Buscando seu cartão...

Publicidade
Publicidade

A possibilidade de abrir uma conta digital estando preso pode depender das políticas e regulamentações do banco digital em questão. No Brasil, não há leis específicas que proíbam os presos de abrir uma conta bancária. No entanto, existem regulamentações e políticas de instituições financeiras que podem impedir a abertura de contas por indivíduos que estão presos.

Por exemplo, de acordo com a Resolução nº 2.025/93 do Banco Central do Brasil, as instituições financeiras devem verificar a identidade do cliente e a sua capacidade legal para contratar e movimentar contas. Isso pode incluir a verificação do status legal do indivíduo, incluindo se ele está cumprindo pena de prisão.

Em geral, é possível que uma pessoa presa abra uma conta digital, desde que ela atenda aos requisitos do banco digital em termos de identificação e documentação. No entanto, pode haver limitações na forma como essa conta pode ser usada, como restrições na realização de transações financeiras ou no acesso à Internet, como o preso vai cuidar da sua conta digital se ele não tem acesso à internet. (Essa parte chega a ser irônica kkkk)

Publicidade

Além disso, pode haver restrições legais em relação à posse de contas bancárias por pessoas presas, dependendo da gravidade do crime cometido e da sentença imposta. Portanto, é importante verificar as políticas do banco digital em questão antes de tentar abrir uma conta digital enquanto estiver preso.

Cabe lembrar que a abertura de uma conta digital pode não ser a principal preocupação de uma pessoa que está cumprindo uma pena em uma instituição prisional. É importante lembrar que existem outras formas de acessar serviços financeiros e obter suporte, como por exemplo por meio de serviços bancários oferecidos pela própria instituição prisional. Serviços bancários especiais para presidiários, que são oferecidos por algumas instituições financeiras em parceria com as unidades prisionais.

Publicidade

Há algumas opções disponíveis para aqueles que estão presos e desejam abrir uma conta-corrente. Por exemplo, algumas instituições financeiras permitem a abertura de conta online ou por meio de representantes legais, como advogados ou tutores.

Publicidade

Se você está preso e de alguma forma tem acesso à internet, você pode tentar abrir uma conta digital, mas você vai depender de tirar foto do seu documento, uma selfie e às vezes até precisar apresentar seu comprovante de residência. Como vai acontecer isso?