dirigir a nova com todos os documentos de abertura de conta para criar um novo arquivo pessoal: identidade, CPF, comprovante de residência  atualizado e comprovante de renda atualizado se tiver. Na sua nova agência você deve explicar ao gerente o motivo da mudança, mas isso não é impedimento para negação do banco de fazer a modificação.

A mudança de agência pode ser feita no mesmo dia de sua visita a agência. O novo gerente vai informar a sua agência antiga a sua solicitação de mudança e você migra para a nova agência, mas deverá mudar seu cartão de débito.

O número da conta corrente continua o mesmo, mas o da agência deve ser modificado para novos números e informados na mesma hora. O novo cartão de débito deve chegar em até 15 dias úteis na sua casa ou na agência.

Publicidade

Pode haver uma resistência do gerente em fazer a mudança porque ele perde um cliente de carteira, mas não é permitido pelo Banco Central do Brasil qualquer negação de mudar a conta de agência. Caso o gerente se negue a fazer a transação, basta denunciar na Ouvidoria do próprio banco ou no site do Bacen.

Dá para Mudar de Banco Sem Mudar o Número da Conta Corrente?

Infelizmente não. Cada banco possui seu padrão bancário de numeração e por isso uma mudança de um banco para o outro muda tudo, desde os números aos cartões. O cliente pode mudar de banco a qualquer momento mas não acontece uma migração, e sim uma mudança total.

Deve-se fechar a conta no primeiro retirando todo o valor da conta (até mesmo os centavos), solicitar o encerramento e assinar o contrato de fechamento da conta e partir para o segundo banco para abrir de novo. Outra forma de fazer sem necessitar sacar todo o valor é abrir uma nova conta, enviar um DOC ou TED para o novo banco e depois encerrar a conta indo a sua agência de origem.